domingo, 19 de maio de 2013

Ultra Q



Ultra Q (ウルトラQ, Urutora Kyū) é uma série tokusatsu de ficção-científica / monstros (kaiju) feita na tradição dos muitos filmes de sci-fi/horror da Toho.

Alguns dos clássicos monstros da Toho, no sentido horário:
 Godzilla, King Ghidorah, Mothra e Rodan.

Produzida em preto e branco pela Tokyo Broadcasting System (TBS) em parceria com a Tsuburaya Productions, esta é de fato a primeira das aclamadas séries Ultra, e foi transmitida pela TBS de 2 de janeiro a 3 de julho de 1966 (o episódio final só foi transmitido em 14 de dezembro de 1967), num total de 28 episódios. Esta série foi seguida uma semana depois pelo clássico Ultraman (Urutoraman, 1966), a segunda série Ultra, e pode ser descrita como um filme kaiju de meia hora da Toho.

Eiji Tsuburaya no set de Ultra Q

Embora o criador Eiji Tusburaya pretendesse que a série fosse mais parecida com Além da Imaginação (The Twilight Zone, 1959-1964) e focasse menos nos monstros, a TBS convenceu Eiji a adicionar mais monstros no show, já que Godzilla (Gojira) e Gamera eram muito populares na época (o primeiro “Kaiju Boom” já nascera). Ultra Q precede Arquivo X (The X-Files, 1993-2002), com personagens fixos que investigam estranhos fenômenos sobrenaturais, sejam eles monstros gigantes, alienígenas, fantasmas e outras calamidades. A melhor comparação com qualquer série americana seria com A Quinta Dimensão (The Outer Limits, 1963-1965) que, em sua forma original, geralmente apresentava uma história na linha monstro-da-semana.

O monstro Gomess foi feito a partir de uma velha fantasia de Godzilla.

O título original planejado para o projeto era UNBALANCE, posteriormente rebatizado Ultra Q (inspirada em “Oba-Q”, o apelido do personagem título do renomado anime Obake no Q-Taro e no termo “Ultra C”). A série foi produzida durante 1965 (estava em produção desde 1964) e foi exibida no início do ano seguinte. Na época, Ultra Q era a série mais cara da tv japonesa.


Obake no Q-Taro


A primeira versão do anime Obake no Q-Taro (オバケのQ太郎) foi exibida em preto e branco pela TBS de 1965 a 1968. Nesta versão, foi dublado por Machiko Soga (Aracnim Morgana, Ballboy, Rita Repulsa, Rainha Pandora). A segunda série, em cores, foi exibida entre 1971-1972 na TV Nihon e a terceira de 1985-1987 na TV Asahi. Soga dublou o personagem apenas na primeira versão, sendo substituída por Junko Hori (1971) e Fusako Amachi (1985).

O ginasta Yukio Endo (1937-2009)

Foi nas Olimpíadas de Tóquio que a palavra Ultra passou a ser usada habitualmente no Japão. Ultra C foi uma palavra inventada pelo locutor da rede japonesa NHK, Bunya Suzuki, na cobertura dos jogos olímpicos de 1964. Referia-se a uma manobra de ginástica extremamente difícil que ajudou o ginasta Yukio Endo a conquistar múltiplas medalhas de ouro e prata. Sempre que realizada Bunya soltava um "Ultra" expressando que a manobra ultrapassava o nível "C". Na época os níveis de dificuldade eram classificados em A, B e C, sendo C o mais difícil.

Desde 12 janeiro de 2013, o canal pago WOWOW vem exibindo Neo Ultra Q (ネオ・ウルトラQ, Neo Urutora Kyū) com produção da Tsuburaya Productions.

Yuriko, Jun e Ippei

Personagens


* Jun Manjome (万城目 淳 , interpretado por Kenji Sahara): Aviador na Hoshikawa Air Service e escritor amador de ficção-científica.
* Yuriko Edogawa (江戸川 由利子, interpretada por Hiroko Sakurai): Fotógrafa do Daily News.
* Ippei Togawa (戸川 一平, interpretado por Yasuhiko Saijou): Parceiro de aviação de Jun na Hoshikawa.
* Professor Ichinotani (一ノ谷博士, interpretado por Ureo Egawa): Renomado cientista mundial e assistente ocasional de Jun, Yuriko e Ippei em tempos de crise.
* News Desk Editor, Seki (関デスク, interpretado por Yoshifumi Tajima): Chefe de Yuriko e editor do Daily News.


Lançamento em DVD

Colorizada por computador, a série foi lançada em DVD. Abaixo, vemos uma foto com o diretor Toshihiro Iijima, ao lado dos atores Kenji Sahara (78), Yasuhiko Saijou (72) e Hiroko Sakurai (65) acompanhados dos monstros Gomess e Kanegon.


O elenco original reunido no lançamento do DVD em 2011.



Episódio Legendado



Ultra Q # 01 - Derrote Gomess! [LEG PT-BR] por Ranger Sombra


Ficha Técnica

Título Original: ウルトラQ, Urutora Kyū
Produção: 02/01/1966~03/07/1966
Episódios: 28
Produtora: Tsuburaya Productions
Emissora no Brasil: Bandeirantes

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger