segunda-feira, 3 de março de 2014

O Elo Perdido


       Produzida em 1974, foi a quinta série em live-action do estúdio Sid & Marty Krofft, tendo sido também a de maior sucesso, que misturou atores de carne-e-osso (alguns deles fantasiados e outros vestidos normalmente) com animação em stop-motion. A estória era muito parecida com a do desenho "O Vale dos Dinossauros", e começava quando um guarda florestal chamado Rick Marshall (interpretado pelo ator Spencer Milligan) e seus dois filhos (um rapaz de 17 anos chamado Will, interpretado pelo ator Wesley Eure, e uma garota de 13 anos chamada Holly, interpretada pela atriz Kathleen Coleman) estavam explorando uma região desconhecida do Rio Amazonas a bordo de uma pequena balsa, quando passaram através de um portal misterioso que os transportou para uma outra dimensão, habitada por dinossauros e outros seres dados pelo nosso mundo como extintos, além de estranhas raças de seres inteligentes, desconhecidas pela civilização humana.


da esquerda para a direita vemos Holly Marshall, Rick Marshall, o "altrusiano" Enik e Will Marshall

       No primeiro episódio, o trio encontrou e fez amizade com um estranho e pequeno ser, meio humano, meio símio, batizado por eles de Cha-Ka (interpretado pelo anãozinho Philip Paley), que passou a acompanhá-los em todas as suas aventuras. Cha-Ka era um Pakuni, uma inofensiva raça de seres meio humanos, meio símios. Inicialmente, os piores inimigos de Rick, Will e Holly eram os estranhos e agressivos Sleestaks, uma grotesca e hostil raça de seres meio humanos, meio lagartos, que a princípio os perseguiram por acreditarem que os seres humanos representavam uma ameaça ao seu mundo pacífico, mas acabaram se tornando seus aliados no final da série, quando seu líder, o ancião Enik os ajudou a encontrar um meio de retornarem ao seu mundo, ensinando-lhes a manipular cristais energéticos que eram capazes de abrir passagens dimensionais. Enik, que a princípio se imaginava descendente dos Sleestaks, se surpreendia no decorrer da série, ao constatar que na verdade era um ancestral da raça, e que os Sleestaks "evoluíram" de sua raça, os Altrusianos. Por fim, o ancião concluía que a razão pela qual fora levado ao Elo Perdido seria, quem sabe, passar ensinamentos para a nova geração e torná-los mais sofisticados.


acima, vemos o pequeno e inofensivo Cha-Ka, pertencente à uma estranha raça de seres meio humanos, meio símios, os Pakunis...


...aqui, vemos uma dupla de ameaçadores Sleestaks...


...e aqui, Rick Marshall escapa de um ataque das grotescas criaturas

       Além das criaturas pré-históricas, também apareciam na série vários seres da Mitologia Grega, como o Minotauro e a Medusa. Na terceira temporada, foi introduzido na série um novo personagem, Jack Marshall (irmão de Rick e tio de Will e Holly, interpretado pelo ator Ron Harper), que tinha saído a procura de seus parentes desaparecidos e acabou indo parar no mesmo mundo misterioso. O ator Spencer Milligan (Rick Marshall) estava insatisfeito com o pagamento e por isso pediu para sair da série no final da segunda temporada, e sua ausência foi justificada com sua volta para casa no primeiro episódio da terceira temporada, quando ele conseguiu atravessar um portal dimensional dentro de uma pirâmide, deixando Will e Holly para trás, mas foi sua passagem que fez com que seu irmão Jack Marshall conseguisse reencontrar seus sobrinhos. Entretanto, Rick Marshall retornou no final do penúltimo episódio da série, e no último episódio, com a ajuda do sábio Enik, deu-se a entender que Rick (que havia descoberto uma saída daquele mundo misterioso enquanto estivera ausente), Jack, Will e Holly voltariam para casa definitivamente.



nas duas fotos acima, vemos Holly na companhia de um inofensivo dinossauro bebê...


...aqui, vemos um feroz tiranossauro rex...


...e aqui, mais uma foto de Will e Enik

       Foram produzidos 43 episódios, divididos em três temporadas. No Brasil, a série estreou pela Globo na segunda metade da década de 1970, e no começo da década de 1980 foi reprisada pela TVS/SBT, que exibiu a série pela última vez em 1986.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger