segunda-feira, 28 de abril de 2014

Caso Médico



Caso Médico (Medical Story) é a versão "Police Story" da medicina. Do mesmo criador de Kojak (1973-1978), Abby Mann, a série fez sua estréia com um piloto de duas horas, numa terça às 21:00h, mostrando a luta de um médico-residente idealista (interpretado por Beau Bridges) contra um ginecologista (Jose Ferrer) que pretende fazer uma histerectomia - operação para retirada do útero - desnecessária numa jovem atriz. O produtor executivo / escritor Abby Mann disse ter baseado essa história na experiência quase fatal de sua esposa, Harriet Karr, que interpreta a atriz doente Fritzi Donnell. Os episódios subsequentes tiveram uma hora de duração, exibidos terças, às 22:00h, pela NBC.

Mann ganhou numerosos prêmios por seus roteiros, incluindo um Oscar por “O Julgamento de Nuremberg” (1961) e um Emmy por “The Marcus-Nelson Murders” (telefilme de 1973). Além de guiar o desenvolvimento de “Caso Médico”, Mann foi encarregado de escrever a minissérie “King” (1978) baseadoa na vida de Martin Luther King e um filme que trataria dos eventos do Massacre de Wounded Knee (massacre de nativos americanos ocorrido em  29/12/1890).

Com “Caso Médico”, Mann pretendia focar no lado humano da profissão médica, contando as histórias dos homens e mulheres que a praticam. “Eu pretendo apresentar médicos como eles realmente são – seres humanos completos”, diz ele. “Mostraremos suas vidas, conflitos, preocupações, pressões, fraquezas e seus esforços”. Muitas das histórias se passarão num hospital da cidade grande, mas outras podem se passar num escritório médico ou num cenário rural.


Médicos especialistas em várias áreas da medicina foram entrevistados para idéias de estórias e serão consultados para assegurar autenticidade. “Eu gostaria de pegar os clichês e explorá-los – há uma porção deles na medicina -, questioná-los”, explica Mann.

“Fazer esta série também é muito mais fácil hoje porque há um grande consenso de pessimismo na população. Isso torna mais fácil para um escritor criar um personagem bem-sucedido a partir de uma natureza insensível. Também é muito interessante nestes dias ter um final infeliz.", completa Mann.

Esta foi uma série de antologia, ou seja, uma série que apresenta uma história e um grupo de personagens diferentes a cada episódio.

Ficha técnica

Título original: Medical Story
Produção: 04/09/1975~08/01/1976
Episódios: 12
Produtora: David Gerber Productions, Columbia Pictures Television

Fontes:
Wikipedia
TERRACE, Vincent. Encyclopedia of Television Shows, 1925 through 2007. 5241 - Medical Story, pag. 980.
Encyclopedia  Jrank: Medical Story
Google News: The Pittsburgh Press - 31 ago. 1975, pag. 56/115.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger