domingo, 31 de agosto de 2014

Sheider, Policial do Espaço



PRODUÇÃO



Terceira série da trilogia "Uchuu Keiji" e a terceira do gênero "Metal Hero" que teve início com "Policial do Espaço Gyaban" (宇宙刑事ギャバン).

Na fase de planejamento, o nome inicial do protagonista seria Masaru Sawamura e entre os títulos propostos estavam "Gencer" (ジェンサー) e "Sharon" (シャーロン). Oficialmente, o nome "Shaider" é uma referência ao ator Roy Scheider, famoso pelos filmes Tubarão (Jaws, 1975), 2010: O Ano em que Faremos Contato (2010: The Year We Make Contact, 1984), entre outros.

As duas séries anteriores foram estreladas por atores de ação do JAC e, como novidade, a Policial do Espaço assistente de Shaider foi selecionada dentre os membros do JAC. Hiroshi Tsuburaya, que participou das audições, foi escolhido para o papel principal, graças também aos esforços do principal roteirista da série Shozo Uehara. Para Uehara que estreou como roteirista em "Ultra Q" da Tsuburaya Productions,  indicar o filho de Hajime Tsuburaya era uma forma de agradecimento.

Toru Ohira que fora o narrador das séries Super Sentai até Dynaman (1983-1984) foi escalado como narrador de Shaider, substituindo Masamune Kazunari que fez a narração de Gyaban e Sharivan. Ohura permaneceu narrando as aventuras dos próximos Metal Hero até Jiban (1989-1990).

O diretor do episódio piloto foi Sawai Shinichiro, substituindo Yoshiaki Kobayashi que dirigiu o primeiro episódio tanto de Gyaban como Sharivan. Jun Hikasa que no mesmo ano foi produtor de Machineman, com o fim da série, passa a ser co-produtor de Shaider - a partir do episódio 24.

Como peculiaridade deste trabalho, a organização inimiga Mundo Mágico Fuuma promove suas táticas de invasão tentando dominar a mente humana. Como dito pela Sacerdotisa Poe: "Não devemos conquistar a terra com violência, podemos escurecer a mente das pessoas e transformá-las em demônios." Muitos episódios apresentam uma grande sátira social, como "Menino Robô". Além disso, como as crianças eram o alvo natural das estratégias, o número de episódios envolvendo crianças também aumentava.

O Robô Gigante continua a ser o principal item comercial seguindo a estratégia anterior de Sharivan. Babiros, o robô gigante deste trabalho, é capaz de assumir 3 formas distintas ao contrário do Gran Bus e foram corrigidos os problemas de proporção que o Grand Bus apresentava. Apesar de um ano desafiador para os produtos direcionados para meninos, motivado pelo Famicom Boom (estouro dos videogames da Nintendo - NES, lançados em 1983) e pela falta de linha de produção causada pela falência da Takatoku Toys (タカトクトイス), a linha de brinquedos de Shaider teve um crescimento de 306% em relação a Sharivan.

ESTÓRIA



No colégio, Dai Sawamura decifrou as figuras da Planície Nazca. Impressionada, a União da Polícia Galáctica recruta o arqueólogo e treina-o para se tornar o terceiro Policial do Espaço da Terra. Posteriormente, recebe o nome de Shaider, o herói ancestral que destruiu o Império Mu e derrotou Fuuma há 12.000 anos atrás. Unindo forças com sua parceira Annie, ele retorna à Terra com a missão de deter Fuuma novamente. Shaider seguiu até a batalha final contando apenas com o apoio de Annie; o esperado crossover com Gyaban e Sharivan nunca aconteceu até o especial que foi exibido em 08 de março de 1985.

Dai Sawamura / Shaider



Arqueólogo que recebeu treinamento especial para emergir como um Policial do Espaço. Batizado com o nome do herói ancestral Shaider, estava fadado a repetir o destino de seu antecessor: salvar a Terra de Fuuma. Interpretado por Hiroshi Tusubraya, neto de Eiji Tsuburaya (criador de Ultraman e Ultra Seven) e filho de Hajime Tsuburaya (O Regresso de Ultraman). Era um ator com formação dramática e não um dublê, diferente de Kenji Ohba (Gyaban) e Hiroshi Watari (Sharivan). Nascido em 08/03/1964, faleceu em 24/07/2001, vítima de câncer no fígado.



Traje de Combate
Uma armadura azul e prata de Granium Alpha. Ao comando de  "Sinterizar!" ("Shouketsu!", literalmente "fritar/juntar"), o conversor de sistema de Babiros opera e controla sua roupa atomicamente. O sistema conversor em sua espaçonave de guerra é ligado e dissolve o traje de combate atomicamente e o irradia. O traje de combate irradiado é sinterizado em Shaider, que completa sua transformação em 0,001 segundo.

O traje vem equipado com a "Pistola de Raio e Vídeo" e com a "Espada Multilaser", com a qual Shaider desfere o ataque "Relâmpago Azul Shaider!"

Annie também pode comandar o processo de Sinterização (shouketsu system), manualmente, a partir do Babiros, enviando afssim a Energia Plasma Azul até Dai (ep. 23).

Altura na hora da sinterização: 2,10m / Peso: 90kg / Capacidade de Salto: 250m



Shaider: o personagem
No NG Design as pernas e os braços também eram azuis, mas foram alteradas para prata pelo fato que o azul parecia uma cor muito escura. Além disso, os foles que uniam as juntas tanto do cotovelo quanto do joelho foram substituídas por cotoveleira e joelheira. Com o fim da seção de foles eliminaram-se incômodos como a manutenção de cada uma das camadas no traje, propiciando redução de custos na aplicação de uma mola encarregada de unir os foles seja nas filmagens ou num brinquedo.
No upgrade do traje - pela primeira vez na produção das séries -, as botas também eram platinadas. Para caminhar era muito difícil, mas para filmagens internas e fotos promocionais o resultado era marcante.

Ataques / Defesas

Chute Shaider (Shaider Kick)
Chute desferido com os dois pés, enquanto gira o corpo ao seu próprio redor em pleno ar. O potencial do chute é capaz de lançar uma bola de ferro até 300m de distância.




Soco Shaider (Shaider Punch)
Soco desferido com ambos os punhos, logo após girar em pleno ar. Capaz de esmagar uma placa de aço com 15cm de espessura.




Shaiderscópio
Visão Raio-X que fica na parte interior do visor afim de analisar o alvo. Captura, armazena e analisa luzes de todos os tipos possíveis, Raios-X, Raios Infravermelho, etc. Tem a capacidade de ver através de um bloco de concreto de 50 cm de espessura. O visor protegeu Shaider do flash hipnótico de Suri Suri. Para se protegerem, Annie e Dai usaram lentes de contato feitas do mesmo material do visor (ep. 21).



Bomba Azul Shaider (Blue Flash Spark)
Arriscando sua própria vida, Shaider concentra toda sua força e a Energia Plasma Azul explode, irradiando toda a armadura afim de escapar do inimigo. Utilizada no episódio 34.

Pistola de Raio e Vídeo / Pistola Laser
Arma de raios instalada na região lombar direita do traje de combate. Dependendo da batalha é possível utilizar 5 tipos de raios (Raio de Destruição, Shock Beam, Raio de Fusão, Killer Beam e Raio de Cura). Possui uma tela de vídeo para visualizar as Feras Mágicas que ficam invisíveis, com o alvo localizado a precisão do tiro é infalível. A arma foi decisiva na batalha contra KageKage (ep. 34) e Guerreira 1 (ep. 44). Kitts, colega de turma de Shaider, também usa uma arma parecida (ep. 44).



Espada Multilaser (レーザーブレード, Laser Blade)
Espada de energia Photon, é a principal arma de Shaider. Assume a forma de um chicote chamado Laser Whip. Com ela, Shaider desfere o Relâmpago Azul Shaider (Shaider Blue Flash). No episódio 19, tomamos conhecimento que a Espada só pode ser energizada se a força de vontade de Shaider estiver forte (Gyaban e Sharivan, por não serem inexperientes, não sofreram do mesmo problema ao energizar suas espadas). Shaider energiza a espada empunhando-a na mão esquerda - ao contrário de Sharivan e Gyaban -, em seguida, desfere o golpe final com a mão direita, cortando o inimigo da direita para a esquerda.
Tamanho total: 100cm / Peso: 1kg.


Shaider phone / Super Telefone Shaider
Relógio comunicador. O aparelho de Annie pode transmitir um pulso magnético muito forte. O Super Telefone Shaider consegue captar o pulsar do telefone sem fio (ep.36).



Veículos Civis


Suzuki SJ
O mesmo modelo utilizado em Gyaban e Sharivan, só que na cor azul.



Mazda RX-7 Savan FB
Basicamente, o mesmo modelo utilizado por Jaspion.


Mechas


Skyjet Shaider (Blue Hawk)
A moto azul e branca de Shaider com asas retráteis na traseira. Capaz de voar e penetrar no Tempo Espacial Mágico.
Tamanho: 2,8m / Peso: 390kg / Velocidade no solo: 790km/h  / Velocidade de vôo: Mach 3



Nave Sheian (Shaian)
O tanque de Shaider, que é composto pela nave de combate "Jato Sheian" (Sky Shaian) e pelo "Perfurador" (Battle Shaian), o tanque com brocas retráteis. Nota: Percebendo que os brinquedos do Scooper (Super Broca - Gyaban) e Mogriran (Sharivan) não tinham boas vendas, a Bandai preferiu não investir em outro veículo-perfuratriz que se separasse do tanque - como Gavion (Gyaban) e Tanque Sharinger (Sharivan).
Comprimento: 39m / Peso: 300t



Jato Sheian
Aeronave localizada na parte superior do Sheian. Pilotada por Shaider ou Annie, mais utilizada para atacar e destruir os jatos de combate parecidos com carruagens, utilizados por Fuuma. Possui também piloto automático. Arma: Míssil Sheian (Sheian Beam).
Velocidade de vôo: Mach 4


Perfurador / Sonda Sheian 
Tanque que surge a partir da estrutura inferior de Sheian. Possui uma enorme broca na sua parte frontal. Ao contrário das séries anteriores (Super Broca, por exemplo) não fica armazenado no interior do tanque de batalha. Equipado com o Radar Sheian (Sheian Searcher) capaz de detectar uma coisa a 100 m de profundidade na terra. Arma: Foguete Sheian (Sheian Rocket).
Velocidade de vôo: Mach 3 /  Velocidade subterrânea: 40km/h



Babiros
A Fortaleza voadora azul e branca de Shaider. Possui três modos:
- Nave de Batalha Super Dimensional (nave-mãe);
- Formação de Batalha (forma humanóide);
- Formação de Tiro (uma pistola que desfere o ataque "Grande Magnum" e é disparada por um holograma gigante de Shaider).




Policial do Espaço Annie



Vestida de cowgirl, é a parceira de Shaider, seu planeta natal Mount, foi aniquilado por Fuuma. Interpretada por uma dublê do JAC, ela combatia com muito mais afinco do que suas antecessoras não-dublês, que ficavam mais tempo dentro das fortalezas voadoras e bem longe dos monstros da semana. Alguns viam Naomi Morinaga como a Etsuko Shiomi ("Sue Shiomi" dos filmes de "Sonny Chiba") dos anos oitenta. Ela conquistou uma legião de fãs durante a exibição de Shaider na TV japonesa, com o fanzine de tokusatsu Uchusen publicando "estórias paralelas" destacando sua personagem. Os Metal Hero anteriores tinham um dublê como personagem principal; esta série tinha isso em comum, "uma dublê" como personagem principal. É Morinaga quem canta a música ANII NI O-MAKASE (Deixe-o Para Annie!). Mais tarde viveu Helen, a irmã mais velha de Spielvan e participou do movie Kamen Rider J. Naomi entrou para o JAC em 1981, e chamou a atenção no papel de Annie ao vivenciar muitas cenas de ação, trajando mini-saias ('-'). Com o casamento em 1998, abandonou a carreira de atriz, mas volta a interpretar Annie em V-Cinema "Uchuu Keiji Shaider: NEXT GENERATION".



União da Polícia Galáctica



Uru
Candidato a Policial do Espaço, sua face parece com um lobo, formou-se ao mesmo tempo que Shaider e Annie. Designado para outro planeta, morreu no grande massivo de Fuma (ep. 44). A cena de sua morte é uma ilustração de Ryu Noguchi (野口竜). Talvez, seu nome derive de "urufu" que é a escrita japonesa de lobo em inglês "wolf" (ウルフ).

Kitts
Candidato a Policial do Espaço, sua face lembra a de um Pica-Pau, formou-se ao mesmo tempo que Shaider e Annie. Também morreu no grande ataque de Fuma. Seu nome deriva de "Kitsutsuki" (キツツキ, Pica-Pau)

Presidente Kom
Comandante supremo da União da Polícia Galáctica. Apareceu tanto em Gyaban como em Sharivan.

Marin
Secretária de Kom. Participou também de Gyaban e Sharivan.

Tsukiko Hoshino
Secretária adjunta de Kom. Apareceu também em Gyaban e Sharivan. Filha do Dr. Hoshino, que desenvolveu o canhão laser, apareceu no episódio 11 de Gyaban. Foi criada por Voicer.

Mimi
Filha do Presidente Kom, serviu na Terra como assistente de Gyaban. Estava envolvida com a Academia de Treinamento de novos Policiais do Espaço.

Mundo Mágico Fuuma (literalmente "Demônio dos Ventos")



Uma religião sediada no Palácio Mágico do Tempo Espacial Mágico, reverenciando Kubilai como seu Deus. Kubilai pretende conquistar o universo através de seus ataques psicológicos. Tentou dominar a Terra há 12.000 anos atrás, mas foi detido pelo Guerreiro Shaider da lenda.




Tempo Espacial Mágico
O espaço consiste nos céus, no mundo superior e no mundo mágico. Mexendo com o Tempo Espacial Mágico, Kubilai provoca uma confusão, enviando Shaider para a Dimensão da Magia, onde ele deverá enfrentar seu desafio, o que vem a favorecer o ataque do seu agente contra o Policial do Espaço, Shaider.



Kubilai, Deus de Fuuma *
O abominável chefe de Fuuma - o Mundo Mágico. Uma cabeça dourada gigante com três olhos vermelhos, encrustada na parede do Palácio Fuuma. Mais tarde revelou ter dois corpos: um natural com membros parecidos com uma cobra (ep. 47) que combateu o Guerreiro Shaider da lenda há 12.000 anos atrás e um corpo mecânico (ep. 48) com o qual enfrentou o Shaider atual. * Um trocadilho de "Kubi" (cabeça) e Kublai Khan.



Sacerdotisa Poe
Sacerdotisa de aparência andrógena, trajando roupas brancas. Trata-se, na verdade, da neta de Kubilai, fato que ela mesma desconhecia só vindo a descobrir mais tarde. Comanda as cerimônias de nascimento da Fera Mágica e do Tempo Espacial Mágico. Embora definida como mulher, o intérprete é o ator Jun Yoshida, que participou das audições para a escolha do papel de Dai/Shaider, mais tarde daria vida a Taurus (Bilgenia) em Kamen Rider Black e foi a voz de Paco em Jiraiya. Toma um elixir feito a partir de garotas jovens a cada 500 anos. Recusa-se a aceitar alguém mais bela do que ela e sua verdadeira face é mumificada. * Há exemplo de Sailor Moon (Zeocity) e outros casos de homem-como-mulher, teve o sexo alterado na versão brasileira.



Comandante Hessler
Comandante de campo com um uniforme negro coberto com parreiras vermelhas. Irmão mais velho de Himley, que tentou tomar seu posto.



Filhas da Guerra / Quinteto Kunoichi 
Cinco espiãs Kunoichi - ninjas femininas - sob o comando de Hessler. Composto pela Guerreira 1 (preto), Guerreira 2 (púrpura), Guerreira 3 (vermelho), Guerreira 4 (verde) e Guerreira 5 (rosa). Armadas com adagas, elas têm braços extensíveis e um olho na palma da mão. Mestres no disfarce, conduzem as missões de espionagem de Fuuma, à margem da sociedade. Até o episódio 4 são referenciadas como "Quinteto Kunoichi" (`kunoichi goninshū' ).

Guerreira 1 é morta em combate por Shaider no episódio 44, enquanto Guerreira 3 se sacrifica explodindo durante uma missão suicida no episódio 45. Na batalha final entre Kubilai e Shaider, as Filhas da Guerra restantes se transformam em três borboletas e fundem-se numa só, antes de ser devorada por Kubilai para aumentar sua energia. A Guerreira 2 foi interpretada por três atrizes diferentes ao longo da série.

A partir do episódio 16, a Guerreira 2 foi interpretada por Mai Ôshi (usando o pseudônimo de Hiroko Ôushi), permanecendo até o episódio 35, quando deixou a série para interpretar Mae Tsubasa/Change Phoenix (Changeman).



Guerreira 1

Guerreira 2
Dona de uma força sobre-humana dentre as Filhas da Guerra. Lança chamas de sua boca.


Mai Ooshi como a Guerreira 2


A Terceira Guerreira 2




Guerreira 3
Juntamente com Hessler, desafiou Shaider para o combate corpo a corpo no episódio 45. Faz sua mão direita mudar para uma serpente. Carregava uma bomba relógio em seu interior. Após se sacrificar no ataque suícida, foi elogiada por Hessler que escapou por pouco.



Guerreira 4
Kojima Noriko, a atriz que deu vida à personagem, casou-se com Takanori Shibahara, o dublê que vestia a armadura de Shaider (ele também foi o stuntman de Goggle Blue e Jaspion).


Guerreira 5
Na batalha decisiva, transforma-se em borboleta juntamente com Guerreira 2 e 4, deixando-se devorar por Kubilai e servindo-lhe como fonte de energia.




Animais Raros

Aida
Animal raro desprovido de membros cujo único órgão visível é um grande olho brilhante. A partir do episódio 34 não aparece mais em cena. Seu nome vem do Inglês "eye" (olho). Seu grito é "Mehihi, Mehihi".


Gaki
Animal de estômago dilatado, similar aos demônios Gaki (Preta: criatura mitológica japonesa). Aparece sempre roendo osso. Seu grito é "Mussha, Mussha".



Monk
Projeta sua metade superior pela parede do Palácio Mágico. Seu grito é "Gueffe, Gue ..." porque suas palavras são incompletas.



Nossori
Tem a forma de um elefante marinho em pé. Manipula ilusões. Seu nome vem do Inglês "Nosez" (nariz). Seu grito é "Goffo, Goffo."



Shingin
Monstro de quadrupede que tem a forma de uma grande flor. Consegue reduzir seu corpo e controlar ilusões, assim como Nossori. Seu nome vem do Inglês "Singing" (cantar). Seu grito é "Shingin, Shingin".


Yada
Animal raro coberto com um manto negro,seu grito é  "Yada, Yada", mas no episódio 20 é capaz de formular frases completas. Aparece diversas vezes disfarçado como criança, para impedir Shaider de sinterizar.






Fera Mágica (Fushigijuu)

Criaturas psicodélicas e traiçoeiras, com aparência cômica. O poder do animal mágico quadruplica no Tempo Espacial Mágico.

A fórmula do nome dos monstros, consistia de duas palavras repetidas. Ex.: Bari Bari, Peto Peto, Tamu Tamu, Giru Giru, Mero Mero...


Soldados Miracler
Capangas com grandes olhos redondos e bocas com presas.


.:: Dublagem ::.


Dublado nos estúdios Herbert Richers, Shaider é, talvez, o tokusatsu com maior número de erros de adaptação. Sheian e Babiros eram frequentemente chamadas de "Nave Shaider" e seus raios traduzidos como "Missíl Shaider"; os ataques "Shaider Punch" e "Shaider Kick" ficaram como "Golpe Shaider" ou simplesmente "Shaider ao Ataque", apenas por volta do episódio 12 foram alterados para "Soco Shaider" e "Chute Shaider". A arma laser ora era pronunciada "Pistola de Raio e Vídeo", ora "Pistola Laser". A "Formação de Batalha" foi alterada para "Formação de Guerra".

A idéia de modificar a voz após a transformação foi uma boa sacada, visto que dentro da máscara realmente deveria se ter uma alteração no padrão vocal. 

Se no original temos Toru Ohira (Chefe Kurata/Spectreman e Rodack/Vingadores do Espaço) fazendo o papel de narrador, na versão brasileira Darcy Pedrosa (a voz de Jack Palance em "Acredite se Quiser" e Ricardo Montalban em "A Ilha da Fantasia") desempenha muito bem esse papel.

.:: Curiosidades ::.

- Shaider foi exibido na Globo, mas grafado como SHEIDER.
- Episódio 10: no flashback vemos o astronauta Jimmy Kitahara sendo encontrado pela União da Polícia Galáctica e na penumbra um novo Policial do Espaço não identificado. Segundo o blog Amasakian, a história lembra o episódio apresentando Jamila em Ultraman 1966 (ep. 27).
- No episódio 29 - "A Mulher de Muitas Faces", houve erro na dublagem. Shaider dá o comando "Formação de Tiro" quando o correto seria "Formação de Batalha" para invocar o robô Babiros.
- No episódio 30 - "O Rapto de Annie", Fuuma não envia seu monstro para o Espaço Mágico. O mesmo ocorre no episódio 31, em que Kubilai pega um resfriado.
- Sharivan V Cinema, temos o Policial Gencer/Guard Beast que salva a vida do novo Sharivan Kay Hyuga. As últimas palavras de Gencer, finalmente, ajudam Kay a entender o que significa ser um Detetive Espacial.
- Episódio 35 - "O Policial Shaider" tem uma narrativa inicial mal traduzida: "[...] Ele (Kubilai) foi destronado do Império Mo pelo Guerreiro Shaider. Parece que Kubilai, o Grande, roubou a neta dele e fugiu para a Terra. Kubilai, o Grande, temendo que o Policial do Espaço Shaider seja a reencarnação do Guerreiro Shaider resolve, finalmente, atacar o Planeta Fuuma." A tradução, a partir do inglês, ficou: "O Império Mu foi destruído pelo Guerreiro Shaider. Ele (Shaider) também destruiu o neto de Kubilai, avô de Poe. Kubilai agora encara o Policial do Espaço Shaider, descendente do Guerreiro Shaider. Pela segunda vez, eles se enfrentam. Kubilai e Shaider."
- Episódio 36 - "Computador Sonho": pode-se verificar logo no início do episódio os desgastes no short do traje de combate (uma pintura cairia bem). Ao realizar a Sinterização, Dai salta para cima de um container, apresenta-se no topo de um prédio e salta de um guindaste (!?). O monstro Konkon cria um sósia de Shaider, no Tempo Espacial Mágico.
- Episódio 41 - "Hóspede não convidado". Participação especial de Kiyomi Tsukada (Gunko, Machineman/Anri, Jaspion) como a repórter Vivian. Aos 13 minutos, outro erro de adatação, Dai diz: "Eu tenho impressão de que já namorei ela no planeta Bird. Annie está me olhando de um modo bem estranho.", em inglês a tradução ficaria "Aquela garota de Bird tem uma queda por mim. Annie está com ciúmes. Inacreditável." Poxa, o cara não lembra quem ele namorou!? @.@
- Episódio 42 - "Táticas" os alunos originalmente são da classe 0 (zero) e não "O" como ficou na dublagem.

Takahashi Toshimichi

- Episódio 37, a forma humana do Monstro GushiGushi é o ator Takahashi Toshimichi: General Desguiller em Goggle Five; Ikki (ep.13-15) e Zamurai (ep.19) em Jaspion; Dr. Bio em Spielvan e Baraom em Kamen Rider Black (traje e voz); e General Jark em RX (apenas o traje).
- Shooting Formation: 1, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 12, 14, 16, 17, 18, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46 e 48.
- Battle Formation: 2, 11, 13, 15, 29, 31, 32, 33 e 35.
- Normal: 7, 19, 28, 30, 34 e 37.


Ficha Técnica

Título Original: 宇宙刑事シャイダー, Uchuu Keiji Shaider
Criação: Saburo Hatte (pseudônimo da equipe Toei)
Produção: 02/03/1984~01/03/1985
Episódios: 48 + 1 Crossover + 2 Filmes
Produtora: Toei Company
Produtores: Susumu Yoshikawa, Itaru Orita, Yuuyake Usui
Diretores: Shin'ichirou Sawai, Yoshiaki Kobayashi, Hideo Tanaka, Takeshi Ogasawara, Osamu Tsuji, Michio Konishi, Michio Yamada
Roteiros: Shozo Uehara (todos os episódios)
Trilha Sonora: Michiaki Watanabe
Emissoras: Japão - TV Asahi (sextas, de 19:30 às 20:00) / Brasil - Gazeta e Rede Globo

Elenco

Dai Sawamura/Shaider: Hiroshi Tsuburaya
Annie: Naomi Morinaga
Shaider (Suit Actor): Takanori Shibahara (柴原孝典)
Comandante Kom: Toshiaki Nishizawa
Mimi: Wakiko Kano
Marin: Kyoko Nashiro
Dr. Kojiro Aoyama: Masayuki Suzuki
Kubilai: Shōzō Iizuka (voz)
Poe: Jun Yoshida
Hessler: Kazuhiko Kubo
Girl 1: Keiko Nawa
Girl 2 (Episode 1-15): Kano Aya
Girl 2 (Episode 16-35): Hiroko Oouti (aka Mai Oishii)
Girl 2 (Episode 36-48): Yumiko Yashima
Girl 3: Yoshimi Kawashima
Girl 4: Kojima Noriko
Girl 5: Rina Naoi
Vivian: Kiyomi Tsukada
Narrador: Tōru Ōhira (no Brasil: Darcy Pedrosa)

Fontes:
Miyake, Marc H.  The Metal Hero Manual Version 1.2. [s.n.,s.l.], 1995.
Wikipédia: Shaider (JP)
The Full Wiki: Shaider
Toku-Onna
Shaider Episode Guide (JP)
Toku Legends: Yoshida
Art Storm
Metal Hero Wikia - Jp
k3

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger