domingo, 23 de março de 2014

Enfermeiras



Enfermeiras (Nightingales) é uma série de drama/médica exibida pela rede americana NBC, em 1989. O nome da produção é um tributo à Florence Nightingale (1820-1910), enfermeira britânica pioneira no tratamento a feridos de guerra - durante a Guerra da Criméia - e que estabeleceu as diretrizes e caminho para a enfermagem moderna.

Produzida por Aaron Spelling Productions, a série conta a estória de Christine Broderick (interpretada por Suzanne Pleshette), supervisora de cinco estudantes de enfermagem: Sam (Chelsea Field), Bridget (Susan Walters), Yolanda (Roxann Dawson), Becky (Kristy Swanson) e Allyson (Kim Johnston Ulrich).

As cinco beldades e sua chefe Lenore Ritt (Fran Bennett) vivem juntas numa casa chamada "Casa Nightingale" (Nightingale House) - um dormitório com 20 quartos - localizada em Los Angeles. Lenore tem uma relação complicada com um dos médicos. Allyson, a loira sexy, está sempre se apaixonando pelo cara errado. Samantha, que ensina "Cardio Funk" (aeróbica) no Health Club, era uma alcoólatra que perdeu a guarda de sua filha, Megan, para sua mãe, Effie Gardner, e agora trava uma batalha judicial para recuperar sua custódia. Bridget está no programa de proteção a testemunhas (ela presenciou um assassinato). Becky é a garota ingênua de uma cidade pequena chamada Blue Springs. Há também Yolanda, a aluna de minoria pobre. Samantha e Yolanda, apesar das dificuldades, estudam tão duro quanto as demais.

Jovens fugindo de seus passados. E a única mulher que pode lhes dar um futuro.

Outros personagens do Wilshire Memorial Hospital incluem o interesse amoroso/ex-marido de Christine, Dr. Paul Petrillo (Gil Gerard) e o chefe de equipe, Dr. Garrett Braden (Barry Newman). A série foi desenvolvida a partir de um telefilme piloto, também chamado "Nightingales" (exibido no Brasil pelo Super Cine) dirigido por Mimi Leder e transmitido originalmente em 27 de junho de 1988, com duas horas de duração.

Em 21 de janeiro de 1989, para promover a estréia da série na quarta-feira seguinte, um segundo episódio piloto foi transmitido (na verdade, o piloto original totalmente mutilado, agora com 90 minutos, onde foram excluídas as cenas dos personagens do filme que não estariam na série). Field, Walters, Swanson, Bennett e Jennifer Rhodes (como Effie Gardner) são os únicos membros do elenco a aparecer tanto no filme quanto na série.

Segundo descrito no "Chicago Tribune" (maior jornal publicado na cidade de Chicago) a série retratava as estudantes de enfermagem como mulheres que "não passavam muito tempo estudando... [mas] muito tempo andando em roupas íntimas."  O programa foi criticado por "degradar a profissão de enfermagem... mostrando cinco estudantes de enfermagem como símbolos sexuais". 
Da esquerda para à direita: (em pé) Kim Ulrich, Fran Bennett, Roxann Biggs e Barry Newman; (no meio) Taylor Fry, Chelsea Field e Suzanne Pleshette; (sentadas) Kristy Swanson e Susan Walters.

Cada episódio apresentava uma ou todas as estudantes de sutiã e calcinha. É a primeira vez que a lingerie se tornou uma parte "vital" de uma série americana. A American Nurses Association (literalmente, Associação de Enfermeiros Americana) iniciou uma campanha escrita contra a série, que levou vários patrocinadores a retirarem sua publicidade.

Em maio de 1989, os anunciantes, as enfermeiras e os produtores do programa chegaram a um acordo para mostrar menos pele e mais conhecimentos de enfermagem, mas isso não foi suficiente para salvar o show. Após 13 episódios, em 10 de maio, a NBC cancelou a série.


Swanson como Buffy ao lado de Dilan, digo, Luke Perry (Barrados no Baile) no primeiro filme da heroína.

.:: Notas do Elenco ::.

- Gil Gerald interpretou Buck Rogers em "Buck Rogers no Século XXV" e Jake Rizzo em "O Pequeno Mestre";
Suzanne Pleshette já havia feito par romântico, anteriormente, com Gerald em dois telefilmes da CBS: "Help Wanted: Male" (1982) e "For Love or Money" (1984);
- Chelsea Field viveu Teela no filme "He-Man: Mestres do Universo" (1987);
Susan Walters teve seu primeiro papel de destaque como Priscilla Presley na minissérie "Elvis e Eu" (Elvis and Me, 1988);
Roxann Dawson é mais conhecida por ter vivido, durante sete temporadas, a engenheira metade-Humana metade-Klingon, Tenente B'Elanna Torres de "Jornada nas Estrelas: Voyager";
Kristy Swanson deu vida à Samantha em "A Maldição de Samantha" (1986); Jessie em "Manequim: A Magia do Amor" (1991); Buffy em "Buffy: A Caça-Vampiros" (1992, dá-lhe Sessão da Tarde ^.^); Diana Palmer em "Fantasma" (1996); Erica Paget em "Early Edition: Edição do Amanhã" (1998-199); Christie em "Cara, Cadê Meu Carro" (2000). Aos 32 anos, posou nua para a revista Playboy em novembro de 2002.


Enfermeiras por Ranger Sombra

Ficha

Título original: Nightingales
Produção: 21/01/1989~26/04/1989 (Quartas, de 22:00 às 23:00h)
Episódios: 13
Produtora: Aaron Spelling Productions
Emissora no Brasil: Globo
Elenco: Suzanne Pleshette (Christine Broderick), Barry Newman (Garrett Braden), Susan Walters (Bridget Loring), Chelsea Field (Samantha "Sam" Sullivan), Kristy Swanson (Becky Granger), Taylor Fry (Megan Sullivan), Fran Bennett (Enfermeira-Chefe Lenore Ritt), Doran Clark (Charlene Chasen), Gil Gerard (Paul Petrillo), Jennifer Rhodes (Effie Gardner), Roxann Biggs (Yolanda 'Yolo' Elena Puente), Kim Ulrich (Allyson Yates).


Fontes:
Chicago Tribune News
Imdb
Made for TV Mayhem
TERRACE, Vincent. Encyclopedia of Television Shows, 1925 through 2007. 5887 - Nightingales, pag. 1101-1102.
The Truth About Nursing
Vintagetoledotv
Wikipédia Florence Nightingale
Wikipédia Nightingales (U.S. TV series)

1 comentários:

Ligia disse...

Você sabe onde eu consigo os episódios desta série?

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger