terça-feira, 28 de maio de 2013

O Príncipe Dinossauro



Em 1967, a P-Productions (VINGADORES DO ESPAÇO, SPECTREMAN) lança sua segunda série de TV: O Príncipe Dinossauro (Kaiju Ouji, Príncipe Monstro). Esta série de 26 episódios reúne elementos de Tarzan - criação de Edgar Rice Burroughs -, o charme pré-histórico dos dinossauros e como ingrediente extra: invasores do espaço.


A estória inicia com um avião sobrevoando o Oceano Pacífico. À bordo, o Professor Ito (Ibuki) e sua esposa, Asaki, divertem-se com seus gêmeos recém-nascidos: Toshio (Takeru) e Minoru (Mitsuru). Abaixo do avião um vulcão surge na superfície do oceano, entrando em erupção. O monólito incomum tem um brilho branco que parece puxar o avião para fora do céu, fazendo com que mergulhe no oceano. O professor e sua esposa conseguem um bote salva-vidas, mas, infelizmente, um dos gêmeos desaparece. De repente, o jato explode num inferno de chamas, deixando os jovens pais sem esperança de encontrar seu filho perdido. Dez anos se passam, o casal Ibuki se muda juntamente com seu filho Minoru e sua irmã caçula, Ishima. O Professor Ibuki investigava ondas sísmicas provenientes da área vulcânica que agora é uma ilha em pleno desenvolvimento. Enquanto isso, um barco de pesca fica preso numa forte tempestade sendo tragado pelas altas ondas e afundando. O único sobrevivente atinge a costa da nova ilha paradisíaca que floresce com flora e vida animal. O pescador, ainda surpreso, consegue se levantar e caminhar. Ele se depara com enormes crateras no chão e logo percebe que são pegadas gigantes! Faminto, ele continua sua exploração e usa sua faca para fazer uma lança. Finalmente, ele avista um pássaro, mas quando está prestes a abatê-lo, um bumerangue zune e leva seu jantar. Um menino pega o pássaro e sai correndo. O pescador estupefato ao ver um menino no meio da selva, persegue o jovem e acaba dando de cara com o dono das pegadas gigantes. O gigante pré-histórico (Brontossauro, também chamado de Apatossauro) atravessa a selva, tentando exterminar o pescador que parecia ameaçar o garoto. O menino aparece novamente com uma versão mais jovem do primeiro dinossauro, conhecido como Nessie (ネッシー) e tenta acalmar a situação. O pescador chega à costa encontrando seu bote e escapa da morte certa. Um navio da Marinha resgata o homem em estado de choque, que reconta os eventos que aconteceram na ilha.

A história logo ganha as manchetes dos jornais, chegando até à família Ibuki. Tudo indica que Toshio, seu filho perdido, sobrevivera após todos esses anos. Para piorar a situação parece que um objeto semelhante a um cometa se dirige para a Terra, em direção à ilha. Toshio vê em primeira mão que o projétil não é um cometa, pelo contrário, é uma invasão alienígena. Enxames de criaturas parecidas com gárgulas caem do céu, armadas com armas laser e mísseis. Toshio solta um grito ao estilo Tarzan, convocando a ajuda de seus amigos dinossauros. Armado somente com seu bumerangue, Toshio surpreende os invasores e consegue afastá-los, que batem em retirada. Na manhã seguinte, os alienígenas retornam preparados e esboscam Toshio. Uma vez mais, ele chama seu amigo dinossauro que chega e combate a ameaça, mas a poderosa fera não é páreo para o armamento alienígena e infelizmente morre na batalha. Toshio e Nessie conseguem escapar, mas a perda de seu amigo gigante entristece-os profundamente. No dia seguinte, um grupo de pesquisadores liderados pelo Professor Ibuki chega na ilha junto com um Esquadrão Especial Militar. Eles logo se deparam com as criaturas alienígenas e são pegos numa barreira de lasers e mísseis. Durante a batalha, Toshio e Nessie aparecem, e o Professor Ibuki fica chocado ao ver que seu filho está vivo e saudável como ele esperava. Os alienígenas logo enviam um Pteranodonte mutante à ilha. Nessie encurrala o monstro e consegue empurrá-lo de um penhasco, destruindo-o ao exalar um raio de fogo que frita o pássaro da idade da pedra. Antes que o Professor Ibuki possa impedi-lo, Toshio monta em Nessie e desaparecem na floresta.


Posteriormente é descoberto que os alienígenas vieram atrás da rica abundância de urânio na ilha. Durante a série, Toshio e Nessie combatem uma enorme variedade de ameaças pré-históricas que invadem a ilha atrás de seus recursos naturais. Mais tarde, uma segunda raça alienígena semelhante a insetos chega à Terra. Neste ponto, Nessie já cresceu ao tamanho adulto para combater um invasor mais ameaçador. Esses alienígenas têm a capacidade de ressuscitar monstros pré-históricos a partir de fosséis e ossos. Em determinado momento, eles invadem um museu e trazem o esqueleto de um Iguanadon à vida, que mais parece YONGARY, MONSTER FROM DEEP (대괴수 용가리, filme sul-coreano de 1967). A trilha sonora é uma mistura hiperativa de pop e jazz que lembra VINGADORES DO ESPAÇO. Você não consegue mover a cabeça de Nessie, construída para Takeru montar, na escala 1/1. Imagine ter isso num pátio de escola. Depois de assistir ao Príncipe Dinossauro, alguém pode imaginar de onde Sid and Marty Kroft tiraram a idéia para O ELO PERDIDO (Land of the Lost, 1974).


Fotos

Ficha Técnica

Título Original: 怪獣王子, Kaiju Ouji
Produção: 02/10/1967~25/03/1968 (TV Fuji)
Episódios: 26
Produtora: Fuji Television, Tokyo Agency e Japan Special Effects Inc.( Nihon Kabushiki Gaisha, 日本特撮株式会社) e P-Productions (a pedido da Tokyo Agengy cuidou do planejamento e efeitos especiais)
Distribuição no Brasil: Aluísio Leite Garcia
Dublagem: Cinecastro
Emissoras no Brasil: Globo (Programa do Capitão Furacão), TVS (Programa do Bozo)

Fontes:
Wikipedia - japanese
Black Sun 1987
Inseto Alpha
Blogs Yahoo!
Mofolandia
Toshi0410

1 comentários:

Unknown disse...

Interessante... posta mais episodios ai u.u

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger