domingo, 10 de novembro de 2013

Aquaman: Cast of the Angler (1984)



Arthur Curry é um Biólogo Marinho milionário que fundou o Curry Institute. Na verdade, ele é Aquaman disfarçado, tentando manter o controle sobre a atividade humana e prevenir os moradores da superfície de destruirem o oceano. Nossa estória tem início quando o perverso Angler [traduzindo: Pescador] introduz uma toxina no oceano com o propósito de chantagear a Costa do Pacífico em troca de 24 milhões de doláres. Enquanto a corajosa Katy King (interesse amoroso de Arthur) pesquisa uma anti-toxina, Aquaman usa seus recursos subaquáticos para encontrar o esconderijo secreto de Angler. Mas o vilão está um passo a frente do herói e seqüestra Katy (que acaba de descobrir a anti-toxina, claro!) enquanto se prepara para o ataque de Arthur. Quando Angler ataca, Aquaman facilmente derrota seus capangas, mas o malfeitor criou uma armadilha para ele...



A influência da série Batman (Adam West, 1966) é a força motriz por traz desse show. A razão pela qual The Cast of the Angler funciona tão bem é exatamente essa. Evidenciando ainda mais suas influências, o show chega ao ponto de ter sua própria abertura animada. Bom, você achou que Batman era um clássico campy [exagerado]? Aquaman conseguiu ter elementos ainda mais campy dentro dos seus 20 minutos de duração. Aqui temos um Aquaman que usa seus amigos peixe para os propósitos mais sinistros, o principal sofredor é a estrela-marinha que Aquaman usa como uma estrela da morte voadora. Você ouviu direito, este Aquaman não faz prisioneiros.

O principal vilão do pedaço é Angler, um cara com um chapéu de pesca e uma máscara no rosto (parecido com Weatherman do telefilme piloto da Liga da Justiça, 1997) que precisa de uma dose diária de potássio para se manter vivo. Você leu corretamente, ele é viciado em bananas e elas aparecem em todo lugar neste curta. Curioso por que não tentaram usar um vilão mais conhecido, como o Manta Negra?

The Cast of the Angler foi um projeto estudantil produzido, escrito e dirigido por Thomas Farr e Jeff Klein em 1984, enquanto freqüentavam a escola de cinema da CSUN (California State University, Northridge - uma universidade pública em Northridge, Califórnia, EUA). O filme foi produzido com a permissão da DC Comics, depois que enviaram o roteiro à Jenette Kahn (Presidente da DC COMICS na época) e contou com um orçamento de  US $ 10.000 e praticamente nenhuma equipe.

A película estrela Gordon Goodman como Arthur Curry/Aquaman, Linda Phillips como Dra. Katey King e Steve Dewinter como Angler. É algumas vezes referenciada como um piloto de TV, embora essa informação esteja incorreta. O show nunca foi lançado comercialmente e encontra-se disponível apenas através de redes de compartilhamento e cópias piratas em convenções de quadrinhos; e marca a primeira aparição live action do Aquaman.

Jenette Kahn foi convidada pela Warner Bros., em 1976 para substituir Carmine Infantino como publisher e já chegou modernizando a editora, alterando definitivamente o nome de National Periodical para DC Comics. Em 1977, foi responsável pela campanha de marketing "Explosão DC" (The DC Explosion!) onde a editora passou de 34 títulos regulares para 91. A estratégia não deu certo e devido a exigências da cúpula da Warner, as revistas deficitárias foram canceladas - "Implosão DC"-, encerrando a década com apenas 26 revistas regulares. Kahn sanou o prejuízo, instituiu o pagamento de royalties aos autores e, em 1981, assumiu a presidência da DC Comics. (GUEDES, Roberto)





Fonte:
Super Heroes Live
Grizzly Bomb
Super Heres 1970
The Unofficial Aquaman Website
Wikibin.org
GUEDES, Roberto. Mundo dos Super-Heróis. Ed. 49, pag. 9. São Paulo: Editora Europa, 2013

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger