terça-feira, 13 de novembro de 2012

Os Smurfs



A maioria dos americanos se lembra dos Smurfs como um fenômeno da animação dos anos 1980, que surgiu de um fenômeno da propaganda dos anos 1970, que saiu do "nada". Mas na verdade, não foi exatamente do "nada" que veio a mercadoria. Foi na Bélgica, onde, na publicação de 23 de outubro de 1958, da famosa revista de quadrinhos Spirou (de língua francesa), que os Smurfs fizeram sua primeira aparição.
Johan et Pirlouit
Les Schtroumpfs, como são conhecidos na França, foram introduzidos pelo cartunista Pierre Culliford (mais conhecido como Peyo) como eventuais personagens de apoio em sua série, Johan et Pirlouit (Peewit nos EUA), apenas como uma tribo de minúsculos duendes azuis que corriam alegremente pela floresta. Como Popeye, Pica-Pau, e outros personagens secundários, essas minúsculas criaturas acabaram por se tornar estrelas.

Durante os anos 1960, suas aventuras foram reunidas na forma de um álbum. Esses álbuns foram vendidos por toda a Europa, facilmente traduzidos porque os Schtroumpfs diziam muito pouco além de "Schtroumpf" - um amontoado de letras razoavelmente pronunciáveis em qualquer idioma e uns poucos sons do tipo schtroumpf-algo, e o trabalho estava pronto.  Em inglês, era "Smurf".


O licenciamento da mercadoria veio em seguida - de todo tipo possível, porque os carinhas azuis eram adorados pelos europeus de todas as nacionalidades e idades. Finalmente eles chegaram à América, apesar de seus álbuns nunca terem sido publicados por aqui. No final dos anos 1970, os Smurfs estavam por toda parte - inclusive alguns de seus álbuns, finalmente foram reimpressos em inglês. Era inevitável que algo tão simpático e tão popular não acabasse nas Saturday Mornings (manhãs de sábado) da TV, e realmente, a NBC estreou a versão Hanna-Barbera em 12 de setembro de 1981.

Não era a primeira vez que os Smurfs ganhavam uma versão animada. Isso aconteceu anteriormente em "The Smurfs & the Magic Flute" (Os Smurfs e a Flauta Mágica), exibido na Bélgica em 1976, mas que não aportou em nosso litoral até 1983. Mas foi a animação da Hanna-Barbera que transformou os ex-personagens secundários num fenômeno mundial. É também o desenho que revitalizou a Hanna-Barbera, que estava num colapso criativo e comercial, e elevou os índices da NBC. Não foi uma carreira meteórica, mais de 200 episódios foram produzidos, e levados ao ar por quase uma década. Houve também especiais dos Smurfs para cada feriado, e dois para o Natal.

Os Smurfs eram um grupo de criaturinhas azuis que moravam em casas-cogumelo na Vila Smurf. Cada Smurf tinha um nome baseado em suas particularidades mais óbvias, assim, tínhamos o Smurf Curioso, que vivia bisbilhotando a vida das outras pessoas; Smurf Robusto, o mais forte; Smurf Soneca, que estava sempre preparado para tirar um cochilo, etc.. Eles eram liderados pelo Papai Smurf, que como podíamos notar por sua barba branca, era o mais velho do pedaço, no alto de seus 543 anos, mas ele não aparentava ter mais de 530. Smurfette era a única mulher.

Tudo seria uma maravilha na vida de nossos amiguinhos, não fosse o perverso Gargamel, um feiticeiro que passava os seus dias tentando capturar as minúsculas criaturas, para utilizá-las numa poção mágica. Cruel (no original, Azrael), o gato de estimação de Gargamel, ajudava o vilão, sempre à procura de um lanche smurfilicioso. Outros humanos apareciam de vez em quando. Na verdade, até Johan e Peewit, os astros originais dos quadrinhos de Peyo, deram as caras no desenho. Ao longo dos anos, o elenco foi aumentando com a chegada do Bebê Smurf, Vovô Smurf e cinco Smurfinhos, que voltaram no tempo para ficarem mais jovens, e muitos outros. No total, existiam pouco mais de 100 Smurfs.

Apesar da grande popularidade, os Smurfs receberam algumas críticas. Alguns adultos consideravam o programa muito machista no uso da única personagem feminina original, Smurfette, que foi criada por Gargamel como uma forma de enganar e seduzir os outros Smurfs. Em resposta às críticas, a sedutora Smurfette foi transformada na criatura doce e adorável que nós conhecemos, graças a uma mágica do Papai Smurf, e depois de algumas temporadas, vieram mais Smurfs do sexo feminino, como Sassette.

Uma das melhores e inesquecíveis recordações do programa era o uso da palavra "smurf" em todo tempo verbal e construção possível. Por exemplo, não era difícil ouvir um Smurf dizer algo do tipo: "Está um dia tão smurfy, acho que vou smurfar no Lago Smurf." E os comediantes americanos viram nisso uma boa fonte de gozação.

Mas aqueles que assistiam ao programa encontravam nos Smurfs paixão, encanto e diversão. O programa também proporcionava mensagens de moral aos jovens telespectadores, em fatos normais, tais como lidar com deficientes físicos e relações interpessoais. Nos anos 1980, se um desenho não fosse aprovado pelo Parent Action Groups (Associação dos Pais) ele nunca seria levado ao ar. Graças a suas inúmeras virtudes, os Smurfs receberam vários prêmios, incluindo dois Emmys (no Brasil seria algo como o Troféu Imprensa) como série de destaque no entretenimento infantil e, em 1987, por um programa anti-drogas, onde o Smurf Poeta vira um viciado depois de esfregar a bola de cristal de uma bruxa, necessitando da ajuda do Papai Smurf e da turma pra superar seu problema.

Em 1989, numa tentativa de salvar o programa que estava no ar há quase uma década, os produtores fizeram nossos amigos deixarem a Vila Smurf para visitar várias épocas e lugares. Os fãs acabaram smurfando fora. O desenho foi cancelado após essa temporada. Os dias mais gloriosos dos Smurfs como super astros ficaram para trás, mas eles continuam por perto, na forma de camisetas, canecas, DVDs, vídeo games e livros de colorir. Isso prova que eles deixaram de ser um "fenômeno da mídia" e passaram a ser uma "adição permanente da nossa cultura".


No Brasil, poucos episódios dos Smurfs foram lançados em vídeo. O sucesso dos Smurfs fez com que a Hanna-Barbera aproveitasse a idéia na construção de outras criaturinhas, os Snorkels, que também já foram exibidos no Brasil. Smurfs e Snorkels chegaram a se revezar como a primeira atração do infantil "Xou da Xuxa", nos anos 1980. Os Snorkels foram vistos pela última vez na Rede TV! e os Smurfs estão fora da mídia há um bom tempo...

Personagens




Os Smurfs - Chamando o Dr. Smurf por Ranger Sombra



Abertura Brasileira


"Há muitos e muitos anos, no coração da floresta havia uma vila escondida, onde moravam minúsculas criaturas, chamavam-se a si mesmos de Smurfs. Eram muito bons, mas existia também Gargamel, o feiticeiro perverso. Ele era muito mau.

A floresta ainda existe e se prestarem atenção, vocês ouvirão os gritos do Gargamel. Se vocês forem bonzinhos, conseguirão dar uma olhadinha nos Smurfs."


Ficha

Título Original: The Smurfs
Produção: 12/09/1981~02/12/1989
Episódios: 421
Produtora: Hanna-Barbera

Fontes:
80sChildren
Smurfs.com 
Toonopedia

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger