domingo, 1 de junho de 2014

Zone Fighter



Ryūsei Ningen Zone (Zone, o Homem Meteoro) é um tokusatsu produzido pela Toho Eizo, exibido na Nippon Television Network (NTV) entre abril e setembro de 1973. A Toho registrou os direitos autorais da série nos Estados Unidos, sob o título de Zone Fighter.

A série é centrada numa família alienígena conhecida como Zone Family, cujo planeta natal Peaceland foi destruído pelos vilões invasores do Império Garoga. Buscando refúgio na Terra, eles assumem nova identidade como a família Sakimori, mas logo são seguidos pelos Garoga que estão em uma nova missão de conquista!


A fim de oporem-se a Garoga, os três filhos da família (Hikaru, Hotaru e Akira) são capazes de transformarem-se nos super-heróis Zone Fighter, Zone Angel e Zone Junior, e quando os Garoga lançam seus monstros gigantes Terror-Beast, Hikaru – o filho mais velho – se transforma num gigante para combatê-los.


A série é mais relembrada por nos brindar com as aparições dos monstros cinematográficos da Toho: Godzilla, King Ghidorah e Gigan. Godzilla aparece nos episódios 4, 11, 15, 21 e 25. Gigan luta com Godzilla no episódio 11, e King Ghidorah dá as caras nos episódios 5 e 6 (episódio em duas partes), sendo o único monstro, com exceção de Godzilla, que não encontra seu fim na série.

Zone Fighter Power

De acordo com a Toho, os eventos de Zone Fighter fazem parte da cronologia oficial da era Showa de Godzilla, situando-se entre os eventos de Godzilla vs. Megalon (1973) e Godzilla vs. MechaGodzilla (1974). A série mostra a última aparição das versões originais de King Ghidorah e Gigan que voltariam reformulados, 31 anos depois, em Godzilla: Final Wars (2004) filme que comemora os 50 anos do Grande G.

Shôji Nakayama (Cap. Kiriyama, Ultra Seven) é o patriarca da Zone Family.

A crise do petróleo de 1973 - Europa e Japão foram os que mais sofreram -, aliada a queda da audiência, fizeram com que a série fosse abruptamente cancelada sem um final apropriado. Sem qualquer menção via quadrinhos ou em qualquer outra produção da Toho, permanece um grande mistério o destino de Zone Fighter. Houve um mangá lançado na mesma época do show, mas nada indica a conclusão da estória (a maioria das estórias eram adaptações dos episódios).




.:: A CRIAÇÃO DE ZONE FIGHTER ::.

Zone Fighter foi a primeira série de heróis voltada para a TV produzida pelo recém-formado grupo Toho Eizo.

A proposta inicial da série foi intitulada “Toho Kaiju TV Eiga Purojekkuto Ryuusei Ningen Zoon [Kadai]”. Este projeto continha as assinaturas de Kunmei Takahashi, que recebeu os créditos pelo planejamento, e o produtor das séries Godzilla Tomoyuki Tanaka, que trabalhou como supervisor da série. Dessa forma, ficou estabelecido o fundamento básico da série, incluindo o esboço geral da história e os nomes dos personagens, mas há alguns pontos interessantes do projeto original que não foram concretizados na produção do show.


Talvez o mais marcante fosse que Zone Angel também estava planejada para se transformar em um gigante assim como Zone Fighter. Se isso realmente tivesse ocorrido, Zone Angel teria sido a primeira heroína gigante. Também existem imagens do projeto original em que Zone Angel está equipada com armas Missile Might similares as de Zone Fighter em sua forma gigante. O alter ego humano de Zone Angel, Hotaru, seria apaixonada por pandas e teria a proteção de um monstro mascote chamado “Pandaran”, uma criatura estilo fantoche mantida perto do seu braço que cresceria ao tamanho humano para protegê-la quando estivesse em perigo.

No projeto original, o filho mais jovem, Akira, não se transforma em Zone Junior e nem participaria de qualquer batalha. Os adolescentes também seriam incapazes de transformarem-se em suas formas Zone sozinhos; eles deveriam apertar as mãos de outro membro da Zone Family.

A estória de fundo da Zone Family também era diferente: a destruição do planeta Peaceland, diferentemente do resultado de um ataque de Garoga, seria resultado simplesmente do ciclo natural de vida do planeta. Neste projeto, os monstros não haviam recebido ainda o nome de “Terror-Beast”.

O próximo plano foi chamado "Toho Tokusatsu Kyoujuu Shiriizu Ryuusei Ningen Zoon Seisaku Memo”, que era basicamente o mesmo da produção original, incluindo a participação do personagem Takeru Jô (terráqueo comum que conhece o segredo dos Sakimori, é um lojista que auxilia a Zone Family nas batalhas contra Garoga). O projeto original do episódio piloto contaria com as participações de Godzilla e Gigan.

Numa entrevista em 1994, publicada na Cult Movies Magazine, o diretor Teruyoshi Nakano explicou as diferenças de trabalhar numa produção cinematográfica: “Estávamos filmando não só para uma tela pequena ao invés de uma larga, mas também para um tamanho padrão ao invés de grande. Eu penso que o melhor tamanho de tela para filmes de monstro é o tamanho padrão. Monstros Gigantes parecem enormes não porque eles parecem ser tão grandes, mas porque parecem ser tão altos.”

Jun Fukuda discordou da opinião de Nakano, afirmando que “As pessoas assistem a televisão numa tela pequena de uma sala bem iluminada ao invés de uma tela grande num cinema escuro. Por causa disso, penso que a televisão não é a mídia certa para filmes de monstros gigantes.” Fukuda – que não estava satisfeito com Godzilla e nenhum dos filmes de efeitos especiais que dirigiu para a Toho – aparentemente, se importava ainda menos com Zone Fighter. Quando questionado sobre a série pelo entrevistador David Milner, ele exclamou: “Você não tem que mencionar essa série!”

Ficha técnica

Título original: 流星人間ゾーン(Ryūsei Ningen Zone)
Produção: 02/04/1973~24/09/1973
Episódios: 26
Produtora: Toho
Criado por: Tomoyuki Tanaka
Elenco: Kazuya Aoyama (Hikari Sakamori / Zone Fighter), Kazumi Kitahara (Hotaru Sakamori / Zone Angel), Shôji Nakayama (Yoichi Sakimori / Zone Father), Shiro Amagusa (Raita Sakamori / Zone Great), Momoru Kusumi (Zone Fighter, forma gigante), Toru Kawai (Godzilla), Kiyoshi Kobayashi (Narrador), Munemaru Kouda (Gold Garoga, voz), Sachiko Kozuki (Tsukiko Sakamori), Hideaki Ohara (Takeru Jo), Takashi Sato (Akira Sakamori / Zone Junior)

Fontes:
SciFi Japan 
Robo Japan
Monster Island News
TarsTarKas

2 comentários:

Aaron DeVille disse...

como encontro para assistir??

Emerson Black disse...

Boa tarde
Como faço para baixar estes episódios

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger