Pages

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mãe e Pai


Mãe e Pai são personagens criados por Walter Lantz, que apareceram pela primeira vez no episódio "Mãe, Pai, as Crianças e o Cheiroso", em 1953. Pai é ingênuo e distraído. Essa ingenuidade algumas vezes terminava com ele levando uns cascudos da esposa. Eles são baseados na popular série de filmes “Ma and Pa Kettle” da Universal.


Mãe e Pai vivem com seus filhos numa zona rural dos EUA. Seu porco de estimação, Cheiroso, parece ser o mais refinado/educado e o mais brilhante da família. Uma piada recorrente nos desenhos envolvia Pai pisando numa madeira solta de sua casa, e quando a tábua levantava, prendia seu nariz no buraco da madeira. Seu filho mais velho, Zeca, tentava ajudá-lo socando seu nariz.


Na verdade, o desenho é uma cópia descarada do filme "Ma and Pa Kettle". No primeiro episódio, Cheiroso (o porco gênio) grunhe a resposta certa de uma pergunta ao atender o telefonema de um programa de rádio e a família ganha um carro novo. Os modersnos dispositivos do carro causam problemas intermináveis, até que Cheiroso acaba batendo com ele numa árvore, transformando-o num conversível. Embora a animação não tenha sido tão popular quanto os filmes, o público reconheceu facilmente sua fonte inspiradora.


A última aparição dos personagens foi no episódio "Briga pra Ninguém Botar Defeito" do desenho Pica-Pau (1968), porém com novo visual, onde o casal tenta capturar o pássaro para o jantar.

Mãe e Pai em "Briga pra Ninguém Botar Defeito" (Pica-Pau, 1968)


Ficha

Título Original: Maw and Paw
Produção: 1953~1955
Episódios: 4
  1. Mãe, Pai, as Crianças e o Cheiroso (Maw And Paw, 10/08/1953)  
  2. Casa Pré-Fabricada (Plywood Panic,  28/09/1953)  
  3. Leitão Quase Assado / Aniversário do Cheiroso (Pig In A Pickle /  The Piggy That Stayed Home, 30/08/1954) 
  4. Noite de Farra (Paw's Night Out, 16/08/1955)
  5. Briga pra Ninguém Botar Defeito (Fightin Feudin-N-Fussin, 1968) 

Produtora: Walter Lantz Productions

Fontes:
Wikipedia
LENBURG, Jeff. The Encyclopedia of Animated Cartoons. 3rd ed. p. 102.
The Matinee At Bijou Blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Nascar Racers, os Super Pilotos



Gerado pelo sucesso do filme especial de duas horas que foi exibido pela FOX em 1999, apresentando três episódios de meia hora, os mocinhos do Equipe Fastex (Spitfire, Charger, Flyer, Stunts) aceleram alto nas pistas de corrida de Motor City, em seus carros ultra tecnológicos, a fim de derrotar seus rivais da Equipe Rexcor (Colecionador/Collector, Espectro/Specter, Lixeiro/Junker e Zarina/Zorina).

Lançada juntamente com um vídeo game da Hasbro, a série de meia hora estreou na FOX em fevereiro de 2000 e foi exibida simultaneamente na rede a cabo irmã da FOX, FOX Family Channel.

A série durou três temporadas na FOX sendo que na segunda temporada, novos personagens apareceram: Redline, Tanker, Grim Repo e Octane.


Ficha

Título Original: NASCAR Racers
Produção: 20/111/1999~24/03/2001
Episódios: 26
Produtora: Saban

Fontes:

Dinosaucers


Reptilon é um planeta distante habitado por duas raças de dinossauros guerreiros: os bondosos herbívoros (Dinosaucers) e os carnívoros maldosos (Tyrannos). Durante uma batalha no espaço sideral, as espaçonaves transportando as duas facções caem na Terra. Quando os Tyrannos descobrem que a Terra é um novo campo de alimentação, eles planejam conquistá-la. Para impedi-los, os Dinosaucers recrutam a ajuda de Sara, Ryan, David e Paul, quatro adolescentes conhecidos como Batedores Secretos. As estórias narram seus esforços para derrotar os Tyrannos.





Ficha

Título Original: Dinosaucers
Produção: 14/09/1987~11/12/1987
Episódios: 65
Produtora: Nelvana, DiC Entertainment

Fonte:
Wikipedia

Cavaleiros Místicos de Tir Na Nog / Cavaleiros da Magia


A estória é baseada em lendas Celtas. Quando uma rainha tirana da terra de Temra invade o pacífico reino de Kells, Rei Conchobar deve contar com uma antiga lenda que fala de um órfão que encontrará o poderoso guerreiro Draganta e “trará a paz a Kells por 1000 vidas.” A lenda também fala de quatro Armaduras Místicas e Pyre, o Dragão. Os portadores das Armaduras são Angus, um malandro; Ivar, o príncipe Mouro; Deirdre, Princesa de Kells; e Rohan, o aprendiz druida e o predestinado jovem da lenda. Eles têm como aliados Aideen, uma jovem fada; Fin Varra, o rei de Tir Na Nog; e Garrett, o quinto Cavaleiro Místico. Juntos, os cinco Cavaleiros defendem Kells da Rainha Maeve e sua perversa magia. No transcorrer da série, é revelado que Rohan é o próprio Draganta e filho de Maeve. A série foi exibida pela Rede Globo como Cavaleiros da Magia.



Cavaleiros da Magia por Ranger Sombra

Ficha

Título Original: The Mystic Knights of Tir Na Nog
Produção: 07/09/1998~07/05/1999
Episódios: 50
Produtora: Saban Entertainment

Fontes:
IMDb
Wikipedia

Defensores da Terra


O ano é 2015. A raça humana está prestes a cair sob o controle do perverso Ming, o Impiedoso, famoso vilão intergaláctico do planeta Mongo. Um grupo formado pelos maiores aventureiros e mais poderosos super-heróis do universo – Flash Gordon, O Fantasma, Mandrake, o Mágico e Lothar – unem forças para derrotar Ming com a ajuda de seus descendentes: Rick Gordon, filho de Flash e gênio científico; Jedda Walker, a misteriosa filha do Fantasma; L.J. (Lothar Junior), filho de Lothar; Kshin, um órfão oriental de 10 anos; e Zuffy, uma criatura alienígena coberta de pêlos.


Originalmente produzido em 1985, o desenho foi exibido no ano seguinte, em syndication.



No episódio "Terror em Time", os Defensores numa viagem no tempo encontram O Príncipe Valente (criado por Hal Foster em 1937) e seu filho Arn.


Houve também uma curta série de quadrinhos publicada pela Star Comics (um selo da Marvel Comics), criada por Gerry Conway, Ross Andru e John Romita, Jr.



Ficha

Título Original: Defenders of the Earth
Produção: 08/09/1986~01/05/1987
Episódios: 65
Produtora: Marvel Production, King Features Entertainment

Fonte:
LENBURG, Jeff. The Encyclopedia of Animated Cartoons. 3rd ed. p. 491.

Gasparzinho, o Fantasma Espacial



O ano é 2179, Gasparzinho, o fantasminha camarada, é escalado para ajudar a dupla de Patrulheiras Espaciais, Minnie e Maxi, a manterem a lei e a ordem na Cidade Espacial, lidando com criminosos cósmicos e solucionando emergências espaciais. Um novo personagem é apresentado nesta animação, o assustador Assombroso (Hairy Scary) que nos brindava com a parte cômica da animação.

Da esquerda pra direita: Fungo e Lerdo.


Gasparzinho, o Fantasma Espacial por Ranger Sombra

Ficha

Título Original: Casper and the Angels
Produção: 22/09/1979~03/05/1980
Episódios: 26 (2 x 13)
Produtora: Hanna-Barbera

Fonte:
LENBURG, Jeff. The Encyclopedia of Animated Cartoons. 3rd ed. p. 476.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ursinhos Paw Paws



Ursinhos Paw Paws estreou como um dos segmentos originais de The Funtastic World of Hanna-Barbera. Um grupo de pequenos ursos que vivia numa sociedade tribal, os filhotes passavam o dia todo se defendendo de seus inimigos, os Meanos, liderados pelo maligno feiticeiro, Chefão (Dark Paw). O urso antagonista e seus capangas estavam atrás de três gigantescos totens de madeira: Totem Urso, Totem Tartaruga e Totem Águia. Os totems também serviam como protetores da tribo, ganhando vida para defender a aldeia sempre que convocados através da Mística Pedra Lunar da Princesa Paw Paw, que ela usava no pescoço.


Da mesma forma que Os Smurfs e Os Biskitts, os ursos tinham nomes que denotavam suas personalidades – Valente, Risonha, Poderoso. Poderoso e Princesa eram os líderes, galopando para aventuras em seus alados pôneis mágicos, enquanto Touro Sentado era o conselheiro da tribo. O mascote do grupo era o cãozinho Papucho. O desenho apresentou os talentos vocais de Don Messick, Frank Welker, Scatman Crothers, Ruth Buzzi e Billie Hayes.

Chefão


Ficha

Título Original: Paw Paws
Produção: 31/10/1985~1986
Episódios: 21
Produtora: Hanna-Barbera

Fonte:

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A Ilha Misteriosa



A Ilha Misteriosa era um segmento live-action apresentado no pacote matutino do programa Os Locomotivos (The Skatebirds, 1977-78, uma versão atualizada de Banana Splits) produzido pela Hanna-Barbera Productions.


O show apresentava as aventuras do piloto Chuck Kelly, a especialista em computadores Sue e seu irmão Sandy ao lado do robô P.O.P.S. que ficaram encalhados na ilha depois que o perverso cientista Dr. Estranho ao utilizar seu raio trator provocou a queda do avião que pilotavam em sua ilha remota.

Dr. Estranho

A ilha é, na verdade, a base do Dr. Estranho onde ele constrói suas máquinas diabólicas no intuito de dominar o mundo. Para completar sua máquina, ele precisa da ajuda de P.O.P.S., um computador robô sofisticado que é a chave para ativar completamente o mecanismo.

As estórias narravam os esforços do trio para proteger P.O.P.S. do Dr. Estranho e encontrar uma forma de sair da ilha. Hanna-Barbera tentou recriar a magia dos Bananas Splits com Os Locomotivos, quase uma década após a estréia dos Splits. Infelizmente, não funcionou muito bem desta vez. A Ilha Misteriosa não era uma cópia direta da Ilha do Perigo (Danger Island). A série foi cancelada sem um final para a estória diferente de A Ilha do Perigo que teve um final.

O Robô B-9

A fantasia de P.O.P.S. foi reaproveitada do traje original do robô B-9 de Perdidos no Espaço com uma circunferência sobre os ombros, uma cabeça cilíndrica (ao invés de oval), uma pintura azul e branca e outras pequenas alterações. Ela já foi restaurado à sua aparência original de B-9.

Título Original: Mystery Island (parte dos Locomotivos)
Produção: 10/09/1977~24/12/1977
Episódios: 16
Produtora: Hanna-Barbera
Elenco: Frank Welker (voz do P.O.P.S.), Michael Kermoyan (Dr. Estranho), Stephen Parr (Chuck Kelly), Lynn Marie Johnston (Sue Corwin), Larry Volk (Sandy Corwin).

Fontes:
Wikipedia
70s Live Kid Vid
Saturday Morning Archives

Família Tró-Ló-Ló



Família Tró-Ló-Ló é um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera e levado ao ar pela rede CBS. O show era inspirado em Os Gatões (The Dukes of Hazard, 1979-85) e nos Troll Dolls (bonecos de plástico com cabelos peludos representando um duende).

Troll Dolls

Essencialmente um cruzamento entre Os Smurfs (que ironicamente estrearam no mesmo dia e no mesmo horário) e Os Gatões, seguia as aventuras (e desaventuras) de Fininho (Blitz), Dodo (Pixlee) e Lero-Lero (Flooky).



Os Trollkins são uma raça de duendes que tinham rostos verdes, azuis e púrpuras e moravam numa comunidade subterrânea, ou melhor, numa árvore, chamada Trolololândia (Trolltown). Os roteiros contavam as aventuras de Fininho, Dodo e seu animal de estimação Lero Lero. O pai de Blitz, Prefeito Sacode (Lumpkin), em resumo era um prefeito estourado e incompetente cujo jeito de falar lembra o Avesso de Carangos e Motocas (o triciclo que sempre confunde/troca as palavras). Xerife Pudge Trollsom, pai de Dodo, que era mais educado que o prefeito, e seus dois assistentes Dotty e Xispa (Flake) formavam a Patrulha Tró-Ló-Ló e eram igualmente incompetentes e desastrados na manutenção da lei e ordem em Trolololândia. Mesmo assim, não perderam o respeito dos cidadãos da cidade, apesar das trapalhadas, incluindo uma gangue de motoqueiros rebeldes, os Troll Choppers que aterrorizava os cidadãos de tempos em tempos, mas eram apenas um incômodo e não uma ameaça de verdade.

Xispa, Dotty e Xerife Trollsom


Dicas de Português


Afinal, como é mesmo que se escreve essa palavrinha engraçada [trololó], que quer dizer "conversa mole", "conversa fiada", "conversa vazia"?

Antes da reforma ortográfica, "trololó" era uma palavra simples [...]. O que muita gente não sabe é que o Acordo Ortográfico alterou a grafia das palavras surgidas de onomatopeias, ou seja, aquelas que reproduzem sons ou vozes de animais.

Os vocábulos onomatopaicos passam a ser grafados com hífen. Assim, "trololó" passa a "tró-ló-ló", "lengalenga" passa a "lenga-lenga". "Lero-lero" já se escrevia com hífen e assim permanece, "ramerrame" vai para "rame-rame".

O ruído das taças num brinde é agora "tim-tim" (não mais "tintim") e a sucessão de intrigas que gostosamente as pessoas chamam de "ti-ti-ti" também produz uma palavra com hífen. "Blá-blá-blá" e "blábláblá" coexistiam no sistema antigo. No novo, prevaleceu a forma hifenizada: "blá-blá-blá". "Bê-á-bá" também se escreve com os hífens - e os acentos!


Ficha:

Título Original: Trollkins
Produção: 12/09/1981~04/09/1982
Episódios: 13
Produtora: Hanna-Barbera

Fontes:
Wikipedia - Trollkins
Wikipedia - Troll Dolls
Wikipedia - Carangos e Motocas
Uol Educação - Dicas de Português

Galtar e a Lança Dourada


Galtar e a Lança Dourada é um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera nos anos 1980. Foi originalmente produzido e lançado como parte do programa três em um The Funtastic World of Hanna-Barbera, do qual A Turma do Zé Colméia (Yogi's Gang, 1973) e As Novas Aventuras de Jonny Quest (1986-87) eram os outros dois segmentos. A série foi criada na esteira do sucesso da franquia He-Man.


A série narra as aventuras míticas de espada-e-feitiçaria de três companheiros: Galtar, Princesa Goleeta e seu irmão caçula, Zorn. Galtar, com a ajuda da sua Lança Dourada, combate Tormack, o tirano usurpador do reino de Bandisar, que está conquistando todo o mundo e foi o responsável pela morte dos pais de Galtar e o assassinato da família de Goleeta e Zorn.


Tormack, assim como outros, cobiça o poder da arma sobrenatural de Galtar, a Lança Dourada, para combiná-la com o fruto de seu roubo, o ancestral e indestrutível Escudo Sagrado que por direito pertence à Goleeta e Zorn. Aquele que possuir ambos não poderá ser derrubado em combate. A Lança Dourada parece com um pequeno cetro comum, mas quando Galtar a empunha acima de sua cabeça com as duas mãos, ela estende duas lâminas místicas, uma de cada lado, e pode ser dividida em duas espadas. O encantamento que dá a Lança Dourada seu poder também faz com que qualquer portador indigno receba uma descarga energética de sua “empunhadeira”, chamada “A Fúria da Lança Dourada”. (Isso foi mostrado em pelo menos um dos episódios.)

Zorn e o Cortados dos Céus
Auxiliando Galtar e seus amigos, também estão seu fiel cavalo, Thork, e o poderoso dragão vermelho conhecido como Raven’s Claw. Os obstáculos adicionais (além do alívio cômico) para esse trio vem dos mercenários Rak e Tuk, na verdade, pai e filho. Eles estão sempre cruzando o caminho dos nossos heróis, alegando que é o único trabalho que sabem fazer.


A série foi cancelada sem revelar o resultado final do conflito entre Galtar e Tormack. No Brasil, foi exibida no Xou da Xuxa e no Cartoon Network. Galtar foi dublado por Orlando Prado que também emprestou sua voz a Gyaban (Space Cop) e Aquaman (Super Amigos).


Ficha

Título Original: Galtar and the Golden Lance
Produção: 1985, syndication
Episódios: 21
Produtora: Hanna-Barbera
Distribuição: World Vision
Versão Brasileira: Telecine

Fonte:

Dragões de Sangue


Dragões de Sangue é uma série de ação exibida em syndication nos EUA que fez parte do Action Pack da Universal Television (conjunto de filmes e séries lançados pela Universal, exibidos de 1994 até 2001). Iniciando como uma série de quatro telefilmes em 1994, a série estreou em 16/01/1995. Dragões de Sangue I, II, III e IV foram exibidos originalmente em 28/02, 18/07, 25/07 e 10/10/1994, respectivamente. A série inovou ao escalar um asiático no papel de galã/protagonista.

Russel Wong interpreta Jian-Wa Chang, um músico que escapou da República Popular da China após se envolver numa manifestação estudantil contra o governo. Ele e seu irmão Wago fugiram para os EUA, ele perseguia sua música enquanto Wago foi atraído pela vida do crime organizado.


Wago e dois Agentes Federais são assassinados; Jian-Wa é considerado culpado, mas um mafioso vietnamita conhecido como “O General” (Haing S. Ngor) está por trás das mortes. Jian-Wa torna-se um fugitivo, usando sua sabedoria, música e habilidades marciais para solucionar os problemas que encontra ao longo do caminho, em sua busca para encontrar “O General” e entregá-lo à justiça. Enquanto auxilia os necessitados que encontra em sua jornada, ele é ajudado pelo espírito de seu falecido irmão, Wago.

Na série, Jian-Wa está sempre fugindo do implacável Agente Dan Sandler (Jason Adams), superior direto dos agentes assassinados nos filmes. A Agente Judith Phillips (Stephanie Niznik) era membro da equipe de Sandler e estava convencida de que Jian-Wa era inocente e, com o tempo, se torna sua aliada, o que a coloca em conflito com Sandler.

A série foi cancelada com apenas 13 episódios. No Brasil, foi exibida às sextas pelo SBT, sendo substituída pela "Tela de Sucessos".


Ficha

Título Original: Vanishing Son
Produção: 28/02/1994~08/05/1995
Episódios: 13
Produtora: Universal

Fontes:

A Menina e o Porquinho [1973]


A Menina e o Porquinho é um musical animado produzido pela Hanna-Barbera Productions e Sagittarius Productions, baseado no livro infantil “Charlotte’s Web” (1952) do autor E. B. White. O filme, como o livro, é sobre um porco chamado Wilbur que foi salvo do abate por uma sábia aranha chamada Charlotte e foi distribuído nos cinemas pela Paramount Pictures em 01/03/1973. É o primeiro dos únicos três filmes Hanna-Barbera não baseados em seus famosos desenhos animados – Heidi’s Song (1982) e Era uma vez na Floresta (Upon a Forest, 1993) são os outros dois – sendo um sucesso comercial e de críticas.


A partitura (song score) das letras e da música foi composta pelos irmãos Sherman (Robert Bernard e Richard Morton Sherman) que já haviam composto músicas para outros filmes família como Mary Poppins (1964), Mogli – O Menino Lobo (The Jungle Book, 1967), O Calhambeque Mágico (Chitty Chitty Bang Bang, 1968) e Aristogatas (The Aristocats, 1970).


O filme conquistou uma vasta legião de fãs ao longo dos anos graças à televisão, VHS e DVDs; em 1994 surpreendeu o mercado tornando-se um dos títulos mais vendidos do ano, 21 anos após sua estréia. Nenhum outro musical animado não-Disney já desfrutou desse impressionante retorno de popularidade, motivando uma seqüência lançada diretamente em vídeo, Charlotte’s Web 2: Wilbur’s Great Adventure, lançada nos EUA pela Paramount em 18/03/2003 (A Universal lançou o filme internacionalmente), seguido por uma versão live-action da estória original, que foi lançado em 15/12/2006.

Ficha

Título Original: Charlotte's Web
Lançamento: 01/03/1973
Produtora: Hanna-Barbera Productions, Sagittarius Productions
Distribuidora: Paramount Pictures

Fonte:
Wikipedia

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Lazer Tag



Na série, somos apresentados à Jamie Jaren, a Campeã Lazer Tag do século XXXI, que viaja de volta no tempo, do ano 3010 até os anos 1980, para ajudar seus ancestrais, os adolescentes Tom e Beth e o pequeno Nicky. As crianças precisavam de proteção contra Draxon Drear, um gênio criminal do ano 2935 que foi revivido por acidente da animação suspensa pelo Instrutor de Jamie, Olanga. Draxon ficou nesse estado após um acidente, em que a nave espacial que havia seqüestrado caiu no Atlântico e permaneceu em animação suspensa por conta da tubulação de gás que se partiu. Durante a ressurreição de Draxon, Professor Olanga revela a Jamie que os computadores indicam que Draxon tem relações de parentesco com ela.




Draxon lidera um grupo de humanóides modificados geneticamente, chamados Skugs, que também acabaram em animação suspensa no mesmo acidente - um Skug acabou liberando o gás de animação suspensa. Os Skugs foram modificados geneticamente para servir o homem em 2935, mas a experiência não deu muito certo e, por fim, terminaram servindo aos intentos malignos de Draxon.




Draxon viaja no tempo para destruir Beth porque ela viria a criar a arma Starlyte e o Starsensor (dois produtos da linha de brinquedos Lazer Tag da companhia Worlds of Wonder - WoW) usados por Jamie. Essas máquinas permitem que Jamie consiga competir nos torneios Lazer Tag de sua própria era, mas nas mãos de indivíduos mal intencionados, uma Starlyte permite ao usuário manipular matéria e energia em uma escala molecular e com a ajuda do Starsensor, viajar através do tempo.




Os pais de Beth e Tom, Andrew e Genna Jaren, ignoravam as batalhas contra Draxon e os Skugs e acreditavam que Jamie era uma estudante de intercâmbio. No Brasil, chegou a ser exibido no Xou da Xuxa.




Ficha

Título Original: Lazer Tag Academy
Produção: 1986-1987
Episódios: 13
Produtora: Ruby-Spears

Fontes:
Wikipedia
Angelfire
Retroist

Donkey Kong, Jr.


Como explicado na abertura,  Donkey Kong Jr. viajou da selva até o circo de Mario (Bross) para encontrar seu pai, Donkey Kong. Percebendo que seu pai escapou e ter como encontrá-lo, Junior fica arrasado e cai em prantos. O jovem Bones aproxima-se de Junior e consola-o. Depois de ouvir sua história, Bones sugere que eles saiam atrás de Donkey Kong em sua moto. Animado, DKJ alegremente grita seu solgan “Monkey Muscle!” e toma o assento do motorista. Com Bones no sidecar cobrindo seus olhos, os dois aceleram rumo a primeira de muitas aventuras apresentadas no segmento DKJ.


O show foi vagamente baseado no personagem Donkey Kong Jr. (ドンキーコングJR. Donkī Kongu Junia) do vídeo game homônimo – plataforma Arcádia desenvolvida pela Nintendo em 1982. No game, Junior tentava resgatar seu pai que estava aprisionado. Na versão original, Junior foi dublado pelo mesmo dublador de Scooby-Loo: Frank Welker. Curiosamente, isso serve para reforçar a idéia que alguns fazem de que DKJ é uma cópia de Scooby-Loo, com as mesmas atitudes e com Bones servindo como uma versão do Salsicha.



Ficha

Título Original: Donkey Kong Jr. / The Saturday Supercade
Produção: 1983
Episódios: 13
Produtora: Ruby-Spears

domingo, 25 de novembro de 2012

Comandos do Céu


Comandos do Céu é uma série animada produzida pela Hanna-Barbera Productions, que estreou em julho de 1987 como parte do The Funtastic World of Hanna-Barbera com 13 episódios exibidos. A animação também gerou uma linha de action figures pela Kenner Toys.


O enredo de Comandos do Céu envolve as aventuras diárias de um grupo multirracial de soldados e especialistas em montanhismo de todas as partes do mundo que combatem o maligno General Lucas Plague e seu esquadrão de capangas mercenários, os Raiders, que objetivam controlar o planeta. A série se passa num novo continente, no fundo do Pacífico Sul, criado pela emergência à superfície de um novo, poderoso e instável elemento radioativo chamado Phata 7.


Essa letal fonte de energia só se estabiliza quando confinada em temperaturas de 200 graus abaixo de zero. Sabe-se que quem puder controlar o elemento e aproveitar seus enormes poderes será o governante do mundo; uma meta que o asqueroso General Plague deseja intensamente. De sua base móvel, Comando Vector, os Comandos do Céu liderados pelo General Mike Summit se encarregam de defender a paz.

Para complicar a tarefa dos Comandos de impedirem as ambições criminosas dos Raiders está o fato de que o novo continente (coletivamente referido na série como "Alta Fronteira") é rotineiramente assolado por condições meteorológicas esporádicas, instáveis e altamente perigosas além de perigos ambientais, tais como deslizamentos de terra, terremotos, desmoronamentos, redemoinhos, etc.. Há também a necessidade de transferências mensais de suprimentos, novas tecnologias e armamentos. Os constantes ataques dos traiçoeiros Raiders e os já mencionados perigos ambientais tornam a missão dos Comandos ainda mais perigosa.

Viajar pelo novo continente só é possível através de voos em altas altitudes ou usando as Pistas de Combate usando e Cabos Laser;  versão especializada de uma corda de rapel lançados pelas mochilas de combate tanto dos Raiders como dos Comandos. Quando usados, os cabos são disparados das mochilas de combate na forma de raios de energia e ao entrarem em contato com um objeto sólido, o Cabo Laser solidifica-se numa linha metálica sobre a qual a viagem é possível.

Phata 7, o elemento radioativo que ambos os lados disputam o controle, surgiu das recônditas profundezas da própria Terra e trouxe com ele, em sua ascensão à superfície, não apenas o novo continente, mas também uma selvagem, voraz e bizarra raça de horríveis criaturas para habitá-lo. Não se sabe se essas formas de vida são produto da longa exposição à radiação mutativa do Phata 7 ou foram trazidas exatamente como realmente são. Prováveis encontros violentos com essas monstruosidades são um perigo adicional esperando ambas as equipes nesta batalha pela liberdade ou pela futura escravidão do mundo.

Comandos do Céu
Mike Summit, Gênio (Books) Baxter, Jim Stryker, R. J. Scott, Kodiak, Aranha (Spider) Reilly, Cutter Kling e Ruiva (Red) McCullough.

Raiders
General Lucas Plague, Dra. Erica Slade, Raider Rath, Kreeg e Mordax.

Ficha

Título Original: Sky Commanders
Produção: 1987
Episódios: 13
Produtora: Hanna-Barbera

Fonte: