sábado, 6 de abril de 2013

O Vale dos Dinossauros


        Produzido pela Hanna Barbera em 1974, o desenho estreou na TV estadunidense no mesmo dia e no mesmo horário que a série em live-action "O Elo Perdido" (Land of the Lost), produzida pelos irmãos Sid e Marty Krofft, que abordava o mesmo tema. O desenho misturava aventura e conhecimentos sobre arqueologia, o que o tornava uma série educativa e um dos desenhos de maior sucesso que a Hanna Barbera produziu, principalmente entre os da década de 70.


cena da abertura do desenho, em que a família Butler chega acidentalmente ao misterioso Vale dos Dinossauros durante uma expedição no Rio Amazonas

        A história começa quando o arqueólogo e professor de ciências John Butler está a bordo de um pequeno bote, explorando uma região desconhecida do Rio Amazonas com sua família, formada por sua esposa Kim, sua filha adolescente Katie e seu filho Greg, um menino de uns doze anos, além do cachorro Digger, animal de estimação da família. Durante o percurso, o bote é "engolido" por um violento sumidouro que os leva para uma caverna subterrânea e os atira em um mundo hostil habitado por gigantesca feras pré-históricas, um "mundo que o tempo esqueceu" habitado por povos humanos primitivos, dinossauros de todas as espécies e vários outros animais pré-históricos, como mamutes, mastodontes e tigres dentes de sabre.


outra cena da abertura, em que a Família Butler é resgatada por uma família de nativos do vale

        Quando estão prestes a ser atacados por dois ferozes dinossauros, John Butler e sua família são resgatados por uma família de nativos do vale, formada pelo patriarca Gorok, sua companheira Gara, seu filho adolescente Lok e sua filha Tana, uma garotinha de uns dez anos que tem como animal de estimação uma estranha espécie de "estegossauro anão", a quem ela chama de Glump.


nessa outra cena, John Butler e sua família fazem amizade com a família de nativos que salva suas vidas

        Sem ter como sair do vale e desprovidos de qualquer meio de comunicação com o mundo exterior, a Família Butler passa a viver no vale, abrigados na caverna da família de Gorok, e a cada dia precisam lutar pela sobrevivência em meio aos constantes perigos existentes no vale, enquanto tentam encontrar um meio de retornarem ao seu mundo.


a imagem acima mostra um gigantesco brontossauro...

        

...e aqui vemos a pequena Tana e Katie

        John Butler e sua família tornam-se amigos da família de Gorok, que além de abrigá-los em sua caverna também ensinam a eles sobre as leis da tribo da qual fazem parte e os orientam sobre os perigos do vale, mas não são vistos com bons olhos pelos demais membros da tribo, que os acham "muito esquisitos"; John Butler, por sua vez, também vive ensinando a Gorok e aos outros membros da tribo sobre inventos do mundo moderno, ensinando-os a criar a roda, catapultas e até mesmo um modelo de aeroplano que John tenta usar no penúltimo episódio, para sair com sua família do vale. Nos primeiros episódios, há um "estranhamento" mútuo entre a família Butler e a família de Gorok, mas no decorrer da série a amizade entre eles se intensifica cada vez mais, o que fica evidente em um episódio em que John e sua família deixam escapar a única chance real que eles tiveram de deixar o vale no decorrer da série (quando um avião sobrevoou o vale e John conseguiu criar um meio de mandar um S. O. S.), para salvarem a vida de Gorok, que estava com a perna presa embaixo de uma árvore e prestes a ser pego por uma inundação.


        Os adolescentes Lok e Katie, apesar de pertencerem a "mundos diferentes", parecem "ensaiar" um romance em vários episódios

       Enquanto John, Kim e Katie sonhavam em encontrar um meio de sair do vale e retornarem a seu mundo, o garoto Greg, de espírito aventureiro e travesso por natureza, adorava a vida no vale e não demonstrava a menor vontade de deixá-lo, sempre se metendo em confusões na companhia de Tana (que torna-se sua amiga inseparável, mas ao contrário de Greg é uma menina muito ajuizada e vive dissimulando as travessuras de Greg), do cão Digger e do pequeno dinossauro Glump. A série termina sem que os telespectadores fiquem sabendo se a família Butler conseguiu retornar ao seu mundo ou não.


aqui vemos o cão Digger e o dinossauro Glump, que se dão muito bem apesar de pertenceremn a espécies completamente diferentes...


...e aqui vemos as duas famílias reunidas

        No Brasil, o desenho estreou em 1975 pela rede Globo, "mudando-se" posteriormente para a TV Bandeirantes, que exibiu o desenho até 1984, e depois passou a ser exibido pela extinta TV Manchete, entre 1985 e 1987; mais tarde também foi exibido pelos canais a cabo Cartoon Network e Boomerang.

GUIA DE EPISÓDIOS
- O Fruto Proibido
- Nuvem de Fumaça
- A Tartaruga
- O Pteranodon
- Elevador Improvisado
- Chuva de Meteoros
- O Que Há Lá Em Cima?
- Depois do Choque
- A Grande Dor de Dente
- Os Garotos Com Dentes de Sabre
- O Vulcão
- S. O. S.
- Fogo!
- O Voo do Papagaio
- Teste de Voo
- A Tocha

ELENCO DE DUBLADORES
- John Butler: Nílton Valério
- Kim Butler: Angela Bonacci
- Katie Butler: Marlene Costa
- Greg Butler: Rodinei Gomes
- Gorok: Miguel Rosemberg
- Gara: Mara Di Carlo
- Lok: Júlio Chaves
- Tana: Juracyara Diacovo
Versão Brasileira: Herbert Richers/RJ

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger