sábado, 22 de junho de 2013

Lista de Tokusatsus [1950~1959]

O gênero tokusatsu [特撮] é, certamente, um dos mais vastos e ainda assim, desconhecidos. Durante uma pesquisa deparei-me com um site com uma listagem de várias séries e filmes que foram produzidos. A curiosidade falou mais alto e comecei a pesquisar imagens através do Google, encontrando não apenas textos e fotos, mas também curiosidades, dentre elas: o fato de Yûsei Ouji ter sido dublado em inglês e transmitido numa sessão picareta de cinema dos EUA como Prince of Space.


1957

Super Giants [スーパージャイアンツ, lit. “Super Gigantes”]
CLASSIC HERO – Filmes.
Conhecido nos EUA como Starman; e na França e Itália como Spaceman.
Foi o primeiro super-herói moderno em celulóide do Japão.
Embora não seja um Kyodai Hero (Herói Gigante) a pluralidade do título, segundo alguns fãs japoneses, se justifica pela junção do seriado Super-Homem (George Reeves, 1952) que estava sendo veiculado na época e Yomiuri Giants, time de baseball japonês que era muito popular na época. O conceituado ator Ken Utsui interpretou o herói em todos os filmes, e até hoje se recusa a falar do papel. Em parte, devido ao traje embarassante, principalmente na região dos genitais - os produtores acreditavam que as mulheres se sentiam atraídas por homens "avantajados" e encheram a região com algodão.





1958

Gekkô Kamen [月光仮面, lit. “Máscara Luar”]
CLASSIC HERO - Senkosha: 24/02/1958~05/07/1959, 130 (131) episódios divididos em 5 partes.
Foi o primeiro super-herói da TV japonesa, considerado como a resposta japonesa ao Cavaleiro Solitário e Batman. Estreou um ano após Super Giants. Em 1972, ganhou uma versão animada de 39 episódios, conhecida em espanhol como Capitán Centella. Jūrō Iwai/Gekkô Kamen foi interpretado por Koichi Ose. A Toei produziu alguns filmes aproveitando o sucesso da série, entre 1958-1959.



Yûsei Ouji [遊星王子, lit. “Príncipe Planeta”]
CLASSIC HERO. Nippon Gendai / Senkonsha: 04/11/1958~06/10/1959, 49 episódios.
Vindo da Estrela Planeta, Príncipe Planeta vem a Terra e se disfarça como Waku-San, jovem engraxate das ruas de Tóquio. Reflexo do Japão pós-2ª Guerra, demonstra o contraste com o Super-Homem que se disfarça num repórter de uma grande cidade. Foi o segundo herói da TV japonesa. O personagem foi vivido por Toshio Mimura. É o trabalho de estréia do roteirista Igami Masaru. A série foi feita para capitalizar em cima do sucesso de "Super Giants" e, de fato, os dois personagens apresentam uma forte semelhança.



A Toei produziu dois filmes que apresentaram o herói e foram compilados nos EUA, com dublagem em inglês, sendo lançado como "Prince of Space". Na versão de cinema o traje do herói foi reformulado.



Kaze Kosou / Kaze Kozo / Kazekozo [風小僧, lit. “Menino Vento”]
CLASSIC HERO – Toei: 02/12/1958~29/12/1959, 52 episódios.
Foi a primeira série produzida pela Toei. Estrela o jovem ator Yuki Meguro, atuando ao lado de Yamashiro Shingo, seu parceiro. A série foi dividida em duas fases, a primeira narrando a infância do personagem (até o episódio 13) e depois sua fase adulta (do episódio 14 em diante). Na segunda fase, Yamashiro assume como Kaze Kozo, quando Meguro seguiu para a carreira cinematográfica. Foram realizados três filmes baseados na série, todos estrelando Yamashiro.






1959

Jaguar no Me [豹(ジャガー)の眼, lit. “Olho do (Jaguar) Leopardo”]
CLASSIC HERO - Senkosha: 12/07/1959~27/03/1960, 38 episódios. (b/w)
A série teve duas fases, a primeira, no exterior, narra a competição pelo tesouro que Genghis Khan escondeu e a luta contra a Sociedade "Dragão Azul"  (criatura da mitologia chinesa) que planeja reviver a Dinastia Qing (China, 1616-1912). A segunda fase se passa no Japão, e conta a luta contra a gangue Jaguar. Exibida pela TBS, foi a série que substituiu Gekko Kamen na grade da emissora. Praticamente todo staff era o mesmo de Gekko Kamen e Koichi Ose foi escalado novamente para viver o protagonista/herói.



Shounen Jet [少年ジェット, lit. “Garoto Jet”]
CLASSIC HERO - Daiei: 04/03/1959~28/09/1960, 83 episódios. (b/w)
Primeira série tokusatsu da Daiei TV (famosa por criar Gamera). Shonen Jet apareceu primeiro na forma de mangá, pela Bokura Magazine. Narra a estória do jovem detetive Jet (Ken Kitamura) interpretado por Hiroshi Nakajima e depois por Ken Tsuchiya. Jet e seu fiel cão Shane, solucionam crimes e combatem uma enorme variedade de vilões, na maioria das vezes, ladrões de jóias.



Astro Boy
Tetsuwan Atom [鉄腕アトム(実写版), lit. “Braço Poderoso Atom”]
CLASSIC HERO - Matsuzaki Productions: 07/03/1959~28/05/1960, 65 episódios. (b/w)
Foi a primeira adaptação do mangá Astro Boy (1952) - criado por Osamu Tezuka - e precede o anime de 1963. Em 1962, a MBS (Mainichi Broadcasting System) lançou a série de compilada num filme de 75 minutos.
Efeitos especiais: Tsuburaya Productions (não creditada)
Supervisor de efeitos especiais: Eiji Tsuburaya (não creditado)



Maboroshi Tantei [まぼろし探偵, lit. “Detetive Fantasma”]
CLASSIC HERO - Daiei / Orikomiko Kokusha (b/w).
Baseado no mangá de Jiro Kuwata, um dos criadores do Oitavo Homem (Eitoman). O show apresenta o jovem repórter Fuji Susumu (Hiroshi Kato, 加藤弘) que na ocorrência de algum incidente assumia a identidade do detetive Maboroshi Tantei (vestindo um uniforme preto, uma boina vermelha, um lenço amarelo e uma "máscara veneziana") para combater o mal. O pai de Fuji é um inspetor da Polícia Metropolitana. Kuwata em 1966 desenhou uma série de mangás do Batman.



Nana-Iro Kamen [七色仮面, lit. “Máscara Espectral”]
CLASSIC HERO – Toei: 03/06/1959~30/06/1960, 57 episódios em 7 partes (b/w)
Criado por Kōhan Kawauchi o mesmo criador de Gekko Kamen. Marcou a estréia de Sonny Chiba (aos 19 anos) substituindo Susumu Wajima como o protagonista Kōtarō Ran, na segunda metade da série. O detetive Kotaro é um mestre do disfarce, que usa sete personalidades distintas e cujo sétimo disfarce é o super-herói Nana-Iro Kamen. Foi o primeiro "super-herói" da Toei.


1 comentários:

Guigo Teles disse...

BOA noite!,Ranger SOMBRA!,OUTRA VEZ,VEIO SUPER AGRADECER,por esta matéria..esta tendo um especial com henshin heroes e classicos,novos na pagina:Artes dos Tokusatsus,do facebook..., e hoje compartilhei tais informações!...,Parabéns e até breve!

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger