terça-feira, 18 de junho de 2013

Ninja Captor



O termo Sentai, inicialmente classificava as séries criadas por Shotaro Ishinomori (Goranger, 1975 e JAKQ, 1977) que não eram consideradas como Super Sentais, termo esse que se referia às séries da equipe produtiva Saburo Yatsude iniciadas com Battle Fever J (1979) e que também se destacavam pela presença de um robô gigante. No primeiro episódio de Turboranger, que honra as 10 Super Sentais anteriores, Goranger e JAKQ foram ignoradas, considerando Battle Fever J como a primeira do gênero.



Bom, praticamente todos sabem que JAKQ Dengekitai é a segunda série sentai, mas poucos sabem que antes dela, a Toei reconheceu uma série chamada Ninja Captor como a segunda sentai. Mas afinal, o que é Ninja Captor?!

O vilão Fuma


A série foi transmitida de 7 de abril de 1976 a 26 de janeiro de 1977. JAKQ estreou em 9 de abril de 1977, pouco mais de dois meses após a conclusão de Ninja Captor. Retsufu Fuma, general do exército dos Demônios do Vento, pretende conquistar o Japão e envia Daisuke Izumo (Daisuke Ban, astro de Kikaider, Kikaider 01 e Inazuman), um de seus membros de elite, para combater os ninjas supervisionados por Mujin Tendou. Daisuke deserda e se torna o líder da equipe ninja “Captor”.



Os guerreiros da equipe são: Fire-Stealth Captor 7 (Vermelho), Wind-Stealth Captor 6 (Verde), Gold-Stealth Captor 5 (Amarelo), Ground-Stealth Captor 4 (Marrom), Flower-Stealth Captor 3 (Rosa), Water-Stealth Captor 2 (Azul) e Thunder-Stealth Captor 1 (Laranja). Captor 1 era o mais velho e mais fraco da equipe, interpretado por Kenji Ushio, o Dr. Q de Bicrossers. Ninja Captor foi integrada à franquia Super Sentai em 1984 no livro “Chô Denshi Bioman Dai Hyakka”, da editora Keibunsha, que também considerou Gorenger e JAKQ!


Mas, depois, por que a série foi desconsiderada da franquia Super Sentai? Criada pela mesma equipe que criou as Super Sentai, usando o pseudônimo de Saburo Yatsude, mas exibida na TV Tokyo, essa pode ser uma explicação. Todas as Sentais foram exibidas na TV Asahi. Além disso, a inclusão de Ninja Captor na revista pode ter sido um erro dos editores.



Curiosamente, mesmo que Goranger e JAKQ não fossem consideradas Super Sentais na época em que o termo foi introduzido durante a exibição de Sun Vulcan (1981), Aka Ranger e Spade Ace estavam presentes numa foto oficial dos Reds num livro de Dynaman, em 1984, ao lado de Captor 7 e outros cinco reds.




Embora, em 1988-89, Liveman fosse tratada oficialmente como a décima Super Sentai, houve uma fita VHS lançada na época de Flashman (1986) que continha a abertura de todas as Super Sentais, incluindo Gorenger e JAKQ. Mais tarde, durante a transmissão de Dairanger, o livro “Cho Seiki Zen Sentai”, publicado em 1993 pela editora Kodansha, incorporava as séries de Ishinomori ao gênero Super Sentai, deixando Ninja Captor sem uma classificação. Em 2000, Mirai Sentai Timeranger reconhece oficialmente Gorenger e JAKQ como integrantes do gênero Super Sentai.



Toei's Hero Photobook reclassificou Ninja Captor como "Ninja Hero" sem vínculos com as Super Sentais. Para constar, se a Toei decidisse incluir esta série na franquia, haveria três séries com a temática ninja: Ninja Captor, Kakuranger e Hurricanger. Para os interessados em conferir a produção, quatro volumes foram lançados em DVD.

Ficha técnica

Título original: 忍者キャプター, Ninja Kyaputā
Produção: 07/04/1976~26/01/1977
Episódios: 43
Criação: Saburo Yatsude
Produtora: Toei

Fontes
Wikipedia - english
Tokusatsu Wikia
Orends Range
Super Sentai Series 954
Universo Otaku - Blogspot
Yosaru 38
Sewingmachine

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger