quinta-feira, 27 de junho de 2013

Zone Riders / Spiral Zone



Spiral Zone é uma série animada que foi produzida pela Atlantic-Kushner-Locke, baseada parcialmente na linha de brinquedos fabricada pela Bandai. A série narrava as aventuras de um grupo  de soldados internacionais que luta para libertar o mundo de um cientista que controla uma vasta parte da superfície da Terra.

Tonka adquiriu a licença da Bandai e deu um tratamento diferente à série, adicionando uma linha de brinquedos de curta duração. Spiral Zone é conhecido entre os fãs como uma série que se diferencia de outros desenhos dos anos 1980 por conta de sua história sombria.


Em 18 junho de 2007, um cientista militar renegado, Dr. James Bent, seqüestra um ônibus espacial e libera seus mortais Zone Generators (Geradores de Zona) em metade do planeta Terra, uma região chamada de Zona Negra (Spiral Zone, no original).


Milhões de pessoas ficaram presas nas névoas sombrias da Zona Negra e transforam-se em “Zoners”, zumbis com olhos amarelos sem vida e estranhas manchas vermelhas em seus rostos. Incapazes de resistir aos efeitos dos geradores, Bent – agora conhecido como Overlord – escraviza e transforma todos em seu exército, controlando-os do Edifício Chrysler em Nova Iorque.


Seus seguidores são conhecidos como Aranhas Negras (Black Widowns): Duquesa Dire, Razorback e Reaper. Eles são imunes à Zona devido a um aparelho especial chamado Widow Maker. Mas, por por força da longa exposição à Zona, eles também compartilham os mesmos efeitos das pessoas normais que foram capturadas dentro da Zona, um lugar sombrio e com esporos (musgos) florescendo por toda parte. Bent planeja conquistar o mundo, colocando todos sobre seu controle valendo-se dos Zone Generators, que se alimentam de energia humana, razão pela qual Bent não mata ninguém lá dentro.


Com as grandes cidades Zoneadas, as nações do mundo colocam suas diferenças de lado para combater os Viúvas Negras. O caos desperta a cooperação entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URRS). Para combater os efeitos da Zone Bacteria, cientistas britânicos criam um raro material chamado Neutro-90. Entretanto, apenas uma limitada quantia de Neutron-90 resta no mundo depois que o governo britânico ordena a destruição do único laboratório onde o material é produzido. O material foi o suficiente para construir trajes de combate para apenas cinco soldados especialmente treinados chamados de “Zone Riders”. Embora fáceis de destruir, os Zone Generators são impossíveis de capturar por conta de diversas armadilhas. A qualquer momento, Overlord pode lançar mais geradores nas bases militares e centros civis remanescentes, deixando os Zone Riders em alerta.

O desenho teve apenas uma temporada de 65 episódios e, em 1987, a DC Comics lançou uma revista em quadrinhos que durou apenas quatro edições.


Zone Riders - 05. Grandes Poderes por Ranger Sombra

Ficha técnica

Título original: Spiral Zone
Produção: 21/09/1987~18/12/1987
Episódios: 65
Produtora: Atlantic-Kushner-Locke; The Maltese Companies; Orbis Communications
Emissora no Brasil: Globo, Xou da Xuxa

Fonte
Wikipedia

7 comentários:

Dilson de Almeida disse...

Aqui no Brasil,foi exibido primeiramente na globo entre 1990/91(os 2 últimos anos do programa da Xuxa)na parte da manhã com o título de Zona de Perigo e,claro,infelizmente tinha suas cenas de abertura cortada,uma manobra comum na emissora plim-plim no tocante às séries.De fato este desenho eram pouco adulto demais para uma atração supostamente destinada a garotada da faixa etária do público-alvo da então rainha dos baixinhos.

Fox disse...

Adorava esse desenho! Lembro até o horario q passava. 10:30...

dejair junior disse...

Não, amigo Dilson de Almeida. Estreou em junho de 1988 no Xou da Xuxa, na mesma leva de Alf, o E.Teimoso, Hello Kitty, Snif-Snif e do já exibido, Comandos em Ação (li em acervo online do Estadão ou Folha). Quanto ao nome, a própria Xuxa ao anunciar o desenho disse ser, num Inglês bem enrolado, "Spiral Zone". Vi isso no vídeo de comemoração dos dois anos de programa, no YouTube. Abrs!

Unknown disse...

Assisti um video sobre este desenho no canal de You Tube "Nerd Show" onde não se mencionou o nome dado no Brasil, então pesquisei e achei este blog. Assim como Dilson de Almeida, lembro claramente de ter sido anunciado na TV como "Zona de Perigo". Abç

dejair junior disse...

Unknown, se quiser te mando provas de que foi Spiral Zone mesmo no Brasil. Inlusive, trago memórias de época. "Zona de Perigo" é uma lenda urbana, amigo. Abrs!

Grungaboy disse...

Lembro também de chamarem de "Spiral ZOne" nas chamadas da Globo... E os aparelhos que parece um cogumelo, lembro que chamava-se "Gerador de fronteira"

dejair junior disse...

Isso Grungaboy, Spiral Zone mesmo. Contude, teve posteriormente uma abertura com a versao dublada em Portugues, onde dizia-se ao final "Zona de Ataque". Abrs!

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger