segunda-feira, 11 de junho de 2012

Trovão Azul


Trovão Azul era um helicóptero sofisticado que foi desenvolvido pelo Exército com a mais alta tecnologia. Na série, de mesmo nome, ele era usado na vigilância urbana e perseguição a criminosos.

Na verdade, o Trovão Azul era um "Big Brother" alado, com a capacidade de bisbilhotar, eletronicamente, de uma altura de 2 milhas; modo silencioso para silenciar as hélices do rotor e voar silenciosamente pelos céus; visão noturna infra-vermelha; fuselagem à prova de balas; térmico de calor / aparelhos de radar para ver através das paredes; canhões; e mísseis que perseguem o calor.


Supervisionado por um grupo do Departamento de Justiça, a equipe era formada pelo piloto Frank Chaney (James Farentino); o gênio da eletrônica, Clinton "Crânio" Wonderlove e os membros do apoio terrestre Lyman "Bubba" Kelsey e Richard "Ski" Butowski, que monitoravam os progressos do Trovão Azul através de um furgão.

A série é baseada, levemente, no filme "Trovão Azul" (1983), e os personagens principais do filme foram totalmente modificados, recebendo nomes diferentes.


No filme, Roy Scheider interpreta Frank Murphy, um piloto de helicóptero da Polícia que destrói uma versão experimental do "Trovão Azul" (pousando-o no caminho de um trem de carga), temendo que as avançadas capacidades de espionagem do helicóptero, pudessem ser aproveitadas por políticos corruptos em esquemas totalitaristas. 

Curiosidades:

  1. Na série, "Frank Murphy" virou "Frank Chaney" e Richard Lymangood - que morre no filme - recebeu o nome de Clinton Wonderlove, interpretado por Dana Carvey (Garth em "Quanto Mais Idiota Melhor").
  2. Bubba Smith é mais lembrado por interpretar o personagem Jamanta em Loucademia de Polícia. O ator foi encontrado morto em sua casa em Los Angeles por seu caseiro em 3 de agosto de 2011. Ele morreu de intoxicação aguda de drogas e doenças cardíacas. Fentermina, droga para perda de peso foi encontrada em seu sistema. Seu coração pesava mais do que o dobro da média de um coração humano. Ele tinha 66 anos
  3. Trovão Azul estreou no mesmo mês e ano que Águia de Fogo, e, infelizmente, não conseguiu superar o carisma deste outro super helicóptero.
  4. A equipe Trovão Azul foi apelidada, pelos críticos americanos, de "THE B-TEAM" (Esquadrão B), por causa de suas semelhanças à famosa série "Esquadrão Classe A".
  5. James Farentino faleceu em 2012, aos 74 anos, de insuficiência cardíaca.


Fontes:
Blue Thunder
TV ACRES: Aircraft - Helicopters - Blue Thunder
TV Tome - Blue Thunder

Elenco:
James Farentino - Ten. Frank Chaney
Sandy McPeak - Cap. Edward Braddock
Dana Carvey - Clinton "Crânio" Wonderlove
Dick Butkus - Richard ''Ski'' Butowski
Bubba Smith - Lyman ''Bubba'' Kelsey
Ann Cooper - J.J. Douglas

Ficha Técnica
Título Original: Blue Thunder
Criação: Don Jakoby & Dan O'Bannon
Produção: 06/01/1984~16/04/1984
Episódios: 11

1 comentários:

Anderson ANDF disse...

Passou na Globo e na extinta TV2 Guaíba (Porto Alegre).

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger