quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Assassinato de Randy Webster

Capa restaurada e traduzida por Ranger Sombra

Após roubar uma van, o adolescente de 17 anos Randy Webster (Gary McCleery) é caçado pela polícia de Houston. Randy morre num acidente de carro e em seu corpo é encontrado uma arma, supostamente utilizada no furto da van. Mas o pai de Randy (Hal Holbrook) não acredita na versão “oficial” sobre a morte de seu filho. O chefe da família Webster tenta conduzir sua própria investigação apesar da hostilidade de um departamento de polícia e um sistema judicial superlotado.

Em sua investigação Webster descobre que a arma encontrada no corpo era uma “throwdown”, uma arma plantada pela polícia. Durante todo seu suplício, Webster permaneceu convicto de que seu filho não era um criminoso.
Hal Holbrock e Dixie Carter como John e Billie Webster
O roteiro foi inspirado num artigo chamado “The Throwdown” escrito pelo jornalista Tom Curtis para o “The Texas Monthly”. Nesta dramatização, foram usados nomes fictícios para todos os personagens exceto a família Webster e o Sr. Curtis, que aparece rapidamente numa cena.

“The Killing of Randy Webster” foi originalmente transmitido pela CBS, em 11/03/1981, como um telefilme. Inicialmente se chamaria “The Throwdown” e recebeu uma indicação ao Emmy por mixagem de som. No Brasil, foi exibido pelo Super Cine, Globo.

A história tem aspectos incomuns. Randy não era um jovem modelo. Morando em Shreveport, LA, ele foi expulso da escola três vezes por matar aulas. Pretendia servir à Marinha para fazer “parte de algo maior”. Era um jovem instável, fato enfatizado na bela atuação de Gary McCleery.

Mesmo assim, não era o tipo que carregaria uma arma e, apesar de beber de vez em quando, não era usuário de drogas. Assim, quando o relatório policial mencionou uma arma e algo sobre Quaaludes (medicamento para tratamento de ansiedade que promove uma sensação de euforia, droga popular nos anos 1970), seus pais ficaram desconfiados, e com razão.

Os Websters cruzaram com a falta de cooperação dos oficiais e mentiras. Um chocado John Webster chegou à conclusão: “Antes de tudo isso, eu era ingênuo. Por exemplo, eu acreditava no nosso sistema – você pode imaginar isso?”
Hal e Dixie, casados, em cerimônia do Emmy em 1989.
A história dos Websters, e seu contexto social, é contada de forma empolgante neste filme, dirigido por Sam Wanamaker, produzido por Robert Gutwilling e Roslyn Heller. Num nível pessoal, os pais, interpretados com intensa convicção por Hal Halbrook e Dixie Carter (Billie Webster), enfrentam não só as autoridades, mas suas próprias falhas na criação de seu filho único.

Os Websters, ajudados pelos Federais, finalmente conseguem evidências conclusivas que a arma encontrada não podia pertencer a seu filho. Posteriormente, eles conseguem uma pequena vitória nos tribunais, mas o Sr. Webster, recusando-se a se culpar pelo que aconteceu, percebe que seu filho “foi morto lá fora sem uma boa razão – e que não é culpa de um João-ninguém, mas do homem que atirou nele.”

Curiosidade:
Hal e Dixie se conheceram em 1981 nas gravações de "O Assassinato de Randy Webster" e casaram-se em 27/05/1984. Carter reencontrou a fama como a madrasta de Bree, Gloria Hodge, em "Desperate Housewives".

Elenco:
James Whitmore Jr. - Policial Vane
Hal Holbrook - John Webster
Dixie Carter - Billie Webster
Jennifer Jason Leigh - Amy Wheeler
Nancy Malone - Lois Carter
Gary McCleery - Randy Webster
Barry Corbin - Nick Hanson
Richard Beauchamp - Carlos Vega
Dennis Redfield - Policial A D Jakes
John Dennis-Johnston - Policial Bob Draxel
Sondra Blake - May Wheeler
Robert Denison - Promotor Público Mike King

Direção - Sam Wanamaker

Cor, 100 min, 1981.

Fontes:
http://www.hollywood.com/movie/The_Killing_of_Randy_Webster/5994162
http://www.nytimes.com/1981/03/11/movies/tv-the-killing-of-randy-webster.html
http://www.tcm.com/tcmdb/title/415955/Killing-of-Randy-Webster-The/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger