quinta-feira, 17 de abril de 2014

Sentinelas do Espaço



Sentinelas do Espaço (Space Sentinels, originalmente intitulada The Young Sentinels e rebatizada no meio de sua única temporada) é uma série animada produzida pela Filmation que estreou na rede americana NBC em 10 de setembro de 1977 e teve 13 episódios de meia hora. A série foi considerada "à frente do seu tempo" graças ao seu elenco principal racialmente diversificado.

Astrea foi a primeira super-heroína negra a aparecer numa série animada dos Saturday Morning Cartoon. Na animação, os personagens da mitologia romana Hércules e Mercúrio unem-se a Astrea - uma das mais respeitadas e estimadas deusas da mitologia grega -, para formar um grupo de super-heróis incumbidos de proteger a humanidade.



A história contava as aventuras de três jovens que foram removidos da Terra, levados para outro planeta e receberam super poderes. Depois, retornaram à Terra para ajudar o povo a desenvolver-se naturalmente sem qualquer interferência de forças externas.

Hércules era o Sentinela dotado com a força de cem homens. Astrea recebeu a habilidade de transformar-se em qualquer criatura viva. Mercúrio ganhou o dom da velocidade e era tão rápido que poderia igualar a velocidade da luz. Mercúrio era o comediante e Astrea parecia ser o cérebro do grupo e mantinha os outros dois na linha.

Astrea tomava a maioria das decisões levando a crer que fosse a líder do grupo. O trio era guiado por Sentila Um - um super computador que projetava uma cabeça holográfica sempre que desejava se comunicar.


A base das Sentinelas era uma nave espacial oculta no interior de um vulcão extinto (Homem-Pássaro!?) que era monitorada por um andróide chamado MO (Maintenance Operator). Logo no primeiro episódio "Morpheus", descobrimos que nossos heróis não foram os primeiros Sentinelas. Antes deles, houve Morpheu, um sentinela que recebeu os poderes de todos os três e que se voltou para o mal, planejando dominar o Universo.


Sentinelas é uma produção típica da Filmation, com o constante reaproveitamento de cenas/seqüências. No entanto, as nuvens de fundo são impressionantes.


.:: MITOLOGIA ::.

- Hércules é o nome em latim dado pelos antigos romanos ao herói da mitologia grega Héracles, filho de Zeus e da mortal Alcmena. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ou Garanus, e que é famoso por sua força.
- Astréia ou Astrea é filha de Zeus e Temis. Tanto ela quanto sua mãe são personificações da justiça. Ela pregava a sabedoria e ensinava aos homens atividades caseiras, como caçar, plantar, entre outras.
- Mercúrio, correspondendo a Hermes na mitologia grega, era filho de Júpiter (Zeus) e Bona Dea. Ele era o deus dos viajantes, ladrões e do comércio, sendo também, a personificação da inteligência.




Ficha Técnica

Título original: Space Sentinels (originalmente,  The Young Sentinels )
Produção: 10/09/1977~23/12/1977
Episódios: 13
Produtora: Filmation
Emissora no Brasil: Record

Fontes:
Little Gems
Whinsy Demon
Wikipedia - Space Sentinelas
Wikipedia - Astreia
Wikipedia - Hercules
Brasil Escola - Mercúrio
Super Friends Wiki

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger