quarta-feira, 3 de junho de 2015

Smokey, Guarda Florestal


O Urso Smokey apareceu pela primeira vez em 1944, num cartaz desenhado por Albert Staehle para uma campanha publicitária do Serviço Florestal dos EUA. O Smokey original tinha garras e um focinho pontudo. Mais tarde, em 1946, Rudy Wendelin, um ilustrador nascido no Kansas, suavizou e humanizou as feições de Smokey, removendo as garras e arredondando o nariz, tornando o personagem mais atraente para as crianças, a quem muitas das campanhas de prevenção eram dirigidas. Wendelin se destaca por ter feito pinturas de Smokey por mais de 20 anos.


Em 1950, Smokey acabou por se tornar de carne e osso quando o público se apaixonou por um filhote de urso com queimaduras encontrado no incêndio florestal na Lincoln National Forest, Novo México. O filhote foi adotado pelo National Zoo em Washington e, imediatamente, se transformou num sucesso com o público. Quando o Smokey original faleceu em 1976, ele foi substituído pelo Little Smokey (falecido em 1990).

O verdadeiro Smokey, quando filhote.

Com sua frase: “Só você pode prevenir incêndios florestais”, Smokey estrela o desenho “The Smokey Bear Show” com animação da Toei Co., que mostra sua luta para preservar as florestas e seus habitantes contra incêndios. Exibida entre 1969-1970, às 8:30 na rede americana ABC, não obteve boa audiência, ficando em terceiro lugar, atrás de “A Turma do Pernalonga” (The Bugs Bunny/Road Runner Hour) na CBS e “Faísca e Fumaça” (The Heckle and Jeckle Cartoon Show) na NBC.

Smokey vivia uma vida pacífica na floresta, ao lado de seus vizinhos Bessie (porca), Freddie (gambá), Bennie (coelho), Gabby (leão da montanha), Prefeito Owl (coruja), Floyd (raposa), Hiram (serpente) e Grizzly (primo de Smokey). Juntos, eles ensinavam uns aos outros e divertiam-se dando boas risadas. Smokey estava sempre alerta contra incêndios, porque alguns de seus amigos nem sempre eram tão cuidadosos. Mesmo quando não abordava segurança contra incêndios, cada episódio, invariavelmente, destacava a importância de se preservar a natureza.


O show consistia de três curtas com o segundo bloco denominado “Smokey Bear’s Album” que mostrava os personagens principais quando crianças ao estilo “Os Batutinhas” (Our Gang Comedy). O álbum mostrava como Smokey se transformou no porta-voz do Serviço Florestal dos EUA. Essa parte do programa foi inspirada na vida real de Smokey - o filhote salvo do fogo, que inspirou a abertura do programa. que inspirou a abertura do programa. As outras duas partes mostravam os personagens adultos, metidos em algum tipo de problema do qual Smokey tinha que salvá-los no final.

No final do desenho, Smokey aparecia para fazer um Pronunciamento de Serviço Público/Serviço de Utilidade Pública (PSA) e na seqüência, cenas dos próximos programas. Infelizmente, os direitos do programa foram adquiridos pela Classic Media que lançou alguns episódios em VHS, gravados em modo EP (com som e vídeo terríveis) distribuídos em 1990.



Curiosidades:

  1. Num clássico comercial, Smokey posava como uma mulher linda e sexy que pedia a todos que “Tomem bastante cuidado” quando visitassem a floresta. O comercial termina com Smokey tirando o disfarce e dizendo: “Se você soubesse que era eu, teria me escutado?”.
  2. O Smokey Bear Historical Park (smokeybearpark.com) localizado em Capitan, Novo México (onde o Urso Smokey foi sepultado) apresenta exposições da carreira de Smokey e exibições sobre combate ao fogo e silvicultura.
  3. No México, Smokey é conhecido como "El Oso Fumarola" e sua voz quando filhote ficou a cargo de María Antonieta de las Nieves (A Chiquinha do seriado Chaves).
  4. Smokey faz uma ponta no episódio "Chapéuzinho Diferente" (Red Riding Hoodlum) do Pica-Pau.



Ficha técnica

Título Original: The Smokey Bear Show
Produção: 13/09/1969~05/09/1970
Episódios: 17
Produtora: Rankin-Bass Production
Animação: Toei Animation
Emissora no Brasil: Record

Fontes:
Special Collections: Smokey

6 comentários:

Anderson ANDF disse...

Lembro que já vi algum episódio do urso, na Globo. E que ele apareceu num episódio do Pica-Pau.

Lucas Cantino disse...

nao cheguei a ver seu desenho , mas é claro que vi a ponta que ele fez em pica pau ;)

Carlos Henrique Gomes Siqueira disse...

Passou entre 1980 e 1981 no SBT. Fonte: Jornal "O Globo".

Daniel Cabral disse...

Nunca ouvi falar desse urso. Eu só conhecia ele num episódio do Pica-Pau, em que os sobrinhos dele (Toquinho e Lasquita) vivem uma sátira divertida de Chapeuzinho Vermelho.

Fabio Lopes disse...

Esse desenho era um dos meus favoritos, assistia na TV Record na década de 1980.

Unknown disse...

Sem dúvida uns dos melhores que assisti nos anos 80 não perdia um episódio

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger