domingo, 26 de maio de 2013

Esper, o Garoto a Jato



Toshiba, a gigante japonesa da eletrônica é o resultado da fusão de duas grandes companhias em 1939. A primeira foi Tanaka Seizosho que manufaturava equipamentos de telégrafo e mais tarde tornou-se a Shibaura Sisakusho, líder em maquinaria elétrica pesada. A segunda, Hakunetsusha, mais tarde tarde mudou seu nome para Tokyo Denki, produzia lâmpadas elétricas incandescentes. A fusão inicial ficou conhecida como Tokyo Shibaura Denki, antes de se tornar oficialmente a Toshiba. Além de inventar o computador portátil - laptop, o DVD, e o não tão popular HD DVD, a Toshiba também era associada a um clássico e popular personagem japonês: KOUSOUKU ESPER (ESPER, VELOCIDADE DA LUZ) que era o garoto propaganda da Toshiba em 1964. Até os apontadores de lápis da companhia eram chamados Esper.



O design de Kousoku Esper foi criado por Asano Riji, que também ilustrou uma versão mangá para a Shonen Magazine, mais tarde Akira Matsumoto assumiu o mangá. Akira, posteriormente, mudou seu nome para Leiji Matsumoto, o aclamado artista que esteve por trás de sucessos como Patrulha Estelar, Galaxy Express 999, Danguard Ace e Capitão Harlock. Os designs dos personagens de Matsumoto e seus mechas são algumas das imagens mais memoráveis na história do anime/mangá.



Em 1967, a Senkosha Productions, com o patrocínio da Toshiba, lançou uma série televisiva de 26 episódios do herói. Esper foi interpretado pelo ator Kiyotaka Mitsugi, que mais tarde viveu o herói Shirojishi Kamen (白獅子仮面, 1973); foi Jiro Nishida em Ultraman Taro (ウルトラマンタロウ, 1973) e o Dr. Hoshikawa de Fiveman (地球戦隊ファイブマン,1990). A estória começa com o jovem Hikaru Azuma e seus pais divertindo-se num passeio de balão. De repente, seu balão explode e eles caem na floresta, no acidente, os pais de Hikaru acabam por falecer. Descobrimos que o balão colidiu com uma nave espacial de Andrômeda. Os amigáveis extra-terrestres conhecidos como Esper Seijin (Alien Esper), sentem-se mal pelo que fizeram e assumem os corpos dos pais de Hikaru, para que o menino não fique só. Os Espers/pais de Hikaru, estão cientes da invasão iminente dos Giron Seijin (Alien Giron) que querem conquistar nosso planeta. Enquanto isso, o Professor Asakawa do Instituto de Pesquisa Atômica está desenvolvendo um super traje a jato, mas não consegue completá-lo. Os Espers usam telepatia para dar ao Professor o conhecimento necessário para que ele termine o super traje, criando, assim: Esper, Velocidade da Luz.

Kiyotaka Mitsugi viveu Esper, Shirojishi Kamen e Jiro Nishida.

Agora, Hikaru usará o traje Esper contra a invasão Giron. O traje tem muitas armas e utilidades, a principal é o foguete que permite ao operador voar para qualquer lugar, até mesmo o espaço. A roupa pode suportar o calor vulcânico, o frio extremo e até pressão submarina. A maioria das operações do traje como a mochila-jato e um mecanismo de encolhimento são controlados por um mostrador luminoso no peito do usuário. Hikaru também está armado com uma arma de raios multifuncional que pode disparar lasers, chamas de calor e raios congelantes. O capacete tem uma série de funções, incluindo radar, transmitir e receber ondas de rádio e proteger o operador no espaço sideral e viagens submarinas. Hikaru torna-se um mestre do traje que o habilita a repelir os ataques dos aliens Giron. Tudo, desde fungos alienígenas, monólitos gigantes e meteoros enormes, Hikaru é capaz de detê-los.



Os Espers dão conselhos a Hikaru e ajudam-no durante suas missões por telepatia através do pássaro mecânico Chika. Hikaru é capaz de contatar o Professor Asakawa com um relógio que permite que os dois falem e recebam imagens de vídeo um do outro. Mais tarde, Hikari, o filho do Professor, une-se a Esper como Esper 2 e pilotando um super carro espacial. A série tem várias estórias legais e conceitos originais. Mesmo que os efeitos especiais não sejam dos melhores para os padrões de hoje, os visuais são muito bem elaborados. Ademais, observando-se o conceito do traje, ele serve de precursor para as séries dos futuros gêneros Super Sentai e Metal Heroe (GoRanger a primeira sentai é de 1975 e Gyaban, 1982).

Esper no traço de Leiji Matsumoto


Ficha Técnica:

Título original: 光速エスパー
Produção: 01/08/1967~23/01/1968 (TV Nihon)
Episódios: 26
Produtora: Senkosha Productions
Emissora no Brasil: Tupi (no Programa do Capitão Aza) e Gazeta

Fonte:
Wikipedia - japanese
Black Sun 1987
Toku Riders

8 comentários:

joao carlos alexandrino disse...

Show de informação! Parabéns!

Unknown disse...

Fez parte da minha infância, tenho muita saudade desse tempo.

Vardeko disse...

Fantástico, memorável, meu seriado favorito na infância me trás saudosismo ,foram bons tempos de infância a musica de abertura ficou no meu inconsciente e só agora graças a internet pude relembrar de onde era aquela musiquinha, acredito que muitos garotinhos queriam ser Esper pois naquela época não existia essa parafernalha eletrônica só tínhamos televisão nossa melhor diversão depois das brincadeiras de rua com os amigos do bairro, lembro que muitos não podiam comprar televisão e vinham na casa da gente pra assistir esses e outros programas . Saudades de tudo isso

Marco Aurélio Martins disse...

Concordo totalmente com o comentário do amigo Valdeci, naquela época todos os meninos, eu inclusive, queriam ser o Esper. Lembro de encher o saco da minha falecida mãe pra comprar um traje igual para mim. Um tempo mágico, bem mais inocente, tenho muitas saudades desta época. E não podemos esquecer que o seriado fazia parte da grade do também saudoso Programa do Capitão Asa.

Unknown disse...

Tantos recuerdos con esta serie animada me recordó mi fascinación infantil por no perderla, para mi esos efectos eran increibles, practicamente volaba con esper jajaja

Claudio disse...

Num dos episódios aparecem uns caras de terno e gravata, que na verdade são aliens,eles levantam o braço como o Kenji faz pra se transformar em Spectreman, aí voam nessa pose,de cima de um prédio,logo depois seus trajes mudam pra um colan,ou macacão preto com capuz, parecendo com os Incas Venuzianos, só que mais colado ao corpo
Não lembro qual episódio foi e nem o nome deles
Se alguém souber,por favor,me informem

Luiz Jordanes disse...

Assistia na TV GAZETA canal 11 de São Paulo..quantas saudades...como o tempo passou..tempos maravilhosos que não voltam mais

Edvaldo disse...

Raridade. Primeiro episódio completo e lentejado.

Link: https://www.mediafire.com/file/h7rcug08mkpem89/Kousoku_Esper_Ep._01_Legendado_Pt.mp4/file

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger