sábado, 7 de dezembro de 2013

Taro Kid



Quando Taro Hayabusa recebe um microfilme de Kiyoshi Takamine, um homem à beira da morte, Taro se torna o alvo da organização criminosa Ghost [Fantasma, no Brasil], que mata sua mãe e irmã. Ele é recrutado pela Polícia Secreta Internacional Japonesa, unindo-se aos agentes Capitão, Polka, Yuri e Sansão.

Com Taro como seu quinto membro, eles formam os “Skyers”, um grupo formado por agentes secretos com armas super modernas, prontos (ou quase) para as missões impossíves de impedir os planos de conquista mundial elaborados por Ghost.



.:: Curiosidades ::. 
Em 1967, o Japão vivia um boom de espiões no cinema e na TV, provocado pelas filmagens de "Com 007 Só se vive Duas Vezes" (o penúltimo filme em que Sean Connery interpretou James Bond). Criado por Noboru Kawasaki em 1966, o mangá foi adaptado no ano seguinte para a TV. Talvez seja o primeiro anime contendo elementos de sentai, narrando as aventuras do grupo Skyers Five, composto de quatro membros (três homens e uma mulher) vestindo um uniforme preto e branco, seu gato de estimação e seu comandante. Skyers era baseado em cartas de baralho (J.A.K.Q. foi a verdadeira sentai baseada em cartas de baralho.) Diferente das sentais modernas, os Skyers não usavam capacetes ou cores diferentes – todos usam mais ou menos o mesmo uniforme. Na verdade, parecem mais com uma Patrulha Científica (Ultraman, 1966) do que com uma sentai. A série original teve apenas 12 episódios em P&B, patrocinados pela Bridgestone (conglomerado japonês que é a maior fabricante de pneus do mundo) e Meiji Dairies (companhia alimentícia tradicional do Japão). A seqüência, New Skyers Five (1971-792) se saiu um pouco melhor do que a primeira, terminando com 26 episódios, agora coloridos. É uma produção da Tele-Cartoon Japan ou TCJ (mudou seu nome para Eiken em 1969), a mesma responsável por Gigantor, Oitavo Homem e Príncipe Planeta.



Tarō Hayabusa / Taro Kid [隼 太郎]
Agente S5. Símbolo: Espadas. Originalmente era um homem comum. Perdeu a mãe e a irmã caçula, na explosão do avião provocada pela bomba terror de Ghost. Apenas ele sobreviveu, encontrou-se com os membros do Skyers que perseguiam a organização criminosa Ghost e em reconhecimento aos seus esforços na solução do caso, foi recrutado pelo grupo. É um exímio atirador e possui a habilidade especial de jogar cartas (de baralho) como se fossem shurikens.

Capitão [キャプテン]
Agente S1. Símbolo: nenhum. Um senhor de meia idade com uma barba característica - que lembra o Presidente Lincoln - muitas vezes tragando um charuto. Traja um terno e envia as ordens do centro de comando. É o comandante da equipe.

Polka [ポルカ]
Agente S2. Símbolo: Ouro. Homenzinho de cabeça raspada com um comportamento cômico. Pilota um calhambeque [classic car] equipado com uma variedade de engenhocas, ao lado do seu parceiro Sansão.

Yuri / Sayuri [ユリ]
Agente S3. Símbolo: Copas. A única mulher da equipe, membro de elite que atua em parceria com S5 em muitos casos. É irmã de Kiyoshi Takamine, o S5 original.

Sansão [サムソン]
Agente S4. Símbolo: Paus. O membro mais forte do grupo, dotado de uma força sobre humana que deseja mostrar o verdadeiro valor na luta contra o inimigo. Fala com um dialeto característico da região de Kyushu (sul do Japão), é muito emotivo, indo às lágrimas facilmente.

Peter [ピーター]
Aparece apenas na versão em cores (?). Taro Hayabusa escapou por pouco de um acidente aéreo, e encontrou esse filhote branco de jaguar numa ilha deserta. Ele é salvo por Taro e torna-se o mascote do grupo.



Ficha técnica

Título original: スカイヤーズ5 [Skyers Five]
Trabalho original: Noboru Kawasaki (Shonen Book, 少年ブック)
Produção: 04/10/1967~27/12/1967 // 07/10/1971~30/03/1972
Episódios: 12 (P&B)  //  26 (Cor)
Produtora: TCJ, transmitido pela TBS
Emissora no Brasil: Record, Tupi
Dublagem: A.I.C. São Paulo

Fontes:
Wikipédia - Japão
Wikipédia - Brasil
Anime Vice
kiokunokasabuta
Miyake, Marc H. The Sentai Series Manual Version 2.0

Opening Lyrics (OPテーマ)

コマンドとびだせ スカイヤーズ
ひびけ拳銃 スカイヤーズ ゴー!
平和の祈りを 弾(たま)にこめ
世界の敵を 打ち倒す
ひかる大空 ぼくらの願い
明るい未来を 明るい未来を
明るい未来を うちたてろ!
ぼくらはエース 平和のエース
スカイヤーズ ファイブ

コマンドとびだせ スカイヤーズ
とどろけタービン スカイヤーズ ゴー!
クラフト・レバーを ぐっと引きゃ
胸のエースが 風を切る
燃える太陽 ぼくらの誓い
明るい未来へ 明るい未来へ
明るい未来へ すっとばせ!
ぼくらはエース 平和のエース
スカイヤーズ ファイブ
スカイヤーズ ファイブ

2 comentários:

Fábio Pietro disse...

na descrição diz que o simbolo de polka é paus e de sansão e ouros, mas nas imagens esta invertido.

Ranger Sombra disse...

Obrigado, Fábio. Confesso que baralho não é meu forte... rs.

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger