terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Janjão, Coração de Leão


      Janjão, Coração de Leão (Linus the Lionhearted) foi a única série animada produzida por um estúdio pouco conhecido chamado "Ed Graham Productions", em conjunto com a indústria de alimentos norte-americana "General Foods", no ano de 1964.


Janjão e os outros personagens do show apareceram pela primeira vez nas caixas dos cereais matinais da "Post Cereals" e só depois ganharam sua própria série animada

      Janjão (Linus) era o rei da selva, sempre muito amável e prestativo na defesa de seus súditos e vivia se metendo em enrascadas para salvar algum deles que se metia em alguma encrenca; a selva onde Janjão reinava era bastante eclética, uma vez que era habitada por animais pertencentes a várias faunas de diferentes regiões de planeta, inclusive um canguru metido a artista que usava um chapéu de cowboy e um galo silvestre mal-humorado que vivia se lamentando por não conseguir fazer amigos.


cena da abertura do desenho

      Além dos episódios do Janjão, o show também contava com quatro segmentos: "Sugar Bear" (um urso super forte e tocador de banjo que vivia lutando contra bruxos e feiticeiras em um bosque encantado), "Rory Raccoon" (as aventuras de um simpático guaxinim que vivia na floresta), "Lovable Truly" (um bondoso carteiro que, durante o expediente, também se dedicava a realizar boas ações, como salvar cãezinhos de rua de serem apanhados pelo homem da carrocinha e outras coisas do tipo) e "So-Hi", que trazia as aventuras de um garotinho chinês na época da China medieval; todos esses personagens apareceram pela primeira vez em desenhos nas caixas de cereais matinais da "Post Cereals", depois começaram a aparecer em comerciais animados que iam ao ar durante as famosas "Saturday Mornings" e em 1964, finalmente ganharam seu próprio show para a TV.

       No Brasil, o desenho só foi exibido pela extinta TV Tupi ainda na década de 60 e com a dublagem em português feita pela CineCastro; depois caiu no mais completo esquecimento e é totalmente desconhecido entre quase todos os colecionadores brasileiros.

10 comentários:

Raimundo Júnior disse...

Manifesta a saudade da época! Embora todos tendo de crescer, jamais apagará essa parte que nos acompanha enquanto viver. Numa época em que a criançada era feliz E SABIA QUE ERA FELIZ. Lembro, do desenho nas tardes saudáveis, entre 1969/1970, a programação iniciando-se às 15:00h. e caso não ligasse o televidor, pelo menos cinco minutos antes, iria perder a abertura e um pouco mais do começo, haja vista a espera de todas as "válvulas" se aquecerem e então, finalmente, o cinescópio exibir as imagens. Filme de criança não "exibia" imagens incoerentes para a mentalidade infantil. Em nada agrediam, visualmente, psicologicamente, se comparadas a anomalia, gritante violentos e aterrorizantes, passadas por filme de criança de hoje e há vários anos. Quanta recordação!
Agradecimento a Sra. Maria Luiza por compartilhar postagem.
Saudações,
Raimundo Júnior.

Raimundo Júnior disse...

Em tempo:
Aonde está grafado... 'ligasse o televidor'
O correto é ... "ligasse o televi's'or".
Grato pela compreensão.

Unknown disse...

parabé ns pela lembrança . falei brincando com minha mulher e vim procurar na rede se existia algum comentário sobre a turma do Janjão. fiquei feliz em encontrar. bons tempos....


Ana Cláudia Marques disse...

Eu me lembro perfeitamente. Curtição dos meus oito anos! Na turma do Janjão (Coração de Leão) havia também o Billy, um pássaro trapalhão e o Tordo Imitador, que irritava todo mundo por repetir o que diziam; o Urso Açúcar (como era chamado aqui) quando não tocava seu banjo - tinha uma voz bem inspirada na dos crooners dos anos 30-40 - defendia a Vovó Boa Bruxa das armações de um mago malvado e também ajudava uma ursinha apaixonada por ele e um lobo seu amigo (Benji); O cãozinho amigo do carteiro bondoso se chamava Lawrence e era perseguido pelo apanhador de cachorros que se intitulava "ator de cinema mudo"; vez por outra este apanhava de uma velhinha que também defendia o cachorrinho; já o guaxinim vivia às voltas com um corvo malandro que vivia assaltando seu milharal. E o chinesinho So-Hi contava histórias e fábulas de uma forma simples e bem-humorada, sempre terminando com uma moral igualmente cômica.
Muito obrigada pela boa lembrança!

arte&textura disse...

Caro Unknown... são as mesmas recordações que tenho, incluindo a espera da tv "entrar no ar", como o Raimundo disse. Ficava às vezes mais de uma hora esperando o padrão do indiozinho mudar para a programação. Tenho procurado muito essa série e pouca coisa tenho achado. Muito em inglês, nada em português, pois gostava muito do som das dublagens da Cinecastro, que era meio metálico. Lembro-me de reconhecer um dos dubladores no programa " A praça é nossa" que era um convidado do Carlos Alberto e lá fazia um playboy milionário, se não me falha a memória, pois isso foi nos anos 90. O ator tinha o timbre meio rouco e dublava os personagens do Janjão que eram pouco inteligentes e dublava o "Pouca Uca" do filme o Fantasma de Bikini com Anete Funicelo e Frank Avalon. A Cinecastro dublava o Roger Ramjet. Esse achei, mas infelizmente, redublado, o que acho um crime. Sei que às vezes é necessário que isso ocorra por conta de perda de áudio ou coisa que o valha. Mas, é uma perda irreparável. Nossos dubladores eram feras no que faziam e as vozes que criavam eram até melhores que o som original. Boa Lembrança, boa postagem, na mosca. Parabéns! Achei que era só eu que lembrava deles. Um grande abraço.

Unknown disse...

fez parte de minha infancia. gostaria de assistir para relembrar

Ana Cláudia Marques disse...

Boa tarde (sou o 'unknown' de 11/07/2014)
É realmente uma pena que muitos desenhos dessa época tenham sido redublados, a dublagem antiga era realmente um molho a mais em nossas curtições de infância.
Continue com o blog genial! Um grande abraço também. :D

Emilio Pacheco disse...

"Moral da história, honoráveis amiguinhos!"

Unknown disse...

Tenho uma vaga lembrança, de nossa saudosa Márcia Cardeal, do programa Zás Trás, fazendo a chamada de Janjão Coração de Leão, como uma das próximas estréias naquele ano, porém, não me lembro de assisti-lo na Globo. Foi também citado Roger Ramjet, e eu acrescento Super 6, que eram realmente muito engraçados. Muita saudade deste tempo!

arte&textura disse...

É verdade... Janjão passava na mesma época de Roger Ramjet e Super 6... Mas, aqui na minha cidade, não passava o programa Zás Trás, que imagino ser de São Paulo. Sou do Paraná e aqui em Londrina, no canal 3 - TV Coroados, que era da Tupy (depois virou Globo), passava o programa da Tia Lucy e Picolino brincando com as crianças. Mas, não creio que passassem nesses programas, pois por aqui a coisa era bem genérica...tipo ficava uma logo escrita "Sessão Desenho", fixa, por vários minutos com a música tema do "Cassino Royale" de 1967, depois começavam os desenhos. Para se ter uma ideia do que estou falando, todas as propagandas eram feitas na base do "Eslaide". Hahahaha, que eram fotografias de um cartaz feito em cartolina, com direito a colagem de fotos...e que às vezes falhavam...Meu, tempos difíceis...para a tv...hahahahahaha
Abração a todos os saudosistas, parabéns pelo blog.

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger