quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Danger Mouse



Danger Mouse é uma série animada britânica que foi produzida pela Cosgrove Hall Films para a Thames Television. O personagem título, um rato Inglês, é o menor agente secreto do mundo. Pena Forte (Penfold) é o parceiro hamster do herói. Juntos, combatem os planos malignos do sapo Barão Silas Costa Verde (Baron Silas Greenback) que usa suas invenções diabólicas para tentar conquistar o mundo. O programa é uma clara paródia aos espiões britânicos, particularmente James Bond e a série Danger Man, que estrelava Patrick McGoohan. A animação foi ao ar no Reino Unido de 28 de setembro de 1981 a 19 de março de 1992, num total de 10 temporadas.


O herói usa um tapa-olho e tem no peito estampadas as iniciais “DM”. Isso acabou dificultando a adaptação em alguns países, já que uma tradução literal das palavras "Danger" (Perigo) e "Mouse" (Rato) nem sempre mantinham aquelas iniciais. Na versão Escocesa, por exemplo a série (e o herói) era chamada de Donnie Murdo (dois nomes que não tem nenhuma ligação com Danger/Perigo ou Mouse/Rato).


Danger Mouse faz o estilo James Bond, um herói super arrogante que nem sempre é consciente do que está acontecendo. Pena Forte é o tipo Dr. Watson, inteligente mas extremamente covarde. E Costa Verde é o perfeito Bond-vilão, sempre arquitetando planos bem-elaborados para governar o mundo e que acabam indo por água abaixo quando Danger Mouse entra em ação.


Embora todos os personagens na série sejam animais, as aventuras de Danger Mouse parecem acontecer no mundo humano; há vários exemplos de Danger Mouse (um rato comum) caminhando entre humanos de tamanho natural. Isso ficou menos consistente no decorrer da série, com episódios apresentando os personagens no tamanho de seres humanos. Há também ocasiões em que o elenco interage com seres humanos, como quando Duckula tenta controlar a mente dos Membros do Parlamento e no episódio “Trip to America”, onde Danger Mouse e  Pena Forte, interagem com um texano.


Como um desenho de dez minutos necessitava de 2000 desenhos, para cortar custos, a série fazia uso freqüente de cenários repetidos e seqüências “no escuro” (aquelas famosas cenas, com fundo preto onde só se enxergam o branco dos olhos ou no caso de Danger Mouse, apenas um olho). Um cenário recorrente para os episódios era o “Pólo Norte” – escolhido porque os fundos brancos, cobertos de neve necessitavam de pouca pintura e cores.


Com o sucesso do personagem, o atrapalhado Conde Duckula, ganhou sua própria série animada. No Brasil, foi exibido pela Rede Record nos anos 1980, com dublagem da Herbert Ritchers, apresentando as vozes de Nelson Batista (Danger Mouse), Orlando Drummond (Pena Forte), João Jaci (Costa Verde) e Silvio Navas (narrador).

Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger