quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Super-Homem (1988) - Ruby Spears


Super-Homem foi um desenho produzido em 1988 pela Ruby-Spears Productions e Warner Bros, para coincidir com o aniversário de 50 anos do Homem de Aço. A produtora Ruby-Spears é conhecida por vários desenhos dos anos 1970 e 1980, entre eles Thundarr, o Bárbaro, Mr. T, Homem Elástico, Buggy a jato e Os Chipmunks (versão de 1983).

O desenho já começa de forma espetacular, com a música tema de Superman - O Filme (1978), composta por John Williams, sob um novo arranjo e uma narrativa baseada na série estrelada por George Reeves ("Mais veloz do que uma bala, mais potência do que uma locomotiva...").

Além de Luthor, o desenho apresentou outros grandes vilões: Cybron, um cyborg do futuro; Morpheus, um cientista que retirou os poderes do Super-Homem; e o Caçador, uma fera mutante criada pelo General Zod no intuito de eliminar o Homem de Aço. O desenho introduziu uma nova personagem: Jessica Morganberry, inspirada na Senhorita Tessmacher de Superman - O Filme. Ela era uma espécie de namorada de Lex Luthor, com quem ele confidenciava seus planos de conquista.


Talvez, um dos episódios mais memoráveis seja o que Super-Homem une forças com a Mulher-Maravilha (Super-Homem e Mulher-Maravilha contra a Feiticeira do Tempo) para deter uma feiticeira maligna que dominou a Ilha Paraíso. Nos EUA, a dubladora B.J. Ward dublou a Mulher-Maravilha, ela já havia dublado a personagem na última temporada de Super-Amigos ("The Super Power Teams: Galactic Guardians").

Falando em dublagem, André Filho, dublador oficial de Christopher Reeve, providenciou as vozes de Clark e Super-Homem, o que dá um toque todo especial a este desenho. A Mulher-Maravilha, a exemplo dos EUA, parece que teve a mesma dubladora de Super-Amigos reprisando seu papel na dublagem.

Grandes nomes dos quadrinhos participaram da produção: Marv Wolfman, que ao lado de John Byrne, ajudou a revitalizar o personagem em 1986, fazendo de Luthor um industrial corrupto - ao invés de um cientista maluco -, com um anel de Kryptonita e o hábito sarcástico de chamar Super-Homem de "Super". Wolfman era o editor chefe das histórias. O lendário Gil Kane providenciou o design dos personagens. A animação é outra marca a parte, sendo superior a qualquer outro desenho anterior do Super-Homem.

 

Os quatro minutos finais de cada episódio apresentavam o Álbum de Família do Super-Homem, com histórias do jovem Clark crescendo em Smallville ao lado dos Kents, e mostrava histórias como sua adoção, o primeiro encontro com Lana, sua formatura, culminando com sua estréia como Super-Homem em Metropólis (It's Superman).


Nos EUA, a Warner Bros lançou um Box contendo todos os 13 episódios (incluindo o segmento Álbum de Família) numa coleção de dois discos. No Brasil, o desenho estreou pelo SBT, que o exibia no horário do almoço, em torno de meio dia, sendo exibido novamente pela Rede Record, à noite, e no programa Desenhos da Vovó (Mafalda) e sumindo da tv aberta. Posteriormente foi reexibido pelo Cartoon Network.


Super-Homem - 01. Destruir os Defendróides por Ranger Sombra

Ficha

Título original: Superman [Ruby-Spears]
Produção: 17/09/1988~10/12/1988
Episódios: 13 x 2
Produtora: Ruby-Spears

7 comentários:

PontoAlterntive disse...

grande ranger, otimo trabalho que vc faz em todos os sentindos, sou seu fã, espero que este blog cresça cada vez mais e tenha muitas materias e se possivel, claro, downloads com a sua qualidade, abraços

Luiz Eduardo disse...

Matéria nota 10!!!!
Mt boa mesmo Ranger.
Bem escrita, mt informativa e abrangente.
Meus parabéns Ranger!!!

Eu tb gosto de escrever. Se precisar de alguma matéria em especial e q. talvez eu tenha conhecimento do desenho eu posso colaborar (se vc desejar, claro).

Unknown disse...

É a melhor adaptação do homem de aço para desenho animado, muito bom o blog, parabéns.

Paulinho disse...

Muito Bom!!

cloud disse...

Opa blz Ranger! cara tenho esses eps completos em português na época em que passou meu velho gravou todos os eps e pela raridade passei para dvd,se tiver como postar pro pessoal,tamo ai!
1 abraço e trabalho de primeira!
desenhos como esses,talvez nunca mais veremos...

Paulinho disse...

Coloca pra Galera baixar os 13 apisódios!!

Mondo Vazio disse...

Quando vi esse desenho pela primeira vez, eu era grande fã dos quadrinhos dos Novos Titãs, que marv wolfman escrevia. Sem dúvida era bem acima da média para a época. Valeu pela lembrança.
Www.oanimaniaco.com

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger