quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O Poderoso Hércules


       "O Poderoso Hércules" foi um desenho animado produzido pelo cartunista Joe Oriolo (que também produziu o desenho "Johnny Cypher" e a versão feita para a TV em 1958 do Gato Félix) para um estúdio pouco conhecido chamado "Adventure Cartoons" em 1963; a animação era bem simples, mas o desenho era muito divertido e cheio de criaturas mitológicas dos mais variados tipos, retratando muito bem o mundo maravilhoso da Grécia antiga.


Hércules e seu anel mágico

       A história começa no alto do Monte Olimpo, lar de todos os deuses gregos, durante uma disputa entre Hércules e seu melhor amigo Tycius, para que o poderoso Zeus, pai de Hércules, premiasse o guerreiro mais forte; Hércules vence a disputa e, como recompensa, pede a seu pai que lhe permita descer ao mundo dos mortais, porque lá havia muitas pessoas boas que precisariam da sua ajuda; Zeus alerta Hércules que, ao descer a superfície, ele perderia sua super força e também sua imortalidade, mas o forte guerreiro decide ir assim mesmo, então seu pai lhe dá de presente um anel mágico, assim bastaria erguê-lo para o céu que sua super força poderia ser usada no mundo dos mortais; logo no primeiro episódio, Hércules conhece uma jovem loira e exageradamente peituda chamada Helena, habitante de uma aldeia que vivia aterrorizada por um malvado gigante chamado Karkas; ao derrotar o poderoso Karkas em uma luta, Hércules conquista o amor da jovem Helena e também o respeito e a admiração de todos os habitantes do Reino de Cállidon, governado por um jovem rei chamado Dorian; no decorrer dos episódios, surgem novos personagens como o centauro Newton (um garoto que da cintura para baixo tinha corpo de cavalo e torna-se o melhor amigo de Hércules, passando a acompanhá-lo em todas as suas aventuras) e o pequeno sátiro Toot (um menino de cabelos verdes e chifrinhos na cabeça, que tinha o corpo da cintura para baixo coberto de pelos e com patinhas de bode).


Hércules e Newton, seu amigo inseparável

       Sempre que Hércules chamava Newton, o simpático centauro respondia dizendo seu famoso bordão (sou eu, sou eu!) e Toot não falava, apenas comunicava-se tocando sua gaitinha; Helena também se torna amiga de Newton e Toot e vive dando suas investidas para cima do Hércules, mas ele parece não corresponder aos sentimentos da garota; os principais vilões do desenho são um bruxo diabólico chamado Dendalus, uma feiticeira malvada e invejosa chamada Guilhermina, que morre de inveja da beleza da Helena e a "Máscara de Volcano", uma enorme máscara metálica que parecia possuir vida própria e transformava qualquer pessoa que a usasse em um ser perverso e possuidor de uma força incrível.


o jovem Newton parece ter uma quedinha pela Helena, mas ela só tem olhos para o Hércules

       Sempre que Newton ou Helena estavam em apuros, o centauro apontava uma luz refletida de sua "pedra de opala" em direção ao Monte Olimpo e Hércules então descia de sua morada para ajudar seus amigos, mas frequentemente, Hércules também era avisado por um vidente ancião chamado Dodonus, que o mostrava através de sua pedra mágica quando alguém estava em apuros no mundo dos mortais; além dos vilões Dendalus e Guilhermina, Hércules também lutava contra famosos seres da Mitologia Grega, como o Minotauro, a Medusa, a Hidra e o Grifo, e havia ainda outros seres mágicos que eram aliados de Hércules, como o cavalo voador Pégaso; geralmente, no final de cada episódio, Hércules subia de volta ao Monte Olimpo levando Dendalus ou Guilhermina arrastados e dava seu grito de guerra: "OLÍMPIAAAAA!!!!!!


aqui, Hércules luta contra o gigantesco Grifo


o perverso Dendalus, principal vilão da história


a diabólica bruxa Guilhermina e Elvira, seu pássaro cheio de truques sujos


o pequeno Toot e sua gaitinha de dois pinos


nesse episódio, Dendalus usa o "Cetro da Medusa" para transformar Helena e outros habitantes do Reino de Cállidon em estátuas de pedra, mas Hércules quebra o cetro, derrota o malvado bruxo e consegue fazer com que seus amigos voltem ao normal.

       No Brasil, o desenho estreou pela TV Tupi na década de 60 com a dublagem em português feita pelo estúdio paulista AIC/SP, foi exibido pela emissora até o fechamento da mesma pelo governo militar em 1980 e depois desapareceu da TV aberta brasileira durante longos anos; na década de 90, voltou a ser exibido pelo SBT, porém com uma nova dublagem, e com essa mesma dublagem também foi exibido pelos canais a cabo Cartoon Network e Boomerang.

7 comentários:

Unknown disse...

boa noite.estou editando videos de desenhos antigos com otima qualidade. voce faz trocas. eu tenho varios. meu email para contato é fabiusvalentis07@hotmail.com. tenho coleçao complete de as novas aventuras de he-man original. comprei na saraiva.

Unknown disse...

voce tem todos os episodios de super amigos 1973 com wendy, marvin e super cão completa. eu tenho interesse. e super amigos 1977 (the all-new super friends hour). eu tenho episodios em ingles com otima qualidade pra editar. ou vc pode me vender dentre outros episodios tenho silverhalks 65 episodios otima qualidade em ingles

marcello rego disse...

miltommmmmm. eh eh eh .gostava muito deste desenho na época. gostava de uma irmá de uma colega que sentava ao meu lado no primário. ficava imaginando feitos heróicos ao som da música da abertura . por sinal grande música interpretada por johny nash ;

marcello rego disse...

era newton ou milton ??? esse negócio de mudar a dublagem acaba com a memória afetiva

Emerson Fernandes disse...

lhegal! urubu,Zeca.

Cristina disse...

Nossa lembro muito desse desenho. Assistia sempre.
Sempre quis assistir de novo.
Amei encontrar.

Unknown disse...

alguém tem a letra da música tema do desenho?

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger