domingo, 11 de novembro de 2012

O Regresso de Ultraman [1971]




Hajime Tsuburaya assume o cargo de produtor das séries Ultra em 1971 com "O Regresso de Ultraman". Após um hiato de 2 anos e meio, Ultraman finalmente retorna. Bom, não exatamente o Ultraman, mas outro herói Ultra muito parecido com ele. Composto de 51 episódios, exibidos originalmente de 02 abr 1971 a 31 mar 1972, no canal TBS de 19:00 às 19:30 h, esta série apresenta um novo guerreiro Ultra que recebeu o nome de "Shin Ultraman" ("Novo Ultraman"), se bem que ele geralmente era chamado simplesmente de "Ultraman". Em tempos mais atuais, a Tsuburaya Productions decidiu dar-lhe um nome diferente e, arbitrariamente, escolheu "Jack". Ele nunca foi chamado assim em sua própria série.

Ultraman Jack chega à Terra e une-se ao engenheiro mecânico e piloto de corridas, Hideki Goh (Jiro Dan), que foi soterrado pelos escombros de um edifício quando dois monstros gigantes, o Monstro Sugador de Óleo Takkong e o Monstro Marinho Zazarn movem seu campo de batalha das águas da Baia de Tóquio para os litorais da cidade (episódio 01 - O Ataque dos Monstros, escrito por Shozo Uehara e dirigido por Inoshiro Honda). Goh não resiste aos ferimentos e acaba morrendo. Como Hayata, antes dele, Hideki Goh funde-se com este novo Ultraman.

Protótipo do visual de Jack, com bermuda maior e ainda com o pescoço vermelho.


Em meio a essa crise, a milagrosa recuperação de Goh, que amplia suas habilidades e seus sentidos, chega ao conhecimento do G.A.M. - Grupo de Ataque aos Monstros (M.A.T. - Monster Attack Team, no original), que o convida para ingressar na equipe. O G.A.M. é parte de uma rede internacional de operações de defesa, com sede no quartel-general das Nações Unidas em Nova Iorque.

Diferente de seus predecessores, Hayata e Dan Moroboshi, Goh, de fato, tinha uma vida social fora do Grupo de Ataque aos Monstros; passando seu tempo livre com seu patrão e mentor, Ken Sakata, a irmã - e namorada de Goh -, Akiko Sakata e seu irmão mais novo, de onze anos, Jiro Sakata.

Com sua base localizada no fundo da Baia de Tóquio, o G.A.M. do Japão está particularmente equipado para lidar com as crescentes ameaças de monstros e perigosas formas de vida desta era. Mudanças climáticas, tremores de terra, distúrbios solares, experimentos com bombas de hidrogênio, a destruição da natureza, desastres cósmicos e outros fatores desconhecidos vêm à tona como fenômenos que misteriosamente afetaram ou provocaram mutações em várias formas de vida terrestres e contribuíram enormemente para esse período da história da Terra que alguns vieram a considerar como "A Era dos Monstros".



Houveram também as ameaças extraterrestres que encontraram nessa era, uma época mais oportuna na tentativa de invadir o planeta e exterminar toda a raça humana. Quando os perigos pareciam intransponíveis, o oficial do G.A.M., Hideki Goh, transformava-se no Ultraman para poder confrontar as forças que ameaçavam a felicidade do mundo. Mas, Goh carecia de uma disciplina militar mais rígida, tendo que aprender a usar suas habilidades sabiamente e agir menos egoisticamente como membro de um grupo, principalmente quando atos irresponsáveis podiam pôr em risco as vidas e propriedades de uma população inteira.

Goh é o primeiro hospedeiro humano que não precisa de um mecanismo externo para se transformar. No início da série era Ultraman quem realmente iniciava a transformação "do interior" de Goh, ou de onde quer que ele estivesse. Com o progresso da série, Goh finalmente é capaz de iniciar sozinho a transformação. No segundo episódio da série (Takong Contra-Ataca), Goh tenta se transformar por conta própria e quase acaba morto ao descobrir que não controla a transformação.

Os poderes do Ultraman Jack são, na maioria, idênticos àqueles do Ultraman original. Mas, quando o G.A.M. confronta o monstro Bemstar que resiste ao poder do Ultraman Jack, Ultra Seven retorna para ajudar seu compatriota e entrega-lhe o Ultra Bracelete, capaz de derrotar qualquer monstro do espaço (episódio 18 - Ultra Seven em Ação!). Essa arma pode ser arremessada, como o Eye Slugger de Seven, criando uma energia cortante que poucos conseguem resistir. A arma também pode ser transformada no "Ultra Defender" (um escudo), na "Ultra Lance" (lança), ou no "Ultra Cross" (bumerangue).

Isso foi muito importante para a série, pois era a primeira vez que uma série Ultra apresentava um herói de uma série anterior. Embora fosse, e ainda é, comum em outras séries japonesas, como a saga dos Kamen Riders, esse foi o primeiro incidente que possibilitaria uma série de crossovers dos guerreiros ultras. O Ultra Bracelete também foi capaz de curar o Ultraman Jack quando ele foi desmembrado num episódio.

Normalmente, Goh transformava-se num Ultraman "tamanho gigante". Numa ocasião, contudo, Goh transforma-se num Ultraman "tamanho humano", para resgatar alguns mineradores aprisionados dentro de uma caverna, e só depois assume seu tamanho gigante. Em outra situação, Goh transforma-se num Ultraman "tamanho humano" e entra num monstro para destruí-lo a partir do seu interior.

Finalmente, não só Ultra Seven e o Ultraman original, mas também Dan Moroboshi e Hayata, aparecem na segunda parte de um episódio duplo desenvolvido por Uehara (episódio 38 - Quando Brilha a Estrela de Ultra), para salvar o Ultraman Jack do plano de eliminação dos Poderosos do Espaço e de seu Monstro, Negrume. Na violenta investida dos Poderosos, Goh perde, tragicamente, a mulher que ama, Akiko e seu mentor, Sakata, que eram os principais personagens secundários até este ponto da série. Jiro sobrevive a perda ao lado de Goh, e agora é criado pela amiga Yumiko. Essa experiência com o alien Nakul e com o monstro Negrume, levaram o G.A.M. e o Ultraman Jack, às portas da destruição.



Entre os vilões Ultra já conhecidos do público que deram as caras nesta série incluem-se um dos Baltans (episódio 41 - A Vingança de Baltan Jr.) e um segundo Z-Ton (no último episódio, 51 - Os Cinco Juramentos dos Ultras).

Ultraman Jack finalmente deixa a Terra para proteger sua região natal, a Terra de Luz (M-78), que está sendo atacada. Isso deu à série um aspecto mais universal, uma grande guerra, onde a Terra era apenas um pequeno campo de batalha. Talvez a intenção, aqui, fosse introduzir a guerra Yapool que foi a base da série seguinte, Ultraman Ace.

Cena do episódio 33-34 de Utraman Taro.

Ultraman Jack retornaria nas séries seguintes para ajudar Ultraman Ace, Ultraman Taro e Ultraman Leo. Em Leo, Jack foi escalado para entregar uma misteriosa esfera para Ultra Seven, mas foi emboscado e impedido de falar por uma estranha substância que cobria sua boca. Seven e Leo resgatam Jack, e descobrem que a esfera contém um monstro amigável - Sevengar -, semelhante às cápsulas monstros de Seven. Então, Jack ajuda a salvar o dia. Suas últimas aparições, contudo, mostraram que Goh começava a sentir a perda resultante de estar permanentemente ligado a um Ultra. Ele se deu conta de que tinha abandonado tudo - família, amigos e uma vida normal - para sobreviver com Jack. Em sua aparição na série Ultraman Leo, Goh pede para Leo e Astra ajudarem-no a encontrar o Ultra Olho, o aparelho transformador do Ultra Seven, para ser reenergizado em M-78.

No episódio 52 de Ultraman Taro, sem o Ultra Bracele, com luvas e botas vermelhas (!?)

Inoshiro Honda, consagrado diretor dos filmes da Toho, talvez mais conhecido pelos primeiros filmes da série Godzilla, dirigiu cinco episódios de "O Regresso de Ultraman", a saber:

  1. Episódio 01 - O Ataque dos Monstros (com o Monstro do Óleo Takkong, o Monstro de Lama Zazarn e o Monstro Marinho Arstron/Earthstron);
  2. Episódio 02 - Takkong Contra-Ataca;
  3. Episódio 07 - Operação: Arco-Íris (com o monstro transparente, Gorbagos);
  4. Episódio 09 - S.O.S. Monstro da Ilha (com o Monstro Medieval, Dungar); e
  5. Episódio 51 - Os Cinco Juramentos dos Ultra! (com o segundo Dinossauro Espacial Z-Ton e o Monstro Morcego).

Esta série apresenta os designs de Nokikatsu Ikeya que contribuiu também para os designs de Ultra Seven ao lado de Narita. O arranjo de Toru Fuyuki foi acompanhado pelos arranjos musicais da música tema de Koichi Sujiyama que, mais tarde, comporia a trilha sonora para Godzilla vs. Biollante (1989) da Toho, e foi interpretada pelo próprio Jiro Dan. O ator Susumu Fujita apareceu na série como o Diretor Chefe da Defesa Terrestre Kishida, e o episódio 34 - Um Novo Tipo de Vida, foi desenvolvido a partir da idéia de uma estória criada por um estudante japonês secundarista, de 16 anos, que impressionou a Tsuburaya Productions.

Esse episódio trabalhou com o conceito de criação de vida artificial que surgia da síntese entre vida animal e plantas. O resultado desta mutação, o monstro Leogon, podia cruzar as águas do Lago Ashino. Em 1985, o mesmo fã que imaginou esse episódio de O Regresso de Ultraman, um jovem chamado Shinichiro Kobayashi, enviou a idéia de uma estória para o comitê de estórias de Godzilla, que estava à procura de um novo conceito para o próximo filme do Grande G. Seu roteiro despertou novamente grande entusiasmo e foi finalmente selecionado como a premissa para Godzilla vs. Biollante, que, curiosamente, também se baseava no conceito de sintetização de plantas e vida animal, com o Lago Ashino desenvolvendo um importante papel na trama. Apesar dos maiores índices da TV japonesa pertencerem a seus predecessores Ultra, o Regresso de Ultraman encontrou sua própria legião de fãs e contribuiu para o ulterior desenvolvimento das séries Ultra, além de outras séries que também apresentavam super-heróis gigantes.



Curiosidades:

  1. Hideki Goh foi dublado por Ionei Silva, que fez as vozes do Tutubarão, Guzulla, Mestre dos Magos (Caverna do Dragão), Baretta, Cliffjumper (Transformers), Avesso (Carangos e Motocas) e o Tamanduá (A Formiga e o Tamanduá), entre outros papéis...
  2. Ocorrem algumas incoerências nesta série. No primeiro capítulo, por exemplo, Goh cita que deseja buscar sua mãe e, ao longo da série, nenhuma outra referência é feita a ela. Ainda no primeiro episódio, são usadas armas laser que depois, sem explicação, passam a ser armas comuns da década de 1960. E como disse meu bom amigo Carlos Souza: "Quando foi que Jiro Sakata aprendeu os Cinco Juramentos Ultra?"
  3. Goh aparece no episódio 52 de Ultraman Taro no qual o alien Dorobon rouba o timer colorido de Jack. Estranhamente, Ultraman Jack é retratado com botas e luvas vermelhas. Ele também está sem o Ultra Bracelete (o_O !?)
  4. Eiichi Kikuchi (菊池英一) era o dublê do Ultraman Jack e fez uma figuração no episódio 45 de Ultraman Mebius, o mesmo episódio que aparecem Hideki Goh e Jack.
Jiro Dan e Eiichi Kikuchi em Ultraman Mebius

"Ultraman perdeu à sua maneira, mas o coração de Hideki Goh, forte como o sol, continuará a viver nos corações deste garoto e desta moça! Adeus, Hideki Goh! Adeus, Ultraman!" (narração final de "Os Cinco Juramentos dos Ultras!")


Episódio on line



O Regresso de Ultraman por Ranger Sombra


Ficha

Título Original: 帰ってきたウルトラマン, Kaettekita Urutoraman
Produção: 02/04/1971~31/03/1972
Criação: Hajime Tsuburaya e Susumu Saito (coordenadores)
Episódios: 51
Produtora: Tsuburaya Productions
Trilha Sonora: Toru Fuyuki
Emissoras no Brasil: Tupi e SBT

Elenco:


Episódios






Fontes:
GRAYS, Kevin. Kaiju Fan Online: The Fantastic Worlds of Tsuburaya Television.
Ultraman "Jack". Who is Ultraman.
Hyes Tyc Edu
Tokusatsu Wikia - Ultraman Taro



3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns. Muito bom site. Cheio de informações.

Interessante na foto acima, Dan cumprimentando Hayata, o fato de a arma no coldre de Hayata ser do esquadrão ultra! Falha do continuista?

Um abraço.

Unknown disse...

ADORO O GOL DO ULTRAMAN SE PUDESSE CONHECE-LO NEM SEI...... ASS MAE DO ROBSON

Unknown disse...

GOSTARIA Q O ATOR JIRO DAN VIESSE AO BRASIL PARA CONHECER MINHA MAE

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger