terça-feira, 29 de abril de 2014

Esquadrão Resgate



“Esquadrão Resgate” (Chopper Squad, lit. Esquadrão Helicóptero) é uma série australiana centrada num trio especializado em resgates de helicóptero. É dito que a série serviu de inspiração para “S.O.S. Malibu” (1989-1999), sendo que a última não possui nenhum helicóptero. Ambas as séries retratavam a vida no verão com generosas quantidades de sol, surf, areia, garotas de biquíni e habilidosas cenas de ação.

Um episódio piloto de 90 minutos foi feito pela TEN-10 Sydney em abril de 1976 e veiculado em novembro de 1976. O produtor do piloto foi Roger Mirams, famoso criador de muitas séries infantis, entre elas The Magic Boomerang, The Terrible Ten e Adventures Of The Seaspray. Mirams não era estranho ao drama adulto, Spyforce e Silent Number estavam entre seus créditos. Ele tinha acabado de completar os 26 episódios da série “The Lost Islands” antes de encarar Esquadrão Resgate. Como The Lost Islands também foi produzida pela 0-Ten Network, muitos membros da equipe continuaram no novo projeto.



As atividades do esquadrão resgate se passavam nas praias do norte de Sydney. O piloto foi escrito por Everett de Roche e dirigido por Simon Winder, ambos tinham extensa experiência em vários dramas australianos. Tom Greer, diretor de publicidade da TEN-10 Sydney disse “Eles usarão várias locações externas o que sempre é um risco, por conta do tempo. Haverá apenas duas a três filmagens em estúdio.”

Dennis Grosvenor interpretou Jebbie Best, principal membro do trio. Se você acha esse nome estranho, não é o único: numa cena do episódio piloto quando Jebbie é apresentado, ele recebe a resposta “Jebbie – que tipo de nome é esse?” Eric Oldfield aparece como Phil Hardy, o segundo membro da equipe. O terceiro é Rober Coleby, que interpreta Barry Drummond, o piloto do helicóptero.



Como muitas séries, houve mudanças entre o piloto inicial e a série. Roger Mirams não estava mais envolvido e a série passou a ser produzida pela Reg Grundy Productions. Isso foi resultado de uma mudança de administração na 0-Ten Network, e as políticas internas concomitantes (um fator que também contribuiu para atrasar a produção da série por mais de um ano). Três atores do piloto não continuaram na série - Rebecca Gilling, Max Osbiston e Tony Bonner. O sobrenome de Phil mudou de Hardy para Traill. O americano, Howard Leeds, produziu os cinco primeiros episódios, e os restantes foram produzidos por Don Battye.

A característica mais marcante de “Esquadrão Resgate” é o trabalho dos dublês. A natureza da série – trabalho de resgate num helicóptero – permitia muito espaço para cenas de ação. Dennis Grosvenor e Eric Oldfield sempre insistiam em fazer suas cenas, geralmente contra a vontade do produtor. “Eu tinha que brigar com eles todo o tempo”, disse o produtor Don Battye. “Todos os três queriam se envolver profundamente em suas próprias cenas. Eu admiro o entusiasmo deles, mas eu queria ver se iam aguentar até o fim da série.” Uma cena, em particular, que Dennis fez questão de fazer e o produtor recusou terminantemente, acabou com o dublê quebrando o tornozelo.

As sequencias na água em Sydney sempre representaram um problema potencial com tubarões – algumas cenas próximas a Palm Beach foram filmadas numa área que os pescadores locais conheciam como “beco tubarão”. Um dublê com equipamento de mergulho, muitas vezes Rangi Nicholls, normalmente era enviado para vigiar os tubarões durante essas filmagens. “E o que ele costumava carregar era uma faca Bowie”, comentou Dennis Grosvenor. “Que diabos aquilo faria contra um tubarão sanguinário?!”

A Paramount Pictures comprou os direitos de distribuição mundial da série, que foi vendida para 16 países e mostrou ser muito popular no exterior, particularmente no Japão e países asiáticos. Mas, ao contrário do sucesso no exterior, “Esquadrão Resgate” fracassou localmente, com média de 12 pontos de audiência.

Talvez a última palavra deva ser de Dennis Grosvenor, que disse em sua entrevista a TV Eye: “Eu não me importo muito se as pessoas dizem que Esquadrão Resgate era brega. Você tem que lembrar que era 1977, e não foi feita para graduados em artes ou pessoas com graduação em literatura inglesa – foi feita para crianças e adolescentes. E em comparação com S.O.S. Malibu, que tem milhões de dólares investidos nela e está sendo feita atualmente, não se saiu mal de todo.”

Robert Coleby pode ser visto no papel de Cap. Philip Horton na produção Fantasma (The Phantom, 1996) estrelada por Billy Zane.


Esquadrão Resgate por Ranger Sombra [Audio Joãoe Pri]

Ficha técnica

Título original: Chopper Squad
Produção: 05/11/1976~18/02/1979
Episódios: 26
Produtora: Australian Corp
Emissora no Brasil: Globo

Fontes:
Wikipedia
Classic Australian Television: Chopper Squad

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger