sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Agente Gelão e Número Um


Agente Gelão (Cool McCool) foi uma série animada exibida na NBC entre 1966 e 1969 com três segmentos por show, totalizando 60 segmentos. Foi criada por Bob Kane - o criador de Batman e Gato Corajoso e Rato Minuto - e produzido pela Al Brodax para a King Features.

Tirando proveito da popularidade do gênero de super-heróis e das aventuras de espionagem de James Bond, Agente Gelão apresentava as aventuras de um espião vestindo um casaco Trench Coat que - como na série contemporânea Agente 86 (Get Smart) - derrotava vilões apesar de ser comicamente inepto. Os vilões incluiam Rattler, Hurricane Harry, Greta Ghoul, o Coruja (Owl), Jack-In-The-Box e Dr. Madcap. O chefe de Gelão era conhecido como Número Um, e sua face nunca foi vista na tela; apenas seus braços e um charuto ficavam visíveis por trás de sua cadeira (uma referência a outro show de espionagem contemporâneo - The Prisoner [1967] -, que apresentava um espião à procura do Número Um, o chefe da "Vila", a prisão para onde ele foi sequestrado e mantido cativo). A secretária de Número Um era Friday, uma garota triste que tinha uma paixão platônica pelo agente secreto. Gelão tinha três frases marcantes: "Perigo é comigo mesmo!"; "When you're right, Number One, you're right" e (após quebrar alguma coisa) "Isso nunca mais acontecerá".

Da esquerda para direita: Tom, Dick e Harry McCool.

O show também apresentava um segmento ao estilo Guardas Keystone (Keystone Kops, policiais atrapalhados dos filmes mudos) com as aventuras do pai de Gelão, Harry McCool, um policial uniformizado, presumidamente ocorridas décadas antes da época de Gelão. Harry era auxiliado por seus irmãos Dick e Tom. Somente 20 episódios de Harry McCool foram feitos, cada um intercalado entre dois episódios de Cool McCool.

O desenho foi reexibido pelo canal Boomerang com uma nova dublagem, onde o título original Cool McCool foi mantido.



Ficha Técnica

Título Original: Cool McCool
Produção: 10/09/1966~30/08/1969
Episódios: 20 x 3 (60 segmentos)
Produtora: NBC

Fontes:
Wikipédia
Blog Existindo na Existência
Filmoteca do Lorde Velho

3 comentários:

Daniel Cabral disse...

Você sabe se esse desenho chegou a passar no Brasil? Se passou, tem toda a cara dele ter sido exibido no SBT, mas não tenho certeza...

Leonardo Peixoto disse...

É uma pena um blog tão legal como esse não estar mais ativo .

Anderson ANDF disse...

Eu soube que também passou no extinto canal a cabo Locomotion.

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger