domingo, 27 de janeiro de 2013

Marte, o Menino Biônico


Concebido originalmente como um remake ou seqüência da série animada anterior Astro Boy (1963-1966), Jetter Mars foi exibido na Fuji Television Network em 1977, contando com um total de 27 episódios.


Enredo

No ano de 2015, Dr. Yamanoue, o Ministro da Ciência, dedica-se a construir o robô mais forte do mundo. Apesar de construído à imagem de um menino, Dr Yamanoue planeja que o robô se torne um poderoso guerreiro para ser usado para proteger o Japão. Mas, mesmo que fisicamente o robô beire a perfeição, sua inteligência artificial tem uma falha no projeto original. Incapaz de consertar essa falha, Dr. Yamanoue pede a seu velho amigo, Dr. Kawashimo, que corrija a inteligência artificial para ele. Dr. Kawashimo aceita e consegue corrigir o problema.

Dr. Kawashimo, acompanhado por sua filha robô Miri, visita o Ministério da Ciência para assistir ao nascimento do novo robô, batizado de Marte (Jetter Mars) por Dr. Yamanoue, como o Deus Romano da Guerra.

Após seu nascimento, Marte tem dificuldade de compreender a diferença entre certo e errado. Piorando a situação, Dr. Yamanoue e Dr. Kawashimo tem opiniões conflitantes sobre como marte deveria ser criado. Por um lado, Dr. Kawashimo acredita que Marte deveria aprender compaixão porque, na sua opinião, ter um coração é tão importante para os robôs quanto para os humanos. Por outro lado, Dr. Yamanoue acredita que robôs são úteis apenas se usados para propósitos militares.

No decorrer da série, Marte encara uma variedade de situações e, com a ajuda de seus colegas de escola e amigos, aprende a importância da compaixão e da simpatia.



O que você deveria saber

Embora muitos considerem Marte simplesmente uma cópia de Astro Boy, a estória é muito mais complexa.

Em 1977, Tezuka querendo continuar seu trabalho em animação, aceita um emprego como diretor no estúdio Toei Animation. Ele originalmente propôs uma série chamada Mighty Mars como um remake e/ou seqüência da versão dos anos 1960 de Astro Boy. A Toei gostou da idéia e viu nela uma série comemorativa ao 30º aniversário de Tezuka na atividade (iniciado com seu manga de 1947, 新寳島 - A Nova Ilha do Tesouro). Contudo, já que a Mushi Productions declarou falência em 1973 e os direitos de Astro Boy foram para sua empresa patrocinadora – Meiji Seika Kaisha, Ltd. – um remake oficial não poderia ser feito nestas circunstâncias.

Desta forma e, principalmente, para distanciar a obra de qualquer questão de direitos autorais com a Meiji Seika Kaisha Ltd., o título do anime foi alterado de Mighty Mars para Jetter Mars e o tema principal da série acabou focando o crescimento pessoal e o desenvolvimento moral de Marte ao invés da luta de Astro Boy para criar um mundo onde robôs e humanos poderiam viver pacificamente juntos. Ainda assim, eram notáveis algumas similiradidades que permaneceram entre as duas séries. Mari Shimizu, a dubladora original de Astro Boy dublou Jetter Mars, e Hisashi Katsuta (Dr. Ochanomizu – o cientista que restaura Astro Boy depois que Dr. Tenma o abandona) foi contratado para dublar Dr. Kawashimo. Ademais, o design dos personagens no geral é uma homenagem a Astro Boy.

Apesar do envolvimento de Tezuka no desenvolvimento inicial da série, ele não estava envolvido na direção dos episódios propriamente ditos. Toei Animation colaborou com a Madhouse e Marte é uma co-produção. Como resultado, o show foi trabalhado por muitos dos ex-funcionários da Mushi, que costumavam trabalhar para Tezuka. Akio Sugino foi o supervisor de character design e animação, e ajudou os animadores da Toei na concepção dos personagens para se enquadrarem no estilo de Tezuka.

Rintaro foi contratado como o diretor chefe de Marte, marcando seu primeiro trabalho de direção na Toei. O relacionamento entre Rintaro e a Toei o levaria a dirigir outros anime como Capitão Harlock e a Nave Arcádia (宇宙海賊キャプテンハーロック, 1978) e dois filmes de Galaxy Express 999 (1979 e 1981).

Considerado um sucesso mediano, o público teve uma recepção relativamente fria à reformulação e queria o mesmo Astro Boy dos anos 1960. Isso e a combinação de micro-diretor na Toei Animation levaram Tezuka a perder o interesse e abandonar o projeto após 27 episódios. Anos depois, após recuperar os direitos autorais de todos os seus personagens, Tezuka decidiu revisitar Astro Boy (1980-1981) – desta vez em cores, novamente sem compromissos. A série da Tezuka Productions foi um sucesso, ficando no ar por duas temporadas num total de 52 episódios.

The Last Mystery of the 20th Century

Marte até hoje não teve qualquer spin-off ou remake. Mas, fez uma recente aparição em The Last Mystery of the 20th Century (手塚治虫が消えた!?20世紀最後の怪事件~鉄腕アトムの名推理!- um especial em que Tezuka está numa mansão com todas suas criações e após seu desaparecimento, os personagens começam a procurá-lo). Ele também fez uma participação especial no jogo Game Boy Advance Game, Astro Boy: The Omega Factor. Em março de 2009, Jetter Mars foi lançado em DVD no Japão pela Avex.



Marte, O Menino Biônico - Episódio 01 por Ranger Sombra

Ficha:


Título Original: ジェッターマルス,  Jettā Marusu
Produção: 03/02/1977~15/09/1977
Episódios: 27
Produtora: Toei Animation
Emissora no Brasil: Rede Record

Fontes:
Tezuka in English
Wikipedia
Nikozon
Yes Asia

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger