quarta-feira, 14 de maio de 2014

Voltes V



Voltes 5 (Chōdenji Machine Voltes V) é um anime que estreou na TV Asahi em 4 de junho de 1977, criado por Saburo Yatsude (pseudônimo de uma equipe criativa da Toei Company) e dirigido por Tadao Nagahama. Voltes V é a segunda parte da Robot Romance Trilogy do gênero Super Robot que incluem Chōdenji Robo Combattler V (1976) e Tōshō Daimos (1978). A exemplo de Combattler V, a série foi animada pela Sunrise em nome da Toei Company, a produtora do desenho.

Voltes V narra as façanhas dos jovens pilotos conhecidos como Voltes 5 em sua batalha contra os invasores espaciais do planeta Borzânia. Armados com a Máquina Magnetron Ultra Linear Voltes, ou simplesmente Voltes 5, os cinco pilotos derrotam os mais diversos Monstros Robô invasores. A série é diferente do típico anime de super robô da época por ilustrar sentimentalismo humano e valores comuns, com temas subjacentes como o amor à família, igualdade, auto sacrifício, trabalho em equipe e patriotismo.



Voltes 5 é um trabalho que tem um enredo pesado e revolucionário. A série termina com o espetacular contra-ataque de Voltes 5 ao planeta Borzânia afim de libertar os escravos oprimidos da opressão de um governante tirânico, o Imperador Zu Zambojil. Após Voltes 5, Tadao Nagahama dirigiu a versão anime de A Rosa de Versalhes (mangá shojo de 1972), que deixa a especulação de que talvez Voltes V tenha sido influenciado pela pesquisa de Nagahama sobre a Revolução Francesa para seu futuro projeto. O tema de povos escravizados se rebelando para derrubar uma aristocracia serve de apoio a essa teoria.

O arsenal de Voltes 5 consiste de vários mísseis, uma bazuca, raios e armas como o Peão Ultra Magnético (similar ao Chōdenji Yo-Yo de Combattler V) e a Espada Laser, com a qual desferem o ataque final no inimigo com um corte na forma de “V”. Isso o estabeleceu como um dos primeiros super robôs a usar uma espada em seu ataque final.

Voltes 5 se desvia do projeto robótico do Combattler V, tendo um tom mais sério do que a linha cômica de Combattler e seguindo uma fórmula similar àquela de Daimos.


A Força de Invasão do Império de Borzânia, uma armada de alienígenas humanóides com chifres, invade a Terra e lança seus “Monstros-Robô” pelo mundo, derrotando a maioria das forças armadas mundiais, incluindo o exército dos EUA. Sua primeira derrota humilhante para Voltes 5 leva os invasores a focarem seus ataques no Japão. Voltes 5 foi projetado pelo Dr. Ned Armstrong, sua esposa Dra. Mary Ann Armstrong e seu leal colega, Dr. Richard Smith, e construído pelo colossal esforço de construção apoiado pela Força de Defesa Espacial e pelo Comandante Robinson. Voltes 5 é um robô composto de cinco “Volt Machines”. Cada uma delas é uma arma formidável e são pilotadas por Steve, Bert, "Pequeno" John (os três filhos do casal Armstrong), Jaime (filha única do Comandante Robinson) e Mark Gordon, um cowboy órfão.



A base da equipe é a Camp Big Falcon, uma fortaleza situada numa ilha em forma de pássaro ao longo da costa do Japão. Os inimigos do grupo são os Borzanianos, ou seja, Príncipe Shardoz; Zandra; Draco e Zul. A série é centrada na luta contra os invasores e a busca dos irmãos Armstrong pelo seu pai há muito desaparecido, Dr. Armstrong. À medida que a série avança, quatro personagens principais – Sra. Armstrong, Zul, Comandante Robinson e Dr. Smith – morrem. Zul e Dr. Smith são substituídos, respectivamente, pelo General Oslack e Dr. Hook.

Posteriormente, os irmãos descobrem sua herança única: são metade Borzanianos. Dr. Amstrong, na verdade é o Príncipe La Gour, um Borzaniano que nasceu sem os chifres e que foi hostilizado por isso, fugindo para a Terra. E mais, Príncipe Shardoz é filho de La Gour, o que o torna meio-irmão dos três irmãos Armstrong!!!


.:: DUBLAGEM ::.

Baseada na versão americana, com cortes, apenas os cinco primeiros episódios de Voltes V foram exibidos no Brasil, pela TV Manchete e lançados em fitas VHS, com dublagem da Herbert Richers. Note-se a presença de alguns dubladores de outro mecha famoso: Pirata do Espaço (Groizer X, 1976) criado por Go Nagai.

Steve é dublado por Cleonir dos Santos, que dublou Joe (Pirata do Espaço), Daniel Larusso (Karatê Kid: A Hora da Verdade), Speed Racer (1ª voz de Speed na dublagem original), Sam (O Judoca), Ernie (O Pequeno Mestre). Ionei Silva dubla Bert, ele já emprestou suas vozes para Prof. Tobishima (Pirata do Espaço), Hideki Go (O Regresso de Ultraman), Mestre dos Magos (Caverna do Dragão). Newton da Matta (Lion-O, ThunderCats e a eterna voz de Bruce Willis) dublou Dr. Armstrong.


Ficha técnica

Título original: 超電磁マシーン ボルテスV (Máquina Super Eletro Magnética Voltes Five)
Produção: 04/06/1977~25/03/1978
Episódios: 40
Produtora: Toei Company, Nippon Sunrise

Fonte:
Animes News Network
Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger