sábado, 19 de agosto de 2017

Thunderbirds (Anime)



Criada pelo produtor de TV Britânico Gerry Anderson, Thunderbirds apareceu pela primeira vez na TV em 1965. A cada semana o grupo de Resgate Internacional, formado por cinco irmãos e liderados por seu pai Jeff Tracey, usava os veículos especializados Thunderbird 1-5, para salvar pessoas indefesas de situações de risco e desastres naturais. O que tornou este show diferente de outros voltados à ação na TV da época eram os astros – eles eram marionetes. O espetáculo se mostrou muito popular em sua terra natal e em todo o mundo, particularmente no Japão. No final dos anos 1970, o criador do show encontrou-se com Banjiro Uemura, diretor do estúdio de animação Tohoku Shinsha para discutir uma possível série animada japonesa dos Thunderbirds. Extensivos planos foram elaborados, mas a MBS, a estação apoiando a proposta cancelou o projeto alegando falta de interesse  do público por ficção-científica na época.

Alguns anos depois, em 1982, Uemura aproveitou as idéias da versão animada dos Thunderbirds e criou a Equipe de Resgate Científica Tecnovoyager (Kagaku Kyujotai Tecnovoyager). Passada no futuro distante de 2066, narrava as aventuras da Organização Internacional de Resgate, chefiada pelo ex-astronauta Gerard Simpson, utilizando seus 17 diferentes veículos de resgate combináveis, afim de salvar as pessoas dos perigos do futuro. A tripulação multiracial consistia do jovem Capitão Raiji Hidaka, Eric Jones, o afrodescente Sammy Edkins Jr, a garota Catherine Heywood e a figura paterna de Gran Hanson. O filho problemático, mas bem intencionado de Gerard, Paul, também fazia aparições regulares assim as crianças mais jovens tinham alguém para se relacionar.


Apesar de renomados talentos do anime por trás das cenas, incluindo o diretor de Macross – Guerra das Galáxias (超時空要塞マクロス) – Noburo Ishiguro como roteirista e diretor; e o famoso compositor Kentaro Haneda, autor de temas conhecidos como Macross, o longa animado Frankenstein (恐怖伝説 怪奇!フランケンシュタイン, 1981) e Baldios – Guerreiros do Espaço (宇宙戦士バルディオス, 1981), Tecnovoyager não foi um sucesso tendo apenas 18 dos 24 episódios exibidos na TV.

O desinteresse local não significou o fim de Tecnovoyager, pois, Banjiro Uemura passou a ser também o chefe da divisão japonesa da ITC a companhia que possuía os direitos internacionais de Thunderbirds. A série foi vendida para a divisão americana da companhia e, em 1983, Thunderbirds 2086 chegou às telas dos EUA.


Os personagens sofreram pequenos ajustes nos nomes: o líder era agora o americano Dylan Beyda auxiliado pelo afrodescente Jonathan Jordan Jr, a garota Kallan James, o texano Jesse Rigel e Gran Hansen. Outras alterações incluíam Animação por Computador adicionada aos episódios e créditos de abertura juntamente com a remoção das letras japonesas da música tema e um leve ajuste na ordem de exibição dos episódios.
A pronúncia japonesa da letra “V” como “B” também significou que as iniciais das laterais das naves de resgate eram “TB”, como em TecnoBoyager ou agora neste caso “ThunderBird”. Todos os 24 episódios foram exibidos e eventualmente atingiram outros mercados mundiais, incluindo Grã-Bretanha e Europa (conquistando muitos seguidores na Itália) em 1986. Thunderbirds 2086 fez um sucesso moderado, mas não alcançou um grande sucesso. O mais próximo que chegou ao merchandising foi uma publicação de 60 páginas da Granddeams (Thunderbirds 2086 Annual, 1983)  e alguns lançamentos em VHS.

No Brasil, foi exibida como Thunderbirds no infantil Casa Mágica da TV Record.






Ficha Técnica

Título original: 科学救助隊テクノボイジャー (Kagaku Kyūjo Tai Tekunoboijā)
Produção: 17/04/1982~11/09/1982
Episódios: 24
Emissora no Brasil: Record


Fontes:
Anime Bargan Bin 
http://thunderbirds.wikia.com/wiki/Thunderbirds_2086_Annual
http://mangaclassics.mboards.com/825112/10960608-pajaros-trueno-thunderbirds-2086/
http://the-night-cruiser.blogspot.com.br/2012/10/thunderbirds-2086.html
https://www.youtube.com/watch?v=fGdIx4wFqzQ

https://anime.thehylia.com/downloads/series/space-ace
http://www.todocoleccion.net/cine-peliculas-vhs/vhs-pajaros-trueno-2086-thunderbirds-2086-animacion-anime~x24151516

https://jpddl.com/

https://anime.thehylia.com/downloads/series/cyborg-009-1968-

http://arearaw.com/

1 comentários:

Leonardo Peixoto disse...

Que maravilha , artigo novo no blog !

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger