Criada por Sherwood Schwartz e produzida pela United Artists Television, "A Ilha dos Birutas" (Gilligan's Island) foi uma divertida série de TV do gênero sitcom, que estreou na TV estadunidense em setembro de 1964, pela rede de TV CBS, ficando no ar até setembro de 1967, e contava as aventuras de sete náufragos em uma ilha tropical desconhecida e aparentemente inabitada, e suas dificuldades para sobreviverem enquanto tentavam retornar à civilização.
acima vemos o protagonista Gilligan (de camisa vermelha e chapéu branco) e o Capitão ("Skipper")...
O ator Bob Denver interpretou Gilligan, o desastrado, bem-intencionado e prestativo tripulante do S. S. Minnow. Denver não foi a primeira escolha para interpretar o personagem; o ator Jerry Van Dyke recebeu a proposta antes, mas recusou por não acreditar no sucesso do programa. Ele preferiu trabalhar em "My Mother the Car", que foi cancelada após a primeira temporada. Bob Denver foi notado por ter interpretado o beatnik Maynard G. Krebs em "The Many Loves of Dobie Gillis", e ficou com o papel. Ninguém dizia o primeiro nome de Gilligan (ou se esse de fato era o último nome ou o primeiro). No episódio piloto, que não foi exibido, alguns acreditam que Lovey Howell tivesse chamado Gilligan de "Stewart". Alan Hale, Jr. interpretou Jonas Grumby, o "Skipper", o tripulante e superior hierárquico (Capitão) de Gilligan. Hale era oriundo de filmes "B" de faroeste. Como Skipper, ele passava a imagem de uma figura paternal para Gilligan, embora na vida real fosse apenas 14 anos mais velho do que Denver. Jim Backus interpretou Thurston Howell, III, o multimilionário. Backus ficou conhecido em seu país ao dublar a voz do Mr. Magoo em todos os desenhos animados do personagem, produzidos pelo estúdio UPA (United Productions of America). Ele reaproveitou algumas características do personagem no papel de Howell. A inspiração para a criação do ricaço datava dos anos 1940, em um programa de rádio no qual Backus interpretou "Hubert Updike III" (The Alan Young Show). Natalie Schafer interpretou Eunice "Lovey" Wentworth Howell, a esposa de Thurston. Schafer tinha 62 anos quando o programa-piloto foi produzido, mas ninguém do elenco sabia sua verdadeira idade e ela não a dizia. Conta-se que Natalie aceitou o papel porque o piloto previa locações no Havai e ela queria umas férias grátis. Tina Louise interpretou Ginger Grant, a estrela de cinema. Louise concordou em parecer uma mistura de Marilyn Monroe e Lucille Ball. Seu cabelo lembrava os penteados de Myrna Loy. Louise teve atritos com os produtores por causa de seu personagem, e foi a única do elenco que não concordou com uma possível quarta temporada, que acabou não sendo produzida. Não obstante, ela apareceu numa reunião do elenco em um talk show de 1988. No programa-piloto, o personagem de Ginger era uma secretária loira e era interpretada por Kit Smythe. Russell Johnson interpetrou Roy Hinkley, o Professor. John Gabriel era o ator primeiramente indicado para o papel, mas os executivos o acharam muito jovem, mesmo sendo um professor de escola secundária e não de universidade. No primeiro episódio, o locutor de rádio o descrevia como um cientista pesquisador e conhecido mestre-escoteiro. Johnson disse que tinha dificuldade em se lembrar das falas científicas do Professor. Dawn Wells interpetou Mary Ann Summers. Wells foi Miss Nevada antes de ser escolhida para o papel (ela competira com Raquel Welch). O episódio piloto tinha um personagem diferente ("Bunny"), com a atriz Nancy McCarthy.
...e aqui vemos Gilligan na companhia da sensual e não muito inteligente Ginger
Os náufragos frequentemente queriam deixar a ilha por eles mesmos, mas sempre fracassavam devido a algum desastre provocado por Gilligan. Em alguns episódios, como em "The Big Gold Strike", quando era descoberta uma mina de ouro na ilha, Gilligan não foi o responsável pelos fracassos: os náufragos haviam concordado em deixar o ouro, mas não cumpriram a palavra e isso causou o desastre da tentativa. Gilligan fora o único que não estava com ouro. No episódio "The Friendly Physician", os náufragos foram raptados por um cientista maluco e essa foi a única vez em que conseguiram pisar em em lugar diferente que não era a ilha. Dentre outros temas, estavam o uso em cena de grande variedades de objetos e arranjos que os náufragos conseguiam construir a partir de materiais rústicos, tais como o bambu. Existiam móveis e utensílios, como mesas de jantar com cadeiras, a chaleira de água quente de Gilligan, um estetoscópio e até um carro movido a pedaladas. Outro tema dos episódios eram os visitantes que apareciam na ilha, geralmente incapazes de ajudá-los a sair da situação em que se encontravam. Havia também a aparição de vários animais, alguns nativos, outros de fora, tais como gorilas e chimpanzés. Alguns animais que apareciam eram fictícios, como o Mantis khani (no episódio "Gilligan Gets Bugged"), e o coco era a alimentação constante dos náufragos. Vale citar também as sequências de sonhos, que acompanhavam os relatos de alguns personagens. Quando Gilligan foi mordido por um morcego, por exemplo, ele sonhou que era o Drácula, e os personagens apareceram também como participantes da história de O Mágico de Oz. No sonho de João e o Pé de Feijão, no episódio "V for Vitamins", a versão menor de Gilligan, correndo do gigante (Skipper), era na verdade o filho do ator Bob Denver, Patrick.
acima, vemos mais uma foto do elenco completo
A série teve um total de 98 episódios produzidos, divididos em três temporadas. No Brasil, foi exibida entre o final dos anos 1960 e o começo dos anos 1970 pela extinta TV Tupi, com a dublagem em português feita pelo estúdio carioca Dublasom Guanabara (a última temporada foi dublada pelo estúdio Telecine), e mais recentemente foi exibida em inglês pelo canal a cabo TCM. A série também deu origem a dois desenhos animados, "A Ilha de Gilligan" (The New Adventures of Gilligan), de 1974, e "Gilligan's Planet" (inédito no Brasil), de 1982, ambos produzidos pelo estúdio Filmation.
0 comentários:
Postar um comentário