terça-feira, 29 de abril de 2014

Os Justiceiros [Nasty Boys]

8 comentários
Benjamin Bratt, Craig Hurley, Dennis Franz, Jeff Kaake, Don Franklin e James Pax.

Os Justiceiros (Nasty Boys) é uma série dramática de ação inspirada pelos Las Vegas Nasty Boys, uma unidade de combate ao crime da vida real, encapuzados com toucas ninja. Os roteiros são derivados de registros do North Las Vegas Narcotics Bureau (Departamento de Narcóticos da Polícia de North Las Vegas).


O produtor Dick Wolf, o mesmo da renomada série Miami Vice, atento ao trabalhou dos "Nasty Boys", propôs a dois membros da unidade de Narcóticos de North Las Vegas - Jim Jackson e Larry Bradley -, que uma série de TV fosse produzida pela Universal Studios e exibida na rede NBC. Os dois policiais aceitaram e providenciaram estórias para os roteiristas, trabalhando como assessores técnicos e atuaram no piloto e em vários episódios. O episódio piloto foi exibido como telefilme em 21 de setembro de 1989 seguido de 13 episódios, veiculados como Mid-season replacement (série substituta que estréia entre temporadas exibida na segunda metade das temporadas tradicionais, geralmente entre janeiro e maio) de 19/02/1990 a 20/07/1990.



Incapaz de conter o tráfico de drogas por meios ortodoxos e após o massacre de uma equipe da narcóticos enviada para prender alguns traficantes de drogas, o departamento de polícia organiza um grupo de elite, um esquadrão ao estilo S.W.A.T., composto por tiras disfarçados cujas identidades são conhecidas apenas por seu líder, o tenente Krieger. Enquanto o tenente tenta descobrir quem avisou os traficantes da operação, a equipe cai matando em cima dos chefões do narcotráfico. Vestidos com máscaras ninja e roupas pretas, os Justiceiros usavam métodos nada ortodoxos para combater o crime. Enquanto isso, Krieger suspeita que alguém na DEA bateu com a língua nos dentes. A Drug Enforcement Administration (sigla, DEA) ou Força Administrativa de Narcóticos é um órgão de polícia federal do Departamento de Justiça dos Estados Unidos encarregado da repressão e controle de narcóticos.


Jim Jackson, hoje um detetive da homicídios, disse que o triângulo amoroso no filme, a fuga da agência de drogas federal, o massacre de um esquadrão tático e o assassinato do oficial dos Boys foram inventados.

A música tema "Nasty" foi interpretada por Janet Jackson (irmã de Michael Jackson). Dennins Franz (Ten. Krieger), posteriormente, deu vida ao Det./Sgt. Andy Sipowicz nas 12 temporadas de "Nova York Contra o Crime" (1993-2005).

Benjamin Bratt e Don Franklin
Benjamin Bratt e Don Franklin



Ficha técnica

Título original: The Nasty Boys
Título alternativo: Brigade de choc à Las Vegas (França)
Produção: 21/09/1989 (piloto) * 19/02/1990~20/07/1990 (série)
Episódios: 14
Produtora: NBC
Emissora no Brasil: Globo
Criação: David Black e Dick Wolf
Elenco: Benjamin Bratt (Eduardo Cruz), Jeff Kaake (Paul Morrisey), Don Franklin (Al Wheeler), Craig Hurley (Danny Larsen), James Pax (Tommy Kee), Dennis Franz (Ten. Max Krieger), Nia Peeples (Serena Cruz), Sandy McPeak (Chief Bradley).

Fontes:
TV Rage
TV Com
Wikipedia -Nasty Boys
Wikipedia - DEA
Answers Com
IMDB
Toutela Tele
http://www.tvduck.com/stream-in-hd-now.php?show=Nasty-Boys&movie={movie}
TERRACE, Vincent. Encyclopedia of Television Shows, 1925 through 2007. 5718 - Nasty Boys, pag. 1071.
Leia Mais...

Esquadrão Resgate

0 comentários


“Esquadrão Resgate” (Chopper Squad, lit. Esquadrão Helicóptero) é uma série australiana centrada num trio especializado em resgates de helicóptero. É dito que a série serviu de inspiração para “S.O.S. Malibu” (1989-1999), sendo que a última não possui nenhum helicóptero. Ambas as séries retratavam a vida no verão com generosas quantidades de sol, surf, areia, garotas de biquíni e habilidosas cenas de ação.

Um episódio piloto de 90 minutos foi feito pela TEN-10 Sydney em abril de 1976 e veiculado em novembro de 1976. O produtor do piloto foi Roger Mirams, famoso criador de muitas séries infantis, entre elas The Magic Boomerang, The Terrible Ten e Adventures Of The Seaspray. Mirams não era estranho ao drama adulto, Spyforce e Silent Number estavam entre seus créditos. Ele tinha acabado de completar os 26 episódios da série “The Lost Islands” antes de encarar Esquadrão Resgate. Como The Lost Islands também foi produzida pela 0-Ten Network, muitos membros da equipe continuaram no novo projeto.



As atividades do esquadrão resgate se passavam nas praias do norte de Sydney. O piloto foi escrito por Everett de Roche e dirigido por Simon Winder, ambos tinham extensa experiência em vários dramas australianos. Tom Greer, diretor de publicidade da TEN-10 Sydney disse “Eles usarão várias locações externas o que sempre é um risco, por conta do tempo. Haverá apenas duas a três filmagens em estúdio.”

Dennis Grosvenor interpretou Jebbie Best, principal membro do trio. Se você acha esse nome estranho, não é o único: numa cena do episódio piloto quando Jebbie é apresentado, ele recebe a resposta “Jebbie – que tipo de nome é esse?” Eric Oldfield aparece como Phil Hardy, o segundo membro da equipe. O terceiro é Rober Coleby, que interpreta Barry Drummond, o piloto do helicóptero.



Como muitas séries, houve mudanças entre o piloto inicial e a série. Roger Mirams não estava mais envolvido e a série passou a ser produzida pela Reg Grundy Productions. Isso foi resultado de uma mudança de administração na 0-Ten Network, e as políticas internas concomitantes (um fator que também contribuiu para atrasar a produção da série por mais de um ano). Três atores do piloto não continuaram na série - Rebecca Gilling, Max Osbiston e Tony Bonner. O sobrenome de Phil mudou de Hardy para Traill. O americano, Howard Leeds, produziu os cinco primeiros episódios, e os restantes foram produzidos por Don Battye.

A característica mais marcante de “Esquadrão Resgate” é o trabalho dos dublês. A natureza da série – trabalho de resgate num helicóptero – permitia muito espaço para cenas de ação. Dennis Grosvenor e Eric Oldfield sempre insistiam em fazer suas cenas, geralmente contra a vontade do produtor. “Eu tinha que brigar com eles todo o tempo”, disse o produtor Don Battye. “Todos os três queriam se envolver profundamente em suas próprias cenas. Eu admiro o entusiasmo deles, mas eu queria ver se iam aguentar até o fim da série.” Uma cena, em particular, que Dennis fez questão de fazer e o produtor recusou terminantemente, acabou com o dublê quebrando o tornozelo.

As sequencias na água em Sydney sempre representaram um problema potencial com tubarões – algumas cenas próximas a Palm Beach foram filmadas numa área que os pescadores locais conheciam como “beco tubarão”. Um dublê com equipamento de mergulho, muitas vezes Rangi Nicholls, normalmente era enviado para vigiar os tubarões durante essas filmagens. “E o que ele costumava carregar era uma faca Bowie”, comentou Dennis Grosvenor. “Que diabos aquilo faria contra um tubarão sanguinário?!”

A Paramount Pictures comprou os direitos de distribuição mundial da série, que foi vendida para 16 países e mostrou ser muito popular no exterior, particularmente no Japão e países asiáticos. Mas, ao contrário do sucesso no exterior, “Esquadrão Resgate” fracassou localmente, com média de 12 pontos de audiência.

Talvez a última palavra deva ser de Dennis Grosvenor, que disse em sua entrevista a TV Eye: “Eu não me importo muito se as pessoas dizem que Esquadrão Resgate era brega. Você tem que lembrar que era 1977, e não foi feita para graduados em artes ou pessoas com graduação em literatura inglesa – foi feita para crianças e adolescentes. E em comparação com S.O.S. Malibu, que tem milhões de dólares investidos nela e está sendo feita atualmente, não se saiu mal de todo.”

Robert Coleby pode ser visto no papel de Cap. Philip Horton na produção Fantasma (The Phantom, 1996) estrelada por Billy Zane.


Esquadrão Resgate por Ranger Sombra [Audio Joãoe Pri]

Ficha técnica

Título original: Chopper Squad
Produção: 05/11/1976~18/02/1979
Episódios: 26
Produtora: Australian Corp
Emissora no Brasil: Globo

Fontes:
Wikipedia
Classic Australian Television: Chopper Squad
Leia Mais...

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Caso Médico

0 comentários


Caso Médico (Medical Story) é a versão "Police Story" da medicina. Do mesmo criador de Kojak (1973-1978), Abby Mann, a série fez sua estréia com um piloto de duas horas, numa terça às 21:00h, mostrando a luta de um médico-residente idealista (interpretado por Beau Bridges) contra um ginecologista (Jose Ferrer) que pretende fazer uma histerectomia - operação para retirada do útero - desnecessária numa jovem atriz. O produtor executivo / escritor Abby Mann disse ter baseado essa história na experiência quase fatal de sua esposa, Harriet Karr, que interpreta a atriz doente Fritzi Donnell. Os episódios subsequentes tiveram uma hora de duração, exibidos terças, às 22:00h, pela NBC.

Mann ganhou numerosos prêmios por seus roteiros, incluindo um Oscar por “O Julgamento de Nuremberg” (1961) e um Emmy por “The Marcus-Nelson Murders” (telefilme de 1973). Além de guiar o desenvolvimento de “Caso Médico”, Mann foi encarregado de escrever a minissérie “King” (1978) baseadoa na vida de Martin Luther King e um filme que trataria dos eventos do Massacre de Wounded Knee (massacre de nativos americanos ocorrido em  29/12/1890).

Com “Caso Médico”, Mann pretendia focar no lado humano da profissão médica, contando as histórias dos homens e mulheres que a praticam. “Eu pretendo apresentar médicos como eles realmente são – seres humanos completos”, diz ele. “Mostraremos suas vidas, conflitos, preocupações, pressões, fraquezas e seus esforços”. Muitas das histórias se passarão num hospital da cidade grande, mas outras podem se passar num escritório médico ou num cenário rural.


Médicos especialistas em várias áreas da medicina foram entrevistados para idéias de estórias e serão consultados para assegurar autenticidade. “Eu gostaria de pegar os clichês e explorá-los – há uma porção deles na medicina -, questioná-los”, explica Mann.

“Fazer esta série também é muito mais fácil hoje porque há um grande consenso de pessimismo na população. Isso torna mais fácil para um escritor criar um personagem bem-sucedido a partir de uma natureza insensível. Também é muito interessante nestes dias ter um final infeliz.", completa Mann.

Esta foi uma série de antologia, ou seja, uma série que apresenta uma história e um grupo de personagens diferentes a cada episódio.

Ficha técnica

Título original: Medical Story
Produção: 04/09/1975~08/01/1976
Episódios: 12
Produtora: David Gerber Productions, Columbia Pictures Television

Fontes:
Wikipedia
TERRACE, Vincent. Encyclopedia of Television Shows, 1925 through 2007. 5241 - Medical Story, pag. 980.
Encyclopedia  Jrank: Medical Story
Google News: The Pittsburgh Press - 31 ago. 1975, pag. 56/115.
Leia Mais...

domingo, 27 de abril de 2014

Força de Emergência

1 comentários


Os oficiais Frankie Avila, Robert (“Bobby”) Traverso, Jessica (“Jessy”) Haley, Casey Pierce e Mike Duffy são membros da E.S.U. (Emergency Services Unit, literalmente Unidade de Serviços de Emergência) do Departamento de Polícia de Nova Iorque. Sargento Skiboss (“Ski”) é o superior deles.



A equipe é vinculada a Truck One Station, com base na Bleecker Street em Manhattan. O cão da unidade é chamado Bird, e o Robô Autômato da E.S.U. é apelidado Sam. Jessy, escolhida dentre 287 candidatos, é uma enfermeira com treinamento psicológico. O código móvel dela é Charlie One e Boy One é o de Frankie. O enredo relatava as operações de resgate do grupo.



Yuri é o fotógrafo amador do jornal que dirige um táxi e sempre atormenta a equipe quando ele tenta filmar os resgates; Tess é a ex-esposa de Bobby; Juddy é esposa de Ski; Lou Servino é o chefe de polícia da 8ª Delegacia; e Sophie Zackalakis é a anciã que mora do outro lado da rua do Truck One. Shawnee Jackson canta a música tema “True Blue”.

Grant Show ficou conhecido ao interpretar Jake Hanson em Melrose (de 1992 a 1997) e é o único ator a participar reprisando o mesmo personagem nas 3 séries co-irmãs: Barrados no Baile, Melrose e Models (onde fez uma participação especial). Eddie Velez deu vida a Frankie "Dishpan" Santana  na última temporada de Esquadrão Classe A.


Força de Emergência - Vida em Perigo por Ranger Sombra

Ficha técnica

Título original: True Blue
Títulos alternativos: Acción azul (Espanha), Zawód policjant
Produção: 03/12/1989~15/02/1990 + 05/07/1991
Episódios: 13
Produtora: NBC
Emissora no Brasil: Globo, Sessão Aventura
Elenco: Eddie Velez (Of. Frankie Avila), John Bolger (Of. Bobby Traverso), Ally Walker (Of. Jessy Haley), Grant Show (Of. Casey Pierce), Dick Latessa (Of. Mike Duffy), Timothy Van Patten (Sgt. Skiboss “Ski” Wojeski ), Elya Baskin (Yuri ), Brit Hammer (Judy), Victor Arnold (Chefe Lou Servino), Mimi Cechini (Sophie Zackalakis).

Fontes:
EpGuides
Wikipédia
TERRACE, Vincent. Encyclopedia of Television Shows, 1925 through 2007. 8566 - True Blues, pag. 1569.
Leia Mais...

sábado, 26 de abril de 2014

Boca Livre

0 comentários


Boca Livre (Easy Street) se passa numa luxuosa mansão de Beverly Hills situada na Hillcrest Drive, 4163. L.K. McGuire, uma charmosa ex-dealer (aquelas moças que distribuem cartas no jogo de pôquer) de blackjack, herdou a mansão após a morte acidental de seu marido, Ned, num acidente de avião. Para manter o controle acionário, L.K. (o nome nunca foi revelado) tem que dividi-la com sua cunhada esnobe, Eleanor, e o marido fracote dela, Quentin Standard.

Pouco tempo depois, quando L.K. descobre que seu tio desfavorecido, Alvin (“Bully”) Stevenson, está morando em Los Angeles no Asilo Shady Grove, ela convida ele e seu colega de quarto - igualmente desprovido -, Ricardo Williams, para passar o final de semana na mansão. De repente, a triste mansão se transforma no que L.K. considera um lar, e ela estende o convite para que Bully e Ricardo morem com ela (contra a vontade de Eleanor). As estórias relatam os problemas que ocorrem quando uma “família” improvável se esforça para viver junto numa mansão com 17 quartos e quatro banheiros.



L.K., que adora festas e usar vestidos deslumbrantes, é uma loira estonteante que gosta do seu novo estilo de vida, mas teme que a visão triste que Eleanor tem da vida possa um dia passar para ela. Quentin está casado com Eleanor há 4 anos e é um corretor de investimentos dominado pela mulher.

Bobby é o mordomo da mansão; Angélica é a empregada; e Ravenskeep é o jardineiro “esquisito” (há um ar de horror cinematográfico nele). Loni Anderson canta a música tema.



Ficha técnica

Título original: Easy Street
Produção: 13/09/1986~29/04/1987
Episódios: 22
Produtora: NBC
Emissora no Brasil: Globo, Sábados às 13:30h
Elenco: Loni Anderson (L.K. McGuire), Jack Elam (Alvin “Bully” Stevenson), Lee Weaver (Ricardo Williams), Dana Ivey (Eleanor Standard ), James Cromwell (Quentin Standard ), Arthur Malet (Bobby the Butler), Amy Aquino (Angelica), Richard Sanders (Ravenskeep).

Fontes:
Wikipédia
TERRACE, Vincent. Encyclopedia of Television Shows, 1925 through 2007. 2317 - Easy Street, pag. 438.
Leia Mais...

terça-feira, 22 de abril de 2014

Superhero Daishuugo

0 comentários
Jiban ao lado de Red Turbo (Turbo Ranger)


Super Hero Dai Shūgō (スーパーヒーロー大集合, lit. Grande Encontro de Super-Heróis): eventos realizados ao ar livre no teatro do parque de diversões Kōrakuen (atualmente, Tokyo Dome City Attractions) de 1979 a 1995.

Show de heróis realizados ao ar livre com ênfase nas séries tokusatsus do gênero “Super Sentai”, “Kamen Rider” e “Metal Hero” realizando inclusive crossovers entre elas (até mesmo com personagens originais da família Ultra). Novos sentais também apareciam no final do show, onde eram apresentados aos visitantes.

Neste show: Jiraiya, Jiban, Red Falcon (Liveman) e Turbo Ranger.
Neste show: Jiraiya, Jiban, Red Falcon (Liveman) e Turbo Ranger.

Estreou no ano novo de 1979 como “sei-zoroi kaettekita sūpāhīrō” (O Retorno do Super Hero com força total) apresentando “UFO Dai Sensō Tatakae! Red Tiger”. Em 1981 mudou o título para “sei-zoroida yo! Sūpāhīrō”; o título oficial de “sūpāhīrō dai shūgō” é usado desde 1982.

Além disso, eventos com o mesmo nome foram realizados no Tokyo Dome City Prism Hall de 26/12/2003 até 12/01/2004, mas sem nenhuma relevância. Destes, houve a exibição de 2 shows “Super Hero World” - Kamen Rider Faiz e “Reddo Senshi Yume no Kyōen” (O Sonho dos Guerreiros Red) - Bakuryu Sentai Abaranger.

Atrações/Participações:
Super Sentai 
Goranger (1979) a OhRanger (1995)

Metal Hero 
Gyaban (1983) a Janperson (1994)

Kamen Rider 
Kamen Rider (1979) a Kamen Rider J (1995)

Ultras
Ultraman Taro (1982-1984)
Ultraman Jonias (1980)

Personagens de outros gêneros
Doraemon (1980)
UFO Dai Sensō Tatakae! Red Tiger (1979)
Machineman (1985)
Bicrossers (1986)
Spiderman (1980)

Fonte:
Wikipédia
Leia Mais...

sábado, 19 de abril de 2014

A Volta ao Mundo em 80 dias [1984]

3 comentários



A Volta ao Mundo em 80 dias (Espanhol: La vuelta al mundo de Willy Fog) é uma adaptação animada do livro homônimo de Júlio Verne, lançado em 1873. O anime foi produzido pelo estúdio espanhol BRB International e a animação ficou a cargo do estúdio japonês Nippon Animation. Na mesma linha de Dartacão e os Três Mosqueteiros - também da BRB -, os personagens são antropomorfos de vários animais com uma variedade maior de seres do que Dartacão. Willy Fog (Phileas Fogg no livro original) é retratado como um leão, enquanto Rigodon (Passepartout) é um gato e Romy (Aouda) é uma pantera.

A série também foi dublada em japonês e exibida no Japão pela TV Asahi em 1987, com o título "A Volta ao Mundo em 80 Dias Anime" (アニメ80日間世界一周 Anime Hachijūnichikan Sekai Isshū). Dentre todas as suas versões internacionais, o auge de popularidade do anime permanece na Espanha, onde em 2008, a série gerou um musical live-action em comemoração aos seus 25 anos.



Como em toda manhã desde que se mudou para Savile Row, Willy Fog desperta às 08:00h e chama seu criado com um sino, mas logo se lembra que o demitiu no dia anterior pela incapacidade de seguir o cronograma preciso de Fog. Ele já marcou entrevista com um substituto: o ex-artista de circo Rigodon, que se apressa para chegar no horário, às 11:00h. Rigodon está acompanhado por Tico (hamster), seu velho colega de circo, escondido dentro de sua bolsa de viagem e que lhe dá dicas durante a entrevista, que já começa mal porque Rigodon chega quatro minutos atrasado. No entanto, ele é contratado por Fog como seu mordomo, em seguida o cavalheiro parte para o Clube da Reforma (Reform Club).



No clube, o principal assunto é o recente roubo de £55,000 (55 mil libras) do Banco da Inglaterra que estava em discussão até a chegada do Governador do Banco Sr. Sullivan (lobo) chegar e pedir que mudassem de assunto. O comentário de Sullivan que o ladrão ainda está em Londres faz com que o idoso Lord Guiness traga um artigo do jornal Morning Chronicle, detalhando como hoje se tornou possível viajar ao redor do mundo em oitenta dias. O artigo afirma que saindo de Londres por trem até Dover (sudeste da Inglaterra), onde se atravessa para Calais (norte da França) e para Paris. De lá, uma viagem de trem até Brindisi (Península Itálica), e o Canal de Suez (canal que permite que embarcações naveguem da Europa à Ásia), tudo dentro de uma semana. Tendo contornado a Arábia, chegar-se-á em Bombaim (Índia) em 20 dias e depois uma viagem de três dias de trem para Calcutá (Índia). Hong Kong (China) é atingida no 36º dia viajando-se de navio, Yokohama (Japão) no 42º dia e a seguir três semanas atravessando do Pacífico para chegar em São Francisco (Califórnia, EUA) no 64º, uma semana atravessando de trem para Nova Iorque (71º) e finalmente nove dias atravessando o Atlântico de volta a Londres tornando possível circunavegar o globo em 80 dias.

Trajeto da Viagem
O trajeto da viagem. Fog saiu de Londres e seguiu na direção Leste.

Os outros membros do clube riem do comentário que Lord Guinness fez ao dizer que aceitaria o desafio se fosse mais jovem, levando Fog a defender a honra de Guinnes tomando a tarefa para si mesmo. Sullivan aposta contra Fog 5 mil libras de que é impossível, e as apostas adicionais de outros três membros do clube aumentam a quantia para 20 mil libras. Em seguida, Fog surpreende o clube ao anunciar que ele partirá naquela mesma noite e promete retornar ao clube às 20:45h do dia 21 de dezembro de 1872.



Rigodon não fica nada animado ao ouvir a notícia da viagem iminente, depois de ter passado sua vida viajando com o circo. Contudo, ele obedientemente acompanha seu mestre quando eles partem, com Tico ainda escondido. Mal sabem eles, mas estão sendo perseguidos por três indivíduos determinados a impedir o seu progresso. Inspetor Dix (Sabujo) e o Agente Bully (Bulldog) da Scotland Yard estão erroneamente convencidos de que Fog é o ladrão que roubou o Banco da Inglaterra; e o perverso Transfer - mestre dos disfarces - contratado por Sullivan para impedir a viagem de Fog a qualquer custo.



De forma resumida, Fog retorna a Londres, mas acreditava ter perdido a aposta. Romy o pede em casamento e Rigodon vai à igreja marcar a data do enlace, é quando descobre que chegaram no dia 20 de dezembro. Explicação: viajando sempre rumo ao leste, eles ganharam um dia [aula de geografia: Fuso Horários!]. Por fim, Fog chega ao Clube e ao se apresentar no horário marcado, vence a aposta.

.:: DIFERENÇAS ::.

Apesar do acréscimo de três novos personagens de destaque na estória (Tico, Bully e Transfer) e alterar os nomes dos personagens estabelecidos, a animação permanece uma das adaptações mais fiéis aos livros de Verne seja feita para TV ou cinema. O desenho cobriu essencialmente os maiores e menores pontos da trama numa extensão que nenhuma outra adaptação conseguiu. Partes da obra foram ligeiramente alteradas, geralmente para incorporar os esquemas de Transfer, mas a resolução permanece a mesma. A série também expande o texto original, novamente por conta de Transfer. Particularmente, os vilões deixam Fog com as "barbas de molho" durante a fase européia de sua viagem, que passou sem incidentes na novela original, e são responsáveis por três incidentes durante a etapa norte-americana da jornada (a demandada de búfalo, a ponte em colapso e o ataque de índios americanos) todas acontecidas por acaso no livro.



Ficha técnica

Título original: La vuelta al mundo de Willy Fog
Produção: 08/01/1984~08/07/1984
Episódios: 26
Produtora: BRB Internacional, Nippon Animation e TV Asahi
Emissora no Brasil: Bandeirantes

Fontes:
Wikipédia EN
Wikipédia SP
El baul de Kaliste
Leia Mais...

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Sentinelas do Espaço

0 comentários


Sentinelas do Espaço (Space Sentinels, originalmente intitulada The Young Sentinels e rebatizada no meio de sua única temporada) é uma série animada produzida pela Filmation que estreou na rede americana NBC em 10 de setembro de 1977 e teve 13 episódios de meia hora. A série foi considerada "à frente do seu tempo" graças ao seu elenco principal racialmente diversificado.

Astrea foi a primeira super-heroína negra a aparecer numa série animada dos Saturday Morning Cartoon. Na animação, os personagens da mitologia romana Hércules e Mercúrio unem-se a Astrea - uma das mais respeitadas e estimadas deusas da mitologia grega -, para formar um grupo de super-heróis incumbidos de proteger a humanidade.



A história contava as aventuras de três jovens que foram removidos da Terra, levados para outro planeta e receberam super poderes. Depois, retornaram à Terra para ajudar o povo a desenvolver-se naturalmente sem qualquer interferência de forças externas.

Hércules era o Sentinela dotado com a força de cem homens. Astrea recebeu a habilidade de transformar-se em qualquer criatura viva. Mercúrio ganhou o dom da velocidade e era tão rápido que poderia igualar a velocidade da luz. Mercúrio era o comediante e Astrea parecia ser o cérebro do grupo e mantinha os outros dois na linha.

Astrea tomava a maioria das decisões levando a crer que fosse a líder do grupo. O trio era guiado por Sentila Um - um super computador que projetava uma cabeça holográfica sempre que desejava se comunicar.


A base das Sentinelas era uma nave espacial oculta no interior de um vulcão extinto (Homem-Pássaro!?) que era monitorada por um andróide chamado MO (Maintenance Operator). Logo no primeiro episódio "Morpheus", descobrimos que nossos heróis não foram os primeiros Sentinelas. Antes deles, houve Morpheu, um sentinela que recebeu os poderes de todos os três e que se voltou para o mal, planejando dominar o Universo.


Sentinelas é uma produção típica da Filmation, com o constante reaproveitamento de cenas/seqüências. No entanto, as nuvens de fundo são impressionantes.


.:: MITOLOGIA ::.

- Hércules é o nome em latim dado pelos antigos romanos ao herói da mitologia grega Héracles, filho de Zeus e da mortal Alcmena. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ou Garanus, e que é famoso por sua força.
- Astréia ou Astrea é filha de Zeus e Temis. Tanto ela quanto sua mãe são personificações da justiça. Ela pregava a sabedoria e ensinava aos homens atividades caseiras, como caçar, plantar, entre outras.
- Mercúrio, correspondendo a Hermes na mitologia grega, era filho de Júpiter (Zeus) e Bona Dea. Ele era o deus dos viajantes, ladrões e do comércio, sendo também, a personificação da inteligência.




Ficha Técnica

Título original: Space Sentinels (originalmente,  The Young Sentinels )
Produção: 10/09/1977~23/12/1977
Episódios: 13
Produtora: Filmation
Emissora no Brasil: Record

Fontes:
Little Gems
Whinsy Demon
Wikipedia - Space Sentinelas
Wikipedia - Astreia
Wikipedia - Hercules
Brasil Escola - Mercúrio
Super Friends Wiki
Leia Mais...

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Bicrossers

0 comentários


Bicrossers produção da Toei Co., exibida toda quinta-feira na TV Nippon, de 10/01/1985 a 26/09/1985, de 17:30 às 18:00h, com 34 episódios (sendo que após o 34º, os episódios 8, 16, 20 e 34 foram reprisados). Não se trata, portanto, de 38 episódios distintos como alguns possam interpretar.

ESTÓRIA

A estátua do Demônio Gola tem a capacidade de expelir diamantes quando ouve o choro das crianças. O Doutor Q detém a estátua e atormenta as crianças, fazendo-as chorar, afim de conseguir arrecadar dinheiro e se tornar milionário.

Serpente (Constelação de Hydra, no original), um planeta do 3º sistema solar galáctico, situado há 8 bilhões e 700 milhões de anos-luz da Terra envia a nave Star Core ao nosso planeta. Estão previstas catástrofes para a Terrra e Pégasus, a divindade guardiã, escolheu os homens certos para impedir essas catástrofes... Dois irmãos! A entidade lhes confere poderes extra-sensoriais e poderosas armas de Justiça: o Auto Aerocrosser e a Moto Aerocrosser, transformando-os em Bicrossers, encarregados de protegerem as crianças da influência maligna do Doutor Q.

Após o episódio 14, o Deus do Mal Golazonga surge para substituir Gola e Dr. Q ordena a conquista do mundo. Com um toque de comédia, o projeto é similar a Machineman – exibido no ano anterior – que mostra o protagonista combatendo uma organização criminosa que atormenta a vida das crianças. O enredo envolve sempre estudantes colegiais da vizinhança. O elemento ação/mechas foi reforçado em relação ao trabalho realizado em Machineman. Por outro lado, a série teve um orçamento menor comparado a outros tokusatsus da mesma época (Changeman e Jaspion são de 1985). Tanto Bicrossers quanto Machineman são criações de Shotaro Ishinomori.


.:: PERSONAGENS ::.

Bicrossers
Nos momentos de perigo, os irmãos Mizuno transformam-se nos Bicrossers ao atravessarem o armário do quarto que abre as portas de uma outra dimensão.

Bicrosser Ken / Ken Mizuno
Irmão mais velho. Nascido a uma hora e um minuto do dia 01/01/1965 (20 anos). Estudante universitário que freqüenta a Faculdade Meiwa de Engenharia. Hobbie: Plastimodelismo. Moto: Suzuki GS250FW. Cross-Suit: Vermelha. No projeto original seria “Bicrosser Kin / Kintaro Mizuno”.

Bicrosser Gin / Ginjiro Mizuno
Caçula. Nascido às duas horas e dois minutos do dia 02/02/1968 (16-17 anos). Hobbie: Computador. Moto: Suzuki RG250 Gamma. Cross-Suit: Azul.

Doutor Q
Cientista maligno chefe da Dester. A partir do episódio 17 usa um helmo de inteligência produzido por Golazonga, mas sua personalidade não muda.

Sylvia
Agente de Dester. Constantemente usando roupas pretas. Braço direito e extremamente leal ao Dr. Q, é ela quem executa os planos. 

Rita
Surge no episódio 14. Neta do Dr. Q é a nova agente de Dester. Sempre em conflito com Sylvia, o que atrapalha vários planos. Usa uma encharpe no pescoço que se converte em espada.



.:: MECHAS ::.

Nave-Mãe Star Core (母艦スターコア)
Fica numa outra dimensão (as bases da 4ª Dimensão). É a Nave Mãe dos Bicrossers. É possível embarcar na nave quando os irmãos Mizuno se transformam. Em seu interior estão o Auto Aero Crosser e a Moto Aero Crosser.



Auto Aero Crosser (ケンローダー, Ken Loader)
Pilotado por Ken, é um carro voador. Velocidade de vôo Mach 5 (5 vezes a velocidade do som, cerca de 6130 km/h). Pode transportar a Moto Aero Crosser na sua parte traseira. Equipado com dois canhões [ou canhão duplo] de raios Ken Beam (ケンビーム) nas asas.



Moto Aero Crosser (ギンクロン, Gin Kron)
A Motocicleta que Gin Pilota. Alcança a velocidade máxima de 400 km. Também serve como uma arma desferindo o ataque final: "Auto Canhão".



.:: ARMAMENTOS ::.

Espada Crosser (クロスブレード, Cross Blade)
Espada que fica no Cross Holder (O Coldre da Cintura). Quando utilizada, sua lâmina estende-se instantaneamente.



Disco Gin Crosser (ケン・フリスビー, Ken Frisbee)
- Na verdade, houve um erro na adaptação - por engano, no episódio 2 ouve-se Gin dizendo "Disco Gin Crosser", mas é Ken quem lança o disco.

São em número de cinco. Bombas no formato de medalhas amarelas guardadas no Cross Holder. Também é possível manipular sua trajetória.



Disco Ken Crosser (ケン・クラッシャー, Ken Crusher)
Arma de cor metálica na forma de um disco. O logo "BOMB!" está grafado. Não foi feita uma clara distinção do Ken Frisbee.



Radar Crosser (ディメンジョン・サーチャー, Dimension Searcher)
Capaz de detectar ondas de rádio e localizar a posição dos inimigos. A antena se estende do lado esquerdo do capacete.



Pistola Crosser (バスタークロス, Buster Cross)
Arma de raios utilizada por Ken, armazenada no Cross Holder.



Atiradeira Crosser (スリングフラッシャー, Sling Flasher)
Arma de raios no formato de um estilingue. Seu uso era freqüente.



Lançador Manual Crosser (クロスシューター, Cross Shooter)
Canhão portátil duplo montado no braço de Gin. É equipado com um visor que facilita a mira e permite disparos mais precisos. Não foi atraída pelo magneto de Hyakumegan (episódio 26) por se encaixar ao braço de Gin.




.:: ATAQUES COMBINADOS ::.

Canhão Crosser (ブレーザーカノン, Blazer Canon)


A arma definitiva dos Bicrossers. Gin pilota a Moto Aerocrosser que repousa sobre o ombro de Ken e esse com a ajuda do visor faz mira no inimigo. Do farol da moto é emitido um raio mortal.


Escudo Crosser (クロスボンバー, Cross Bomber)
Gin salta no ombro direito de Ken e utilizando-o como trampolim salta para desferir um soco no inimigo.



Ficha Técnica

Título original: 兄弟拳バイクロッサー (Kyodai Ken Byclosser, Irmãos de Punho Bicrossers)
Produção: 10/01/1985 a 26/09/1985
Episódios: 34
Criação: Shotaro Ishinomori
Produtora: Toei
Emissora no Brasil: Globo, Sessão Aventura

Fonte:
Wikipédia JP
Leia Mais...

sexta-feira, 4 de abril de 2014

O Segredo de Piron

0 comentários


Baseado no trabalho original do Mestre Osamu Tezuka. Exibido na Nippon TV (NTV) de segunda à sábado, às 18:00h com 10 minutos de duração. No total foram 39 histórias dividas em 254 episódios (39*6 = 254 episódios).


Piron, príncipe do Planeta Castle - localizado na constelação de Gêmeos -, foge da guerra em seu planeta natal, juntamente com sua andróide guarda-costas, Mira e vem se refugiar na Terra. Com a ajuda dos terráqueos passa a combater os alienígenas que o perseguem. Kazuko Mine é a atriz que deu vida à Mira, nota-se que o traje da heroína relembra a personagem Mol (Silvar) de Magma Taishi (Vingadores do Espaço).

Mine pode ser vista no filme “Violated Paradise” (1963), dirigido por Marion Gering, uma co-produção italiana filmada inteiramente no Japão, interpretando Tamako uma jovem que vive na remota vila Ainu.

Pouquíssimo texto se encontra na internet a respeito dessa produção, nem mesmo a Wikipédia possui registros.

Ficha

Título original: ピロンの秘密
Produção: 01/08/1960~29/04/1961
Episódios: 39 Histórias (254 episódios)
Produtora: Shion Pro, NTV
Elenco: Kubota Nikki (Piron), Kazuko Mine (Mira) e Toshiro Takamura (Tetsuo Hongo).

Fontes:
Biglobe
MenkoNoHako
Plaza Rakuten
Addicto
Hollywood Japan File
Kaze2010
Losier Japan
Leia Mais...
 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger