sábado, 15 de agosto de 2015

Beany e Cecil



Beany e Cecil foi uma série animada criada por Bob Clamplett para a rede ABC. O desenho era baseado no show de fantoches Time for Beany, que Clampett produziu para a Paramount Pictures no início de 1949. Em seu formato original com fantoches de mão, o show transmitia um maior sentido de comunicação pessoal do que a série animada que se seguiu. Os fantoches eram muito lucrativos e com bons resultados nas vendas.

Junto com Os Jetsons e Os Flintstones foi uma das três primeiras séries coloridas na rede ABC (embora a temporada inicial tenha sido transmitida originalmente em P&B, já que a ABC só passaria a exibir programas coloridos a partir de setembro de 1962).

História



Beany e Cecil foi criada pelo animador Bob Clampett após sua saída da Warner Bros., onde ele dirigiu curtas animados. Clampett teve a idéia de Cecil quando ainda era criança, após ver a metade superior do dinossauro que fugia nadando nas cenas finais do filme mudo "O Mundo Perdido" (The Lost World, 1925)


Clampett originalmente criou a série como um show de fantoches intitulado Time for Beany, transmitido de 28 de fevereiro de 1949 até 1954. Time for Beany contava com os talentos dos veteranos dubladores Stan Freberg como Cecil e Dishonest John; e Daws Butler como Beany e Uncle Captain. Em 1959, Beany e Cecil ganharam uma versão animada através do estúdio de Clampett, Snowball Productions: "Beany & Cecil Meet Billy the Squid" que foi exibida nos cinemas canadenses (distribuída pela United Artists). Curiosamente, nesse episódio Uncle Captain usa orelhas de Mickey Mouse.


Em 1962, a ABC encomendou uma série semanal transmitida em horário nobre, como "Matty's Funnies with Beany & Cecil".  "Matty" refere-se a Matty Mattel, mascote da Mattel, patrocinadora do show. Freberg e Butler não reprisaram seus papéis. Os personagens de Clampett substituíram os desenhos Gasparzinho (Casper the Friendly Ghost) e Tininha (Little Audrey) da Famous Studios, entre outros que também compunham o pacote de atrações do Matty's Funday Funnies.


Após 1962, os 26 programas (totalizando 78 desenhos) foram reprisados nas manhãs de sábado nos cinco anos que se seguiram. Os desenhos apresentavam Beany, um menino, e Cecil a Serpente-Marinha embarcando numa infinidade de aventuras, muitas vezes para descobrir civilizações e artefatos antigos. Essas aventuras eram repletas de palhaçadas e trocadilhos com desenhos animados.


Antes da série animada, mas simultaneamente com o show de marionetes, Clampett criou uma série de comic-books das aventuras de Beany e Cecil para a Dell Comics, publicada de 1951 a 1954, com desenhos de Jack Bradbury.

Em 1984, Clampett faleceu em Detroit, Michigan, aos 70 anos vítima de um ataque cardíaco. Em 1988, o show foi revivido como The New Adventures of Beany and Cecil pela DiC Entertainment. Somente oito episódios foram produzidos e dirigidos por John Kricfalusi, sendo que apenas cinco foram exibidos. Kricfalusi mais tarde ficaria famoso pela criação de The Ren and Stimpy Show.



Beany e Cecil [Dublagem Clássica] por Ranger Sombra

Ficha técnica

Título original: Beany and Cecil
Produção: 06/01/1962~28/06/1969
Episódios: 26 (3 episódios por programas, total = 78)
Produtora: ABC Network
Emissoras no Brasil: Sbt, Record, TV Corcovado

Fonte:
Wikipédia - English
Wikipédia - Portuguese
Retro Robot Review
TV.Com
TV.IV
Rarebit
Toonopedia

1 comentários:

Daniel Cabral disse...

Nossa, que desenho velho! É tão velho que nunca ouvi falar dele. Um fato curioso é que na dublagem brasielira, o Cecil é dublado por ninguém menos que Waldyr Sant'anna (eterno Homer Simpson brasileiro).

Eu gostaria tanto de ver outros episódios dublados dele... Você tem?

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger