segunda-feira, 3 de março de 2014

Roger Ramjet



Criado pelos cartunistas Ken Snyder e Fred Calvert, o desenho foi a primeira produção do estúdio Pantomime Pictures, em conjunto com outro estúdio chamado Snyder-Koren Productions. O protagonista era um super-herói ruivo, musculoso e completamente atrapalhado chamado Roger Ramjet, que chegava a ser irritante pelo seu exagerado patriotismo tipicamente estadunidense, e liderava um grupo de crianças conhecidas como O Esquadrão das Águias Americanas, formado pelos garotos Yankee (que era o mais parecido com Roger e se vestia igual a ele), Doodle (um garoto baixinho e gorducho), Dan (um garotinho de óculos que era o ‘gênio’ do grupo) e Dee (a única menina do grupo). O nome dos Águias foi uma brincadeira com o título original do filme “A Canção da Vitória” (Yankee Doodle Dandy, 1942).



Roger Ramjet e o Esquadrão das Águias Americanas lutavam contra qualquer inimigo da nação (que na maioria das vezes eram bandidos ou espiões russos, em uma clara alusão ao clima de Guerra Fria do Pós-Guerra), e Roger tinha como arma secreta a Pílula Energética de Prótons, que quando ele engolia lhe dava "a força de 20 bombas atômicas por um período de 20 segundos", de modo que ele podia derrubar vários inimigos de uma só vez, mas passado esse tempo determinado o efeito desaparecia, e Roger então sempre acabava sendo salvo pelo Esquadrão das Águias Americanas, sendo que as quatro crianças eram muito mais inteligentes do que ele.

acima vemos Roger e os garotos Yankee, Doodle e Dan

O desenho remetia aos antigos filmes mudos da década de 1920, aparecendo escritas na tela várias frases que descreviam o que estava acontecendo durante a aventura vivida em cada episódio. No Brasil, o desenho foi exibido pela TV Tupi na década de 1960 e mais tarde reprisado pela TV Record, em meados da década de 1970. A dublagem em português foi um brilhante trabalho feito pelo estúdio CineCastro, cuja locução deu um toque de humor especial ao desenho, e até a música de abertura ganhou uma versão cantada em português. Foram produzidos 156 episódios de pouco mais de 5 minutos cada.

Dentre os vários criminosos recorrentes da série, destacam-se:

  1. Os Robôs Solenoid que falam apenas em vozes eletrônicas compreensíveis;
  2. O Gangster Noodles Romanoff e sua organização N.A.S.T.Y. (National Association of Spies, Traitors and Yahoos);
  3. Red Dog, o Pirata;
  4. A fêmea fatal e espiã estrangeira, Jacqueline Hyde;
  5. Tequila Mockingbird, o namorado dela Beef Enchilada e o irmão dele Chicken.

Outro personagem recorrente, não criminoso, era o comentarista Vincent Yafnarro que apareceu em alguns episódios relacionados a esportes. A mãe de Roger, Mãe Ramjet (Ma Ramjet), apareceu em alguns episódios – sua voz era uma imitação da personagem “Maude Frickert” do comediante Jonathan Winters - e tinha sua própria variação das Pílulas de Próton, “As Vitaminas Atômicas de Ma Ramjet para idosos...”

Lance Crossfire (uma paródia do ator Burt Lancaster de "A Um Passo da Eternidade", 1953) é o rival de Ramjet na conquista de Lotta Love, sempre atravessando o caminho de nosso herói. Quando Lance e Roger se encontram, sempre acaba em empate: num episódio, Lotta acaba saindo com o General Brassbottom, que promete aos dois que cuidará dela. Bem ao seu estilo, Roger não percebe que ele e Lance perderam – diferente de Lance que termina o episódio com a frase “Oh, Roger. Cale-se!”

Curiosidade:
Gary Owens fez a voz original de Ramjet, depois emprestou seu talento como a voz de “Space Ghost” (nas séries de 1966 e 1981), o narrador de “Os Apuros de Penélope Charmosa” (1969), o Falcão Azul de “Dinamite, o Bionicão” (1976) e o narrador de “A Corrida Espacial do Zé Colméia” (1978). Owens faleceu em 12/02/2015, aos 80 anos, vítima de complicações do Diabetes Mellitus Tipo 1.


Roger Ramjet # 127 por Ranger Sombra

Ficha técnica

Título original: Roger Ramjet
Produção: 11/09/1965~1968
Episódios: 156 de cerca de 5 minutos cada
Produtora: Pantomime Pictures, Hero Entertainment
Emissoras no Brasil: Globo, Record

Fonte:
Wikipédia
Roger Ramjet: Oficial Site
Tv.com 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger