quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Super Robin Hood


       Produzido em 1966, "Super Robin Hood" (Rocket Robin Hood) foi a única produção animada de um estúdio chamado Trillium Productions em conjunto com o estúdio canadense Krantz Films, que co-produziu todos os desenhos dos Super Heróis Marvel produzidos pela Grantray-Lawrence Animation na década de 60, incluindo a primeira versão animada do Homem Aranha.


Robin Hood pilotando sua sofisticada aeronave

       Diferentemente das histórias clássicas do personagem, que se passavam nos tempos medievais, o desenho se passava em uma época futura por volta do ano 3000, em que a raça humana finalmente conquistou as fronteiras do espaço exterior; aqui, Robin Hood reaparece como um valente super-herói do espaço que vive em uma colônia terrestre situada no "Asteróide de Sherwood" (o nome foi dado como uma referência à lendária "Floresta de Sherwood"), na companhia de seu "bando de homens alegres", formado pelos arqueiros Loiro (Alan Airedale) e Ruivo (Will Scarlet), Joãozinho (Little John, que era o maior e também o mais forte do grupo), o frade gorducho e comilão conhecido como Frei Tuck (que usava seu "barrigão" nas lutas contra os bandidos), a jovem donzela Marina (Lady Marian, na versão original; namorada de Robin e também a única mulher do grupo) e um velhinho cozinheiro chamado Giles, que não tinha nenhuma força mas teimava em acompanhar o bando em suas missões pelo espaço sideral.


aqui vemos Robin Hood...


...e aqui sua namorada, Lady Marian


Robin e seus companheiros Alan Airedale, Will Scarlet, Little John, Frei Tuck e o velhote Giles


Frei Tuck, Little John e Alan Airedale, prontos para um combate

       Como nas aventuras clássicas, Robin e seu bando também roubavam dos ricos para darem aos pobres, mas viajavam pelo universo em foguetes altamente sofisticados e usavam armas construídas com uma tecnologia super avançada; os principais vilões da série eram o perverso Príncipe João e o Sinistro de NOTT, que viviam no "Asteróide de NOTT" e atuavam como tiranos intergaláticos, aprisionando várias pessoas inocentes e tratando-as como escravos.


o Sinistro de NOTT e o Príncipe João, os principais vilões da série

       Além de lutarem contra o exército do malvado Príncipe João, Robin e seus companheiros também se viam às voltas frequentemente contra perversos seres extraterrestres de diversas raças, cientistas loucos de diferentes cantos do universo, bandos de vikings e piratas intergaláticos e robôs auto-suficientes que queriam escravizar os seres humanos, além dos mais bizarros monstros espaciais.


aqui vemos o diabólico Dr. Manta, um poderoso ser extraterrestre que Robin enfrenta em uma de suas aventuras pelo universo


       O desenho é criticado por muitos por ser considerado um desenho de animação pobre, mas trata-se de um dos maiores clássicos da década de 60; cada aventura era composta por três episódios de uns seis minutos cada. No Brasil, o desenho estreou na segunda metade da década de 60 pela TV Bandeirantes, junto com os cinco desenhos dos Super Heróis Marvel (Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Namor e Hulk), a dublagem em português ficou por conta do estúdio carioca Riosom e, como nos desenhos dos Super Heróis Marvel, a narração também foi feita pelo famoso locutor esportivo Léo Batista; na década de 70, o desenho se mudou para a TV Tupi, onde foi exibido pela última vez com sua dublagem original. No começo dos anos 80, novas cópias em cores chegaram dos Estados Unidos e foram compradas pela Rede Globo, que reexibiu o desenho com uma nova dublagem feita pelo estúdio Herbert Richers, exibindo-o dentro dos programas infantis Globo Cor Especial e Balão Mágico; foi exibido pela última vez por volta de 1985 e depois desapareceu completamente.

Curiosidades

Super Robin Hood foi animado e dublado pela Trillium Productions, um estúdio de animação integrava o Guest Group - um grupo de companhias de propriedade do produtor Al Guest. Dentre os principais animadores, destacava-se Jean Mathieson, uma das primeiras animadoras, que ao lado de Guest, em 1974, formou a Rainbow Animation no Canadá e a  Magic Shadows Inc nos EUA, onde continuaram a produzir séries animadas para a TV.

Bernard Cowan era o narrador original do programa e Paul Kligman, que interpretou J. Jonah Jameson na versão animada do Homem-Aranha (1967), dublou o Frei Tuck. Len Birman, que apareceu nos filmes "O Expresso de Chicago" (Silver Streak, 1976) e Bayo (1985), fez a voz do Super Robin Hood. Len Carlson substituiu Birman como Super Robin Hood em alguns episódios da terceira temporada. Carl Banas providenciou a voz de Little John e Chris Wiggins a de Will Scarlet.

Ficha técnica

Nome original: Rocket Robin Hood
Produção: 1966-1969
Episódios: 52
Produtoras: Trillum Productions, Krantz Films, Grantray-Lawrence Animation
Emissoras no Brasil: Tupi, Globo

3 comentários:

Unknown disse...

Adorei as aventuras do Super Robin,até hoje as assisto,graças à internet! Só amento que fosse uma época mais machista do que hoje,pois Maid Marian,o amor do Robin,única mulher a participar das aventuras,com o passar do tempo foi sumindo dos episódios,assim como 2 outros personagens que pelo menos eu achei marcantes e gostei:Alan e Gilles. Deviam haver mais episódios,com maior participação feminina,Joãozinho(Little John) também deveria participar mais,e uma coisa sempre me intrigou,por que sempre que o Alan se destacava e falava num episódio,o Ruivo(Will Scarlet)só aparecia coo figurante,e vice-versa? Nunca mostraram um episódio em que ambos tivessem igual participação,por que?Falta de interesse ou falta de dubladores?

Unknown disse...

Super Robin Hood ainda no começo dos anos 80 foi exibido na Rede Record/TVS até ir parar na Globo e ser exibido dentro do Balão Mágico a partir de Janeiro de 1984. Quando os desenhos foram adquiridos pela Globo, passaram pelo famoso processo "Padrão Globo de Qualidade" que determinou que, este e os outros cinco desenhos dos Marvel (Thor, Hulk, Cap. América, Namor e Homem de Ferro) fossem redublados nos estúdios de Hebert Richers no Rio de Janeiro. Acontece que, não foram utilizados novas matrizes. O Sonoplasta do estúdio fez uma colcha de retalhos utilizando a trilha de filmes como "Viagem ao Centro da Terra" e músicas incidentais para "cobrir a antiga trilha dublada ainda nos anos 60. O que se vê claramente em todos os momentos a alternância da trilha de fundo dos desenhos mas, ficou bom pois, deu uma "revitalização" no produto final!!

enrique tv disse...

que legal

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger