domingo, 2 de junho de 2013

A Branca de Neve



Branca de Neve é um anime produzido pela Tatsunoko Productions e baseado no conto de fadas europeu - compilado pelos Irmãos Grimm. Dirigido por Tsuneo Ninomiya e com roteiro de Jinzō Toriumi, a produção estreou na NHK em 6 de abril de 1994, totalizando 26 episódios. A série tem duas músicas tema: uma de abertura “Heart no mori e tsuretette” interpretada por Miki Sakai com Red Dolphins e outra de encerramento "Folk Dance" (フォークダンス Foku Dansu) cantada por Mebae Miyahara.


A estória começa com o nascimento de uma bela princesa cuja pele era tão branca quanto a neve, cabelos negros como o ébano (uma madeira nobre muito escura) e lábios como a cor vermelha das rosas. Seus pais, Rei e Rainha do Vale Esmeralda batizam-na de Branca de Neve. A garotinha cresce feliz e saudável, e quando seu aniversário de quatro anos se aproxima, seus pais lhe presenteiam com três animais de estimação: um cachorro, um gato e uma pomba.

Logo, a Rainha Isabelle adoece e morre. Atendendo ao pedido de sua falecida esposa, de casar-se novamente para que Branca de Neve seja criada por uma nova mãe, o Rei desposa Lady Chrystal, que mais tarde acaba se revelando não apenas uma mulher ambiciosa, má e egoísta, mas também uma praticante da magia negra.


Agora com 12 anos e após a partida do rei para a guerra, Chrystal transforma a vida da pobre Branca de Neve num verdadeiro inferno, apesar do Príncipe Richard se esforçar para alegrar a vida da jovem princesa. Mais tarde, quando a perversa Rainha tenta matar Branca de Neve por causa de sua famosa beleza, a menina encontra abrigo numa pequena e acolhedora casa de campo, lar dos sete anões que se tornam seus amigos e juram protegê-la de todos os males infligidos por sua madrasta.


A Rainha Chrystal tentou tirar a vida de Branca de Neves várias vezes: uma vez por uma fita envenenada, outra com um pente encantado, vezes em que os anões salvaram-na com a ajuda do Livro do Conhecimento. Mas na última tentativa da Rainha, ela finalmente consegue colocá-la num sono encantado – através de uma maçã envenenada – afim de assumir o controle do seu corpo, pois o dela envelhece rapidamente devido ao uso de feitiçaria contra uma alma pura.

Branca de Neve e Richard

Na verdade, o intento de Chrystal não era matar Branca de Neve, mas sim possuir seu corpo a fim de transferir sua alma para um corpo mais saudável e belo. Ao final, sabemos que Chrystal era controlada pelo espírito maligno do espelho, Speck, que habitava em seu corpo desde que era criança, controlando sua mente e ações. Com a intervenção de Richard, que combate o espírito maligno com a ajuda do quatro elementos, Branca de Neve é salva e a Rainha, agora livre da influência do espírito maligno, se redime e todos se alegram com o retorno do Rei.

O demônio Speck controlou Chrystal e agora quer o corpo de Branca de Neve.

Em 1996, a Tatsunoko produziu outro anime baseado em contos de fada e também veiculado pela NHK: Cinderella (シンデレラ物語, Shinderera Monogatari) baseado na obra do escritor francês Charles Perrault. Há uma versão também dos irmãos Grimm semelhante a de Charles Perrault. Nesta, porém, não há a figura da fada-madrinha e quem favorece a realização do desejo de ir ao baile são os pombos e a árvore.

Cena do anime Cinderela

Ficha técnica

Título original: 白雪姫の伝説 Shirayuki Hime no Densetsu (lit. “A Lenda da Princesa Branca de Neve)
Títulos alternativos: Biancaneve (Itália), Schneewittchen (Alemanha), La Légende de Blanche Neige (França)
Produção: 06/04/1994~29/03/1995
Episódios: 52
Produtora: Tatsunoko Productions
Emissora no Brasil: Record

Fonte:
Wikipedia- english
Wikipedia - italian
Wikipedia - Cinderela
Ritsu & Co.

4 comentários:

Marta S. disse...

Fiquei contente por encontrar este "post" sobre a Branca de Neve, que não é muito referida. Lembro que quando via as duas séries na TVI, preferia a Branca de Neve. Agora, que tenho a oportunidade de rever os episódios que a minha mãe gravou, acho a Cinderela mais interessante e inesquecível. Nos dois casos, há pormenores complexos dos quais só nos apercebemos mais tarde, mas a Branca de Neve, com 52 episódios e excesso de feitiços e enredos complicados, tornou-se um bocado cansativa, para mim.

Acrescento apenas que foram as duas co-produzidas por uma empresa italiana (Mondo TV) que também produziu outras séries dos anos 90 - 'A Lenda de Zorro', 'Robin dos Bosques', 'Simba o rei Leão...', etc.

José disse...

Marta S. muito boa tarde.
Andava eu à procura da série "A lenda da Branca de Neve" quando li o que acima escreveu. Pergunto-lhe se faz favor, ainda tem esta série gravada em VHS?
Eu chamo-me José e sou de Lisboa.
Obrigado pela sua atenção.
josé Araújo
josegarr_15@hotmail.com

Rafael de Carvalho disse...

Ola,Marta S.,tenho 10 anos e gostaria muito de ver esse desenho se puder
me mandar uma copia por e-mail o meu e-mail é esse:
vlogdecrianca@gmail.com

Anônimo disse...

Li que foi dobrada pela TVI,mas não encontro onde possa assistir

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger