domingo, 2 de março de 2014

Terra de Gigantes


       Esta fantástica série foi produzida em 1968 para a 20th Century Fox, pelo cineasta Irwin Allen (conhecido como "o rei da ficção científica e dos filmes do gênero catástrofe"), já conhecido pelo grande sucesso de suas três séries de TV produzidas anteriormente, "Viagem ao Fundo do Mar" (1964), "Perdidos no Espaço" (1965) e "Túnel do Tempo" (1966), além de diversos filmes de grande sucesso nos cinemas.


acima vemos todo o elenco reunido

       A história se iniciava no então distante ano de 1983, no dia 12 de junho, quando já existia uma tecnologia na Terra onde as viagens aéreas domésticas eram realizadas em pequenas espaçonaves, já que podiam atingir alta velocidade e alcançar altura sub-orbital. Em uma viagem entre Nova York e Londres, a espaçonave Spindrift com sua tripulação foi envolvida em uma névoa magnética e surpreendentemente transportada a um planeta alternativo, 12 vezes maior que a Terra, povoado por perigosos gigantes. A nave ficou avariada, impossível de regressar, iniciando uma série de perigosas aventuras para os seus sete tripulantes. O Capitão Steve Burton (interpretado pelo ator Gary Conway) e o co-piloto Dan Erickson (interpretado pelo ator Don Marshall) tinham a função de protegerem o grupo (formado pela jovem aeromoça Betty Hamilton, interpretada pela atriz Heather Young, pelo rico engenheiro eletrônico Mark Wilson, interpretado pelo ator Don Matheson, que viajara a Londres para uma importante reunião de negócios, pela bela modelo internacional Valerie Scott, interpretada pela atriz Deanna Lund, que viajara para participar de um famoso evento, por um garotinho órfão de 11 anos chamado Barry Lockridge, interpretado pelo ator-mirim Stefan Arngrim, que viajara na companhia do seu pequeno cãozinho Chipper para encontrar alguns parentes que iam adotá-lo, e pelo escroque Alexander Fitzhugh, interpretado pelo ator Kurt Kasznar, um homem de meia idade e sem nenhum escrúpulo, que havia se disfarçado como um oficial da Marinha e planejava uma fuga espetacular, carregando uma maleta com um milhão de dólares que ele havia roubado dos cofres públicos), além de procurarem ocultar e consertar a Spindrift. Os desafios eram muitos para todo o grupo, principalmente buscar por comida, abrigar-se dos humanos e animais gigantes e de procurar uma maneira alternativa de voltarem para casa.


da esquerda para a direita vemos Steve, Dan, Mark e Valerie...


...e aqui vemos Betty, Barry, Fitzhugh e o sádico Inspetor Kobick, interpretado pelo ator Kevin Hagen

       Os gigantes, em sua maior parte, eram seres perigosos e desejavam capturar os “pequeninos”, como costumam chamá-los, a todo custo, visto que a tecnologia dos “gigantes” estava 50 anos atrasada em relação à Terra. Logo no dia em que os Pequeninos chegavam ao planeta,  já eram vistos pelos gigantes e se tornavam interessantes para estudos de cientistas, para servirem de brinquedo, ou mesmo para gerar lucro, como em um circo, por exemplo. No decorrer dos episódios, foram vistos outros humanos que também caíram no planeta, ou mencionados outros que por lá também  passaram. A população do planeta era controlada por um Regime Autoritário de Poder, muito assemelhado a ditaduras, que na época em que a série foi gravada, eram mais numerosas que nos dias atuais. Com isso, as histórias de Terra de Gigantes foram críticas evidentes ao autoritarismo. Apesar do Regime, alguns gigantes dissidentes apareciam no decorrer dos episódios, fosse prestando ajuda aos seus amigos, aos próprios pequeninos ou mesmo trabalhando para tentar desmontar o governo. Para cuidar da segurança do Regime, o governo contava com a polícia conhecida por SID (Departamento de Investigações Especiais, na tradução livre), cujo chefe era o sádico Inspetor Kobick, inimigo número um dos pequeninos.


acima vemos Steve e Dan sendo observados por dois gigantes

       Causando um grau maior de dificuldade ao grupo, ele também enfrentava diversos problemas internos. O passageiro Alexander Fitzhugh, por exemplo, era um covarde golpista, que nunca estava disposto a ajudar e acabou até colocando o grupo em risco por diversas vezes (no decorrer da série ele começou a mudar sua personalidade, graças à amizade que passou a surgir entre ele e o pequeno Barry, sendo que a relação entre os dois era muito parecida com a do vilão Dr. Smith com o garoto Will Robinson, da série "Perdidos no Espaço"). Havia também muita discussão entre o precavido Capitão Burton e o engenheiro Mark Wilson, que muitas vezes perdia a noção do perigo, tamanho era seu desejo de retornar a Terra. Novas aventuras foram surgindo, com participações de vários artistas convidados fazendo papel de gigantes ou de outros humanos pequenos que apareciam no decorrer dos episódios. Para tentar reparar a nave Spindrift, por exemplo, muitas vezes o grupo ia até alguma oficina da cidade dos gigantes, onde geralmente encontravam um gigante disposto a capturá-lo. Era muito comum também que os Pequeninos tivessem de fazer acordos e permutas com gigantes para escaparem de seus poderes. Por outro lado, algumas vezes os pequeninos encontravam gigantes que os ajudavam a sair de situações de perigo. Para se ter uma ideia da fragilidade dos pequeninos, como tudo era gigantesco no planeta, uma gota d’água ou um inseto podiam até matá-los.


da esquerda para a direita, acima vemos Mark Wilson, Alexander Fitzhugh, Dan Erickson e Steve Burton; abaixo estão Valerie Scott, Barry Lockridge e Betty Hamilton

PERFIL DOS PERSONAGENS

- Steve Burton: Capitão da espaçonave Spindrift, assumiu a responsabilidade do grupo, algo que geraria muitos conflitos com o passageiro Mark Wilson e, às vezes, até com seu próprio co-piloto Erickson; além da sobrevivência do grupo, Burton buscava incessantemente uma forma de retornarem à Terra; Gary Conway já havia trabalhado em peças de teatro, no cinema e co-estrelado a série "A Lei de Burke", ao lado de Gene Barry, o Bat Masterson.
- Mark Wilson: Passageiro da Spindrift e engenheiro de profissão; estava indo a Londres a negócios; era um elemento conflitante com as decisões do Capitão Steve Burton; mostrou-se arrogante e intolerante logo de início, mas aos poucos tornou-se mais compreensivo. Don Matheson trabalhou em episódios de Perdidos no Espaço, Viagem ao Fundo do Mar, Emergência, Shaft, Os Waltons, Oito é de Mais, Magnum, Dinastia e  General Hospital. Casou-se em 1970 com a atriz Deanna Lund e tiveram uma filha.
- Barry Lockridge: Um garoto órfão, com 11 anos de idade, que ia a Londres para ser criado por alguns parentes; levava consigo seu inseparável cãozinho Chipper; era muito corajoso e muito bem tratado pelos companheiros, em especial, pela comissária de bordo Betty Hamilton, que começou a desenvolver um sentimento maternal por ele no decorrer da série; filho de uma atriz e um produtor, Arngrim já havia atuado em séries antes de Terra de Gigantes, como em Os Defensores, Gunsmoke, Combate, E as Noivas Chegaram, entre outras; na década de 1970, ficou fora da tevê, mas voltou em filmes e séries como Carro Comando, “Highlander”, The Sentinel, Arquivo X, Poltergeist: The Legacy, Millennium,  entre outros.
- Dan Erickson: Dedicado co-piloto da Spindrift, tornou-se um grande amigo e aliado do capitão; em 1961 fez sua estreia em “The Intern’s” – seu primeiro filme – e passou a participar de várias séries de televisão, como Ben Casey, Couro Cru, Daktari e Suspense (Alfred Hitchcock). Em 1965, participou de um episódio de Jornada nas Estrelas.
- Valerie Ames Scott: Rica passageira da Spindrift; muitas vezes foi intolerante e colocou em perigo a vida de outros; participou de vários filmes antes de Terra de Gigantes, inclusive dois deles com Elvis Presley; nos anos 1990, também participou de alguns filmes e hoje trabalha em campanhas contra violência.
- Betty Hamilton: Comissária de bordo da Spindrift, se colocou como amiga de todos e sempre estava disposta a executar ordens de seus superiores; Heather Young começou a trabalhar como enfermeira e fisioterapeuta; quando começou a cantar em uma igreja mórmon, foi descoberta pela 20th Century Fox; cantou por um tempo na Disneylândia e logo depois foi chamada pela Fox para atuar em Hollywood; atuou nas séries Batman, Judd e no filme “A Guide for the Married Man” (1967).
Alexander Fitzhugh: Um covarde e ganancioso passageiro da Spindrift que sempre se negava em ajudar o grupo; na fatídica viagem, levava uma valise cheia de dinheiro, fruto de um golpe que havia executado; em vários episódios foi o responsável por situações que colocou o grupo em perigo; as semelhanças de personalidade com a do Dr. Smith (da série Perdidos no Espaço) era bastante evidente; Kasznar era um veterano ator de teatro e cinema; faleceu em 1979.
Inspetor Kobick: Sádico chefe da polícia da Terra de Gigantes — chamada SID (Special Investigation Department) — que tentava capturar os “pequeninos” a todo custo; apesar de ter aparecido em apenas nove episódios, o talento de Hagen e o bom nível dos roteiros transformou o personagem em um dos vilões mais lembrados da história da tevê; Hagen fez cinema, teatro e televisão como em Duro na Queda, Ilha da Fantasia, M*A*S*H, Os Pioneiros; morreu em 2005.


acima vemos mais uma foto de Steve e Valerie

       Ao contrário da série "Perdidos no Espaço", que misturava ficção científica com o clássico gênero sitcom, "Terra de Gigantes" trazia um enredo mais sério e teve duas temporadas com 51 episódios produzidos, porém, como era de costume, a série terminou sem que o público ficasse sabendo se o grupo finalmente conseguiu retornar à Terra ou não. No Brasil, esta série estreou pela TV Record em 1969, sendo exibida pela mesma durante toda a década de 70, depois passou a ser exibida pela TV Bandeirantes (década de 80) e no começo da década de 90 foi novamente reprisada pela TV Record; a última exibição foi pelo canal a cabo FOX, com sua dublagem original preservada, feita pelo estúdio AIC/SP.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger