domingo, 26 de maio de 2013

Esper, o Garoto a Jato



Toshiba, a gigante japonesa da eletrônica é o resultado da fusão de duas grandes companhias em 1939. A primeira foi Tanaka Seizosho que manufaturava equipamentos de telégrafo e mais tarde tornou-se a Shibaura Sisakusho, líder em maquinaria elétrica pesada. A segunda, Hakunetsusha, mais tarde tarde mudou seu nome para Tokyo Denki, produzia lâmpadas elétricas incandescentes. A fusão inicial ficou conhecida como Tokyo Shibaura Denki, antes de se tornar oficialmente a Toshiba. Além de inventar o computador portátil - laptop, o DVD, e o não tão popular HD DVD, a Toshiba também era associada a um clássico e popular personagem japonês: KOUSOUKU ESPER (ESPER, VELOCIDADE DA LUZ) que era o garoto propaganda da Toshiba em 1964. Até os apontadores de lápis da companhia eram chamados Esper.



O design de Kousoku Esper foi criado por Asano Riji, que também ilustrou uma versão mangá para a Shonen Magazine, mais tarde Akira Matsumoto assumiu o mangá. Akira, posteriormente, mudou seu nome para Leiji Matsumoto, o aclamado artista que esteve por trás de sucessos como Patrulha Estelar, Galaxy Express 999, Danguard Ace e Capitão Harlock. Os designs dos personagens de Matsumoto e seus mechas são algumas das imagens mais memoráveis na história do anime/mangá.



Em 1967, a Senkosha Productions, com o patrocínio da Toshiba, lançou uma série televisiva de 26 episódios do herói. Esper foi interpretado pelo ator Kiyotaka Mitsugi, que mais tarde viveu o herói Shirojishi Kamen (白獅子仮面, 1973); foi Jiro Nishida em Ultraman Taro (ウルトラマンタロウ, 1973) e o Dr. Hoshikawa de Fiveman (地球戦隊ファイブマン,1990). A estória começa com o jovem Hikaru Azuma e seus pais divertindo-se num passeio de balão. De repente, seu balão explode e eles caem na floresta, no acidente, os pais de Hikaru acabam por falecer. Descobrimos que o balão colidiu com uma nave espacial de Andrômeda. Os amigáveis extra-terrestres conhecidos como Esper Seijin (Alien Esper), sentem-se mal pelo que fizeram e assumem os corpos dos pais de Hikaru, para que o menino não fique só. Os Espers/pais de Hikaru, estão cientes da invasão iminente dos Giron Seijin (Alien Giron) que querem conquistar nosso planeta. Enquanto isso, o Professor Asakawa do Instituto de Pesquisa Atômica está desenvolvendo um super traje a jato, mas não consegue completá-lo. Os Espers usam telepatia para dar ao Professor o conhecimento necessário para que ele termine o super traje, criando, assim: Esper, Velocidade da Luz.

Kiyotaka Mitsugi viveu Esper, Shirojishi Kamen e Jiro Nishida.

Agora, Hikaru usará o traje Esper contra a invasão Giron. O traje tem muitas armas e utilidades, a principal é o foguete que permite ao operador voar para qualquer lugar, até mesmo o espaço. A roupa pode suportar o calor vulcânico, o frio extremo e até pressão submarina. A maioria das operações do traje como a mochila-jato e um mecanismo de encolhimento são controlados por um mostrador luminoso no peito do usuário. Hikaru também está armado com uma arma de raios multifuncional que pode disparar lasers, chamas de calor e raios congelantes. O capacete tem uma série de funções, incluindo radar, transmitir e receber ondas de rádio e proteger o operador no espaço sideral e viagens submarinas. Hikaru torna-se um mestre do traje que o habilita a repelir os ataques dos aliens Giron. Tudo, desde fungos alienígenas, monólitos gigantes e meteoros enormes, Hikaru é capaz de detê-los.



Os Espers dão conselhos a Hikaru e ajudam-no durante suas missões por telepatia através do pássaro mecânico Chika. Hikaru é capaz de contatar o Professor Asakawa com um relógio que permite que os dois falem e recebam imagens de vídeo um do outro. Mais tarde, Hikari, o filho do Professor, une-se a Esper como Esper 2 e pilotando um super carro espacial. A série tem várias estórias legais e conceitos originais. Mesmo que os efeitos especiais não sejam dos melhores para os padrões de hoje, os visuais são muito bem elaborados. Ademais, observando-se o conceito do traje, ele serve de precursor para as séries dos futuros gêneros Super Sentai e Metal Heroe (GoRanger a primeira sentai é de 1975 e Gyaban, 1982).

Esper no traço de Leiji Matsumoto


Ficha Técnica:

Título original: 光速エスパー
Produção: 01/08/1967~23/01/1968 (TV Nihon)
Episódios: 26
Produtora: Senkosha Productions
Emissora no Brasil: Tupi (no Programa do Capitão Aza) e Gazeta

Fonte:
Wikipedia - japanese
Black Sun 1987
Toku Riders

1 comentários:

joao carlos alexandrino disse...

Show de informação! Parabéns!

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger