terça-feira, 4 de março de 2014

P-Productions: uma breve história



A P-Productions (ピー・プロダクション) foi fundada em 13 de julho de 1960 por Souji Ushio (うしお そうじ), também conhecido como Tomio Sagisu (鷺巣富雄). A companhia criou clássicos como Spectreman, Lionman, O Príncipe e o Dinossauro e muitos outros. Sua primeira criação foi o anime de 1964 chamado Zero-sen Hayato (0戦はやと), baseado no manga de Naoki Tsuji. Nos anos seguintes, novos animes vieram tais como HARISU NO KAZE (ハリスの旋風, 1966) criado por Tetsuya Chiba; Chibikko Kaiju Yamadon (ちびっこ怪獣ヤダモン, 1968); Don Quixote (ドンキッコ, 1967), etc.. O primeiro live-action da P-Productions foi MAGMA TAISHI (マグマ大使, Vingadores do Espaço) baseado no trabalho do mangaka Osamu Tezuka, em 1966. Para produzir essa série, Ushio, ele mesmo um mangaka, contatou a Mushi Productions, a companhia do mestre Tezuka, para obter autorização. VINGADORES DO ESPAÇO foi também o primeiro tokusatsu colorido na tv japonesa – Ultraman foi ao ar 4 dias depois.

No ano seguinte Souji Ushio desenvolvera um novo herói, chamado Jaguarman (豹マン). Um episódio piloto foi filmado, mas acabou arquivado (com o traje do Jaguarman mais tarde utilizado como o Invencível Felino de Lionman, 1973). Foi em 1970 que a P-Productions criou um episódio piloto para sua nova proposta CHOUJIN ELEMENTMAN (超人エレメントマン, lit. Super-Homem Elementman), que amadureceu até se transformar em SPECTREMAN, o maior sucesso da companhia, iniciando o segundo “kaiju boom” dos super-heróis japoneses.

Um ano depois, a P-Productions ainda inovava em suas séries. Nesse mesmo ano, a Toei lançava a nova série KAMEN RIDER criada por Shotaro Ishinomori. Kamen Rider era um herói, mas não um herói gigante, e ainda assim era um completo sucesso. Alguém na P-Productions notou isso e, a pedido da TV FUJI, a companhia desenvolveu seu próprio Toshindai Hero (herói tamanho humano), KAIKETSU LION MARU (Lionman Branco).

Fortemente influenciada pelo gênero Jidaigeki Henshin (samurais/ninjas que se transformam), a série fez tanto sucesso que uma seqüência foi produzida, FUUN LION MARU (Lionman Laranja). Nos anos que se seguiram, a P-Productions continuou firme na produção de tokusatsus, como TETSUJIN TIGER 7 (鉄人タイガーセブン, lit. Homem de Ferro Tiger Seven) de 1973 e o imortal DENJIN ZABOGA (電人ザボーガー, Poderoso Zaborga) de Kazuo Koike, em 1974.

Uma das últimas produções da companhia foi SILVER JAGUAR (シルバージャガー, 1980), uma co-produção entre Japão e França que reformulou o conceito de JAGUARMAN. Mas a série não agradou. Atualmente, a P-Productions de Souji Ushio não existe mais, mas sempre será relembrada por seus programas maravilhosos que ainda emocionam o público décadas após sua criação...

Em 28 de março de 2004, aos 82 anos, Souji Ushio faleceu de insuficiência cardíaca no Mitaka City Hospital em Tóquio. Ushio nasceu em 4 de dezembro de 1921, em Tóquio. No início de sua carreira, trabalhou para a TOHO Company (o lar de Godzila), onde ele fez amizade com Eiji Tsuburaya (o pai de Ultraman). Durante a segunda guerra mundial, teve o prazer de conhecer e se tornar amigo do lendário ator Toshiro Mifune e começou a trabalhar com Osamu Tezuka em 1949.


.:: Nota ::.

Jidaigeki (時代劇) são filmes ou produções de TV que retratam samurais e ninjas no Japão do Perído Edo que foi de 1603 a 1867.

Fontes:
Arislan.Net 
Wikipedia (jp): P-Productions

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger